60ª Reunião Anual da SBPC




H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 4. Educação Artística

ARTE, INCLUSÃO E MEIO AMBIENTE: UMA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO NO TERCEIRO SETOR COMO CONTRIBUIÇÃO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Janete de Andrade Sartori1

1. Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM)
2. Faculdade Mozarteum de São Paulo (FAMOSP)


INTRODUÇÃO:
O tema “Arte, inclusão e meio ambiente: uma experiência de estágio no terceiro setor” tem origem nas salas de aula de um curso de licenciatura em Educação Artística. O questionamento que os alunos apresentam refere-se à abrangência da atuação profissional do arte-educador. Tendo como referência projetos centrados nas atividades artísticas, que demonstram significativa relevância social, as atividades de estágio que acompanham a formação foram direcionadas para além da sala de aula. Com base nos Processos Formativos Externos foram priorizados os espaços de educação informal para verificar, em que medida o trabalho por projetos, nas diferentes linguagens artísticas, desenvolvidos nos espaços de educação informal pode favorecer a inclusão social? As atividades artísticas e culturais, mediadas por temas transversais podem propiciar uma boa convivência, o respeito ao meio ambiente, à diversidade cultural para a construção de uma cidadania ativa? A importância desses projetos reside na sensibilização do educador para o seu papel na sociedade e na responsabilidade social das instituições de ensino superior ao propor estágios no terceiro setor.

METODOLOGIA:
Para o desenvolvimento dos projetos a pesquisa bibliográfica possibilitou o levantamento do referencial teórico que deu sustentação ao planejamento das ações. Fundamentado em Delors (2001) e Morin (2000) uma educação que inclua a todos, apoiada nas quatro aprendizagens fundamentais: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser, possibilita o aprender a aprender. A Declaração de Salamanca incluindo os portadores de necessidades especiais e a Declaração de Hamburgo entendendo a educação de jovens e adultos como uma educação ao longo de toda a vida propõem a inclusão de todos. Para a pesquisa de campo, o estudo de caso contemplou o desenvolvimento de projeto, com alunos pesquisadores reflexivos, na perspectiva de Schön (1988) e de observadores participantes, conforme Nogueira (1964). O projeto que teve como tema transversal o meio ambiente foi desenvolvido pelos alunos de artes plásticas, em instituições de caráter assistencial. Foram envolvidas crianças na idade escolar, adultos na terceira idade e pessoas da comunidade. O tema meio ambiente foi tratado nos projetos: Reciclagem: uma possibilidade de criação; Pintura com produção artesanal de tintas; A arte da tecelagem com fios diversos; Reciclando com arte e Criações com sucatas.

RESULTADOS:
Os projetos foram desenvolvidos em duas etapas com duração de dez semanas cada uma. A reciclagem resultou na produção do papel artesanal. Os processos de pintura, a partir dos pigmentos naturais, permitiram diferentes criações. A papietagem gerou a produção de bijuterias e o reaproveitamento de sucatas teve como material gerador as embalagens plásticas que originaram peças variadas. A produção artística resultou numa exposição aberta à visitação da comunidade. Para alguns participantes a experiência contribuiu para a composição da renda familiar. A avaliação dos projetos teve como referências: o envolvimento e a permanência dos participantes nas atividades; os registros das expressões espontâneas; os depoimentos das comunidades e os relatórios dos coordenadores das instituições. As expressões espontâneas indicaram a avaliação positiva do projeto. Os coordenadores atestaram a importância das atividades para a comunidade. A manifestação de interesse pela continuidade do projeto indicou uma perspectiva para a inclusão social. A participação nas atividades artísticas favoreceu a integração do grupo, o bom relacionamento, formação de uma roda de conversa e a troca de experiências. Os materiais utilizados permitiram reflexões sobre as questões ambientais.

CONCLUSÕES:
O trabalho com arte nos projetos desenvolvidos favoreceu tanto aos estagiários como aos participantes. Os alunos, ao experimentarem uma formação para além da sala de aula puderam constatar a relevância social da atividade artística na convivência que estabeleceram com os participantes. Para as comunidades que aderiram ao projeto, a oportunidade para vivenciar atividades artísticas permitiu a apropriação de novos conhecimentos e uma perspectiva de aumento da renda familiar. Os estudantes perceberam que o terceiro setor pode ser um espaço profissional privilegiado para o arte-educador e que a expressão artística é uma forma de comunicação rápida e eficiente que permite uma compreensão mais significativa das questões sociais, econômicas e ambientais presentes nessas comunidades. A estética da sensibilidade favorece a inclusão, o combate à violência e a implantação de uma cultura de paz. A reflexão sobre o processo evidenciou a importância das ações de responsabilidade social, tanto das instituições de ensino superior ao proporem estágios nessas comunidades, quanto aos trabalhos desenvolvidos pelas organizações que atuam nesse setor.



Palavras-chave:  Arte-educação, Inclusão, Meio Ambiente

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