60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática

O DOMÍNIO DA LINGUAGEM MATEMÁTICA NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: IMPLICAÇÕES PARA COMPREENSÃO DOS CONCEITOS FUNDAMENTAIS POR PROFESSORES ALFABETIZADORES.

Érica da Silva Húngaro1
Neusa Maria Marques de Souza1

1. UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL - UFMS


INTRODUÇÃO:
Este trabalho busca investigar as possíveis dificuldades de professores alfabetizadores em formação superior no domínio dos conceitos fundamentais da matemática ao ensiná-la nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Para tal estabelece um comparativo entre alunos de EAD com alunos do curso presencial que cursam Pedagogia na UFMS e atuam como professores nas séries iniciais.

METODOLOGIA:
Como pressuposto metodológico utilizamos a pesquisa qualitativa e a Análise de Conteúdo, abordando autores como: Lüdke e André (1986), Martins (1998), Franco (2003), e outros. No campo da Educação Matemática foram utilizados autores como: D´Ambrósio (1986), Machado (1990) e Dante (1989).

RESULTADOS:
No decorrer desta pesquisa busca-se analisar se estes alunos em formação fazem uso de situações-problema em suas salas de aula, como se estabelece sua relação com a didática da resolução de problemas e qual o papel da linguagem nesta utilização. Para a verificação dos dados são analisados aspectos referentes ao domínio da linguagem matemática por estes professores, levantamos as principais dificuldades para solucionar e aplicar problemas matemáticos, e analisamos ainda quais as concepções destes professores sobre a didática de resolução de problemas. Da análise dos dados constatou-se: 1)que os sujeitos pesquisados enfrentam dificuldades no tratamento dos conteúdos matemáticos, sendo estas significativamente mais acentuadas nos alunos de EAD. 2) Que isto não se resolve no curso à distância, nos moldes em que este currículo se apresenta. 3) Que o curso presencial oferece mais possibilidades de trocas, dirimindo boa parte destas lacunas.

CONCLUSÕES:
Tanto na modalidade de ensino à distância quanto no ensino presencial, as dificuldades encontradas refletem na formação destes professores, As dificuldades apresentadas por estes alunos em formação em ambas as modalidades de ensino provém da formação básica, nas vivências que tiveram com o conteúdo matemático. Tanto no ensino à distância quanto no ensino presencial, as dificuldades no tratamento dos conteúdos refletem na formação de seus alunos.

Instituição de fomento: CNPQ/UFMS

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Educação Matemática, Educação à Distância, Educação Presencial

E-mail para contato: ericaufms@yahoo.com.br