60ª Reunião Anual da SBPC




H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada

LEXICOMETRIA: METODOLOGIA E TECNOLOGIA APLICADAS AO ENSINO DE LÍNGUAS

Elizabete Aparecida Damasceno1

1. UNIFIEO-Centro Universitário FIEO/IFIP


INTRODUÇÃO:
A construção de um modelo de interpretação de discursos envolve não só processo de informação e de representação do conhecimento; pressupostos, implícitos e subentendidos da operação interpretativa; aspectos pertinentes à representação mental e compreensão de acontecimentos e informações disponíveis para (re)atualizações em (novos) atos discursivos, como também representação do processamento de informações, sua compreensão e armazenagem simultânea; motivações, objetivos ou tarefas singularizadas do processamento de acontecimentos e da interpretação de informações exteriores; ativação de estruturas léxico-sintáxico-semânticas e construção de significados derivados, segundo competência dos atores envolvidos. Um estudo científico da linguagem deve partir, então, de um trabalho de conceptualização, processo de análise complexo. Expressões categorizam-se em substância; quantidade; qualidade; relação; lugar; tempo; posição; possessão; fazer, cuja organização retórica tem base semântico-gramatical, constituindo-se quadro de descrição ou exposição para a definição funcional. No entanto, a disposição de metaforização interna dá-se por correspondência a um jogo de estratégias, cujo campo metodológico focaliza questões epistemológicas, pois importam as condições de possibilidade e virtualidade lingüísticas, uma vez que no espaço do saber aparecem configurações que dão lugar a formas diversas do conhecimento empírico. Descrever uma estrutura é, então, dar conta das dependências e independências, sem ignorar aspectos semânticos, porque não se pode reduzi-la a apenas um repertório de significações diferentes, porque uma variante é sempre função de uma forma; e a significação particular da significação fundamental, deduzida, logicamente, de significações particulares, em que a função constitui a dependência; e a inerência, a estrutura.

METODOLOGIA:
A análise paramétrica se mostrou importante ferramenta de análise e síntese -objetiva, indutiva e científica- e possibilitou, pela observação, decomposição e manipulação de dados, coletados de redações de alunos de ciclo final de ensino fundamental, chegar à análise da composição do discurso, de forma controlada, por planos de produção e compatibilizações sêmicas e semêmicas (BARBOSA:2001), em que elementos lingüísticos foram reduzidos em dados mensurados e proporcionalmente dimensionados, além de examinar o índice nocional, quantitativo e qualitativo (CAMLONG:2006) e observar tendências e convergências para enriquecer a compreensão tanto da natureza dos elementos codificados quanto do cruzamento das varáveis de contexto.

RESULTADOS:
O modelo teórico, inserido num contato social, global e específico sob três componentes: 1. formalização; 2. conceptualização; 3. modelização, pela quantificação do vocabulário e análise lexical, textual e discursiva, tornou possível atingir três níveis fundamentais da linguagem: 1. vocabulário maciço ou comum; 2. vocabulário comum, base média; 3. vocabulário único ou diferencial e, sob análise transversal, determinar valores, hábitos e força de certas cargas emotivo-afetivas, e evidenciar operações lógicas da superfície discursiva e redes produtoras de efeitos de sentidos.

CONCLUSÕES:
A adequação de uma metodologia é fundamental para a identificação e análise de agrupamentos, decorrência de que apenas o critério da freqüência é insuficiente, por não oferecer a seleção de representações e discriminações adequadas.A lexicometria aliada à análise lexical, textual e discursiva é metodologia e tecnologia que permitem determinar valores, hábitos e força de certas cargas emotivo-afetivas, e evidenciar operações lógicas da superfície discursiva e redes produtoras de efeitos de sentidos e, sob dimensão de análise transversal, identificar redes de conhecimento e revelar perfis, importantes para a redefinição de pré-requisitos e exigências para o desenvolvimento de procedimentos e atividades adequadas ao processo de interação, inovação, desenvolvimento e gerenciamento do potencial humano, destacando-se novas formas e abordagens de socialização do conhecimento.



Palavras-chave:  análise lexical, textual e discursiva, redes de conhecimento, inovação

E-mail para contato: bethdamascenos@yahoo.com.br