60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 9. Métodos Quantitativos em Economia

O EMPREENDEDORISMO EM INCUBADORAS DE EMPRESAS

Luana Bertollo1
Pedro de Miranda Costa1
Inês Aparecida Mascára Mandelli2

1. PUC-Campinas - Faculdade de Economia
2. PUC-Campinas - Faculdade de Administração


INTRODUÇÃO:
Nos dias atuais o termo “incubadora de empresas” ainda é pouco conhecido. O movimento para implantação de incubadora começou há cerca de 5 décadas, mas somente a partir dos anos 70 passou a apresentar uma grande parte das características atuais, principalmente devido ao apoio das entidades governamentais, privadas e universidades que perceberam sua importância para o desenvolvimento social, econômico e para a aceleração dos processos de utilização de tecnologia. O processo de incubação de empresas é um sistema de transferência de tecnologia que estimula a criação e o desenvolvimento de pequenas e médias empresas por meio da formação complementar do empreendedor nos aspectos técnicos e gerenciais, além de funcionar como um agente facilitador do processo empresarial e de inovação tecnológica. Assim, a meta principal das empresas que passam por um processo de incubação é sobreviver e desenvolver as habilidades necessárias para que seus resultados sejam rentáveis a longo prazo, transformando uma proposta de negócio inicial em um negócio viável. Este trabalho visa estudar e analisar a participação das incubadoras no êxito das empresas incubadas.

METODOLOGIA:
A presente investigação apoiou-se preliminarmente em um estudo exploratório por meio de levantamentos bibliográficos em fontes secundárias – artigos, dissertações, teses de doutorado, materiais publicados pelas próprias incubadoras, bem como pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (ANPROTEC), além da internet, livros e artigos nacionais escritos na área de administração de empresas, engenharia de produção e tecnologia, com a finalidade de identificar conceitos-chave do processo de incubação de empresas. A metodologia utilizada foi o estudo de casos múltiplos, que produz provas mais convincentes em comparação aos projetos de caso único, exploratório, descritivo, quantitativo: um estudo de caso, como as outras estratégias de pesquisa, representa uma maneira de se investigar um tópico empírico seguindo-se um conjunto de procedimentos pré-especificados, beneficiando–se do desenvolvimento prévio de proposições teóricas para conduzir a coleta e a análise de dados.

RESULTADOS:
A ação de um sistema de incubação de empresas permite uma maior articulação para captação de recursos financeiros, organização de eventos e atividades que promovam a transferência de conhecimento, de tecnologia e inovação, e a propagação de atividades desenvolvidas pelas incubadoras. Apesar de em alguns casos trabalharem separadamente, as incubadoras, têm se apresentado como um instrumento de desenvolvimento capaz de estimular a criação de empresas que geram, no mínimo, inovações incrementais. O levantamento efetuado durante a pesquisa constatou que as principais dificuldades das incubadoras para obter maior êxito nos seus objetivos são a falta de recursos financeiros devido à dificuldade de articular parceiros para investimentos, falta de recursos humanos, utilização de uma política usada em benefício próprio e conflito de interesses. A maioria dos recursos obtidos para o processo de incubação vem de fundos do governo, reservados para esta iniciativa. Contudo, não podem esperar apenas do governo, é necessário fazer articulações que resultem em arranjos institucionais, que tragam benefícios para os parceiros. É importante que as incubadoras, durante a busca do aumento dos recursos financeiros, mostrem que o trabalho executado traz resultados para o desenvolvimento da região.

CONCLUSÕES:
O sucesso de uma incubadora viabiliza a criação e o desenvolvimento de empresas que trazem inovação em nível local, regional, e até mesmo nacional. É importante a divulgação do processo de incubação, para que haja conscientização do papel das incubadoras de empresas e que seus trabalhos sejam conhecidos pela sociedade. Isso pode ser feito por meio de palestras dirigidas a comunidade e a alunos para despertar o espírito empreendedor na universidade. A introdução da cultura empreendedora gera uma maior motivação, para que as pessoas tenham atitudes empreendedoras nas mais diversas áreas e, conseqüentemente, venham a abrir o seu próprio negócio. É preciso trabalhar a idéia de criar um sistema integrado de incubação que traga maiores benefícios para as incubadoras, e juntas, possam ampliar o processo de incubação de empresas. O sistema de incubação representa a união das incubadoras, no sentido de desenvolver atividades que venham a fortalecer o movimento de incubação, pois a junção de forças que estão sendo trabalhadas isoladamente contribui de forma decisiva para a criação de um ambiente propício ao empreendedorismo.

Instituição de fomento: PUC-Campinas



Palavras-chave:  Empreendedorismo, Incubadoras de Empresas, Empreendedor

E-mail para contato: ines.mascara@puc-campinas.edu.br