60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL: O IMPACTO DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DO CENESP/MEC NO EXTREMO NORTE DO BRASIL

Maria Edith Romano Siems1

1. Universidade Federal de Roraima – UFRR


INTRODUÇÃO:
A formação de professores para a Educação Especial incorpora, na década de 1970 os conceitos de Normalização e Integração, que focam a atenção no desenvolvimento de potencialidades dos indivíduos e no sentido de desenvolver essas potencialidades em benefício de toda a sociedade. Cria-se, em 1973 o CENESP – Centro Nacional de Educação Especial, vinculado ao MEC, como órgão responsável pela centralização das políticas de formação de professores e construção de uma política articulada na área, em substituição às Campanhas – ações pontuais de desenvolvimento por áreas específicas – até então realizadas. As ações do CENESP tinham por finalidade promover em todo o território nacional a expansão e melhoria do atendimento dos chamados – à época – excepcionais. Isto vai gerar uma intensificação de cursos e formação de especialistas, tanto como habilitação específica para Pedagogos, como cursos de extensão e especialização, distribuídos em vários estados do país. Esta pesquisa pretende identificar se estas políticas, cujos impactos já foram amplamente estudados na região centro-sul, repercutiram também no extremo norte do país, região em que há carência de dados de pesquisas educacionais, em especial na área da Educação Especial.

METODOLOGIA:
Este trabalho é parte de uma pesquisa qualitativa que busca identificar, nas histórias de vida pessoal, acadêmica e profissional de professoras da Educação Especial elementos de constituição de sua Identidade Profissional como docentes desta modalidade educacional. Aqui destacamos o recorte que se refere aos processos formativos dessas professoras, apontando o impacto das políticas promovidas pelo CENESP em suas carreiras profissionais. Adotamos como referencial teórico-metodológico a perspectiva histórico-cultural por conceber que os homens são seres constituídos nas relações sociais que estabelecem em determinado contexto cultural em que dialeticamente se constituem ao tempo em que alteram sua realidade Utilizando como instrumento para o levantamento de dados entrevistas coletivas com professoras atuantes nos serviços de apoio pedagógico especializado a escolas da rede pública de ensino fundamental do Estado de Roraima. A opção por entrevistas coletivas dá-se por entendermos que estas possibilitam uma interlocução entre os participantes, que favorece o resgate de histórias e memórias, aprofundando a análise de aspectos de suas vivências quando confrontadas com as vivências relatadas por outras colegas.

RESULTADOS:
Roraima é um Estado de ocupação relativamente recente no conjunto do país, e que, nas décadas de 1970/1980 não contava com cursos de formação de professores em nível superior. Esta formação era feita em cursos de magistério em nível médio, tanto na modalidade presencial quanto em formações modulares semi-presenciais. É um período em que o volume de vagas em todos os setores da educação supera o de profissionais qualificados disponíveis no mercado de trabalho, com o agravante de que a Educação Especial guarda uma característica peculiar que se mostra relevante: as escolas especializadas são criadas e mantidas pelo setor público, ao contrário de outros locais em que o atendimento especializado é criado e mantido por entidades e associações filantrópicas criadas e administradas por familiares de crianças com deficiência. O amplo movimento de formação que neste período se desenvolve a nível nacional, disseminado pelo CENESP, tem reflexos expressivos em Roraima com a realização – entre outros - de um curso de formação específica na área: o Adicional em Deficiência Mental para professores habilitados no magistério de nível médio, direcionando o encaminhamento profissional das participantes de nossa pesquisa e que hoje são consideradas referência no Ensino Especializado de Roraima.

CONCLUSÕES:
A política de formação de professores promovida pelo CENESP/MEC mostrou-se, naquele momento histórico, a única possibilidade de formação especializada oferecida aos professores, embora outras demandas existissem. Parte expressiva das professoras que hoje atuam na área no Estado de Roraima, participou deste processo que, em alguns casos, representou a motivação para o direcionamento de suas carreiras. Algumas entrevistadas declaram ter, antes da participação nestes cursos, a intenção de qualificarem-se em áreas diferenciadas, não sendo a Educação Especial sua opção prioritária. O contato com esta única alternativa de qualificação, custeada pelo governo federal, acabou por direcionar suas carreiras, gerando um envolvimento motivado pela concretude das condições materiais de formação. Pudemos identificar com esta pesquisa que o impacto das ações do CENESP foi expressivo no Estado de Roraima, gerando a ampliação e qualificação do atendimento às crianças “excepcionais”, já que a existência de profissionais qualificados na área da Educação Especial acaba por favorecer a ampliação do atendimento a crianças com deficiências, com a implantação e implementação de Classes e Escolas Especiais no sistema público de ensino, tanto na Capital quanto no interior do Estado.

Instituição de fomento: CAPES



Palavras-chave:  Educação Especial, Formação de Professores, Profissionalidade Docente

E-mail para contato: msiems@uol.com.br