60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE BAURU (SP).

Fabiane de Paula Silva1
Jandira Liria Biscalquini Talamoni2

1. Mestranda - Depto. de Ciências Biológicas – Faculdade de Ciências – UNESP/BAURU
2. Profa. Dra. Orientadora – UNESP/BAURU


INTRODUÇÃO:
A relação inicial do homem com a natureza podia ser considerada sustentável, pois este utilizava os recursos naturais sem, necessariamente, comprometê-los. O novo modelo de desenvolvimento que se estabeleceu levou o homem a se desvincular do ambiente natural e, não se percebendo integrante deste, o homem não avalia devidamente o resultado de suas ações sobre o meio. O surgimento da educação ambiental (EA), na década de 1960, foi decorrente da preocupação mundial voltada para a relação homem/ambiente e da necessidade de discussão da temática sob os pontos de vista político, social, histórico e econômico. A necessidade de refletir sobre as questões ambientais está presente nas escolas, mas observa-se que a EA é considerada separadamente do processo educativo, freqüentemente vinculada apenas à gestão ambiental e a um conceito de ambiente reduzido aos seus aspectos naturais. Não é considerada a necessidade de compreensão das interdependências existentes, na busca da melhoria da qualidade de vida. Este estudo objetivou diagnosticar a atual situação da EA em escolas de ensino fundamental do município de Bauru (SP) e, para tal, foram selecionadas 12 instituições escolares, de acordo com uma divisão proposta pela diretoria de ensino.

METODOLOGIA:
O ser humano está constantemente tentando entender a sua realidade e, nesse sentido, a ciência vem de encontro aos seus anseios, pois auxilia nesse processo de entendimento. Tratar de questões ambientais nos faz refletir sobre a realidade que nos cerca e, de alguma maneira, permite-nos ser mais críticos. Com o intuito de analisar o contexto das escolas pesquisadas e de interpretar os fenômenos próprios do mesmo, uma pesquisa qualitativa, descritiva foi conduzida, utilizando-se a análise dos projetos político - pedagógicos das escolas e das respostas obtidas da aplicação de questionários aos coordenadores pedagógicos. Um levantamento do número de instituições de ensino, existentes no município de Bauru (SP), mostrou a existência de 93 escolas, das quais 34 eram particulares, 11 eram municipais e 48 estaduais. Diante da impossibilidade de realização da pesquisa em todas elas, foram pesquisadas uma escola de ensino fundamental municipal, uma estadual e uma da rede privada localizadas na região central e nos bairros Bela Vista, Jardim Redentor/Geisel e Parque São Geraldo, selecionados pelo fato de mostrarem características particulares.

RESULTADOS:
Os resultados mostraram que a EA, nas escolas, está sempre vinculada aos problemas ambientais mais comumente presentes na mídia, visando à conscientização e à formação do aluno cidadão, embora tais intenções não estivessem explícitas nos seus projetos político - pedagógicos. Verificou-se a inexistência de clareza sobre o conceito de EA, pois os poucos entrevistados que se manifestaram a este respeito, na verdade, se limitaram a citar as leis e outros materiais onde podem ser encontrados conceitos de EA; todos afirmaram haver projetos de EA nas suas escolas e percebeu-se que estes sempre remetiam à visão conservacionista de EA; ficou evidente em suas respostas a necessidade de maiores esclarecimentos a respeito do tema, para que possam participar mais efetivamente dos projetos. Na opinião dos coordenadores pedagógicos, estas novas informações poderiam vir de cursos específicos a serem oferecidos pela Prefeitura e pela Universidade (UNESP); dos próprios projetos elaborados na escola ou pela Secretaria da Educação; das atividades ligadas a projetos de extensão universitária ou desenvolvidas por membros de Organizações não Governamentais ou da comunidade que, de alguma forma, trabalham com a temática e estejam envolvidos com a questão da preservação ambiental.

CONCLUSÕES:
Percebeu-se que a EA acontece no ambiente escolar. No entanto, esta tem sido desenvolvida por meio de projetos baseados numa concepção de EA que contempla a gestão do ambiente, já que está principalmente vinculada à conservação do meio natural. Neste contexto, é comum que a sua realização seja atribuída quase que exclusivamente aos professores de Ciências, Biologia ou Geografia. Também foi constatada a necessidade de mais informações, que possibilitem a elaboração e o desenvolvimento dos projetos de EA, bem como a consolidação e melhor efetivação desta no ambiente escolar e, diante destas expectativas, mostra-se importante que um espaço de discussão seja criado, por parte da Secretaria Municipal da Educação e da Diretoria de Ensino, para possibilitar que os coordenadores pedagógicos e os docentes sejam devidamente instrumentalizados e que, sentindo-se suficientemente esclarecidos e seguros, venham a atuar de forma mais efetiva com relação à EA nas suas escolas.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Educação Ambiental, Ensino Fundamental, Formação Continuada

E-mail para contato: biofabby@hotmail.com