60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)

MUDANÇAS E RESISTÊNCIAS APRESENTADAS PELOS PROFESSORES (ALUNOS) NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA AO USO DAS TECNOLOGIAS

Jozicléia Henrique Porfirio1
Lucrécia Stringhetta Mello1

1. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS


INTRODUÇÃO:
Este trabalho apresenta os resultados de um estudo sobre os acadêmicos do curso de Pedagogia na modalidade de Educação a Distância que acontece em sistema de parceria entre a UFMS e alguns municípios do interior de Mato Grosso do Sul. A pesquisa enfoca quatro das cidades onde existem pólos de atendimento: Água Clara, Camapuã, Rio Brilhante e São Gabriel do Oeste. Objetivou-se investigar os desafios que os alunos enfrentaram quanto à tarefa de aprender a distância em um paradigma de ensino mediado pelo recurso tecnológico (computador), e verificar se os acadêmicos apresentaram resistências ou não em aderir as novas tecnologias em seu processo de formação.

METODOLOGIA:
Os aportes teóricos estudados foram: Kenski (2002), Perrenoud (2000), Preti (2000), Belloni (2004), e outros. A pesquisa de cunho qualitativo toma como metodologia as pessoas em seu recinto natural de modo que por meio de narrativas de histórias de vida expõem sua trajetória escolar desenhando seu perfil e anseios quanto ao curso que escolheram. Os dados quantitativos foram imprescindíveis na pesquisa para complementares subsídios, sendo utilizado um questionário atingindo quase a totalidade dos estudantes.

RESULTADOS:
As informações colhidas e analisadas demonstraram que apesar dos alunos afirmarem que usam o computador no seu processo de formação, a tecnologia ainda não se consolidou na EAD como recurso didático para o processo de ensino/prendizagem, uma vez que, os alunos não a utilizam para comunicar-se com os docentes do curso e muitos ainda pagam a terceiros para digitarem trabalhos. Afirmam ainda não se sentirem aptos para trabalhar com o recurso midiático em sua prática pedagógica.

CONCLUSÕES:
O programa de Educação a Distância precisa rever seus projetos para que aconteçam mudanças nessa realidade. Por outro lado, parte desses acadêmicos alega ao final do curso demonstrarem o domínio da tecnologia, apresentando inclusive sinais de que buscam informações na mídia e enriquecem sua aprendizagem.

Instituição de fomento: CNPq/UFMS

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Formação de professor, Educação a Distância, Tecnologia Educacional

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