60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 1. Administração Educacional

GESTORES EDUCACIONAIS - O QUE É A VIOLÊNCIA E O QUE É O AMOR ?

Marcia Matheus Tinoco Silva1
Maria Augusta Rondas Speller2

1. Instituto de Educação/ Programa de pós-graduação em Educação/ UFMT
2. IE/ Dept° de Psicologia/ Programa de pós-graduação em Educação/ UFMT


INTRODUÇÃO:
A vontade de escrever sobre a violência, e o que pensam os gestores sobre esse tema, deve-se ao fato de constatar pouca produção acerca da violência escolar envolvendo a subjetividade de gestores. É mais comum encontrar artigos falando acerca da violência na sociedade, violência nas escolas, enfocando o parecer de professores, alunos e pais. Por essa razão, achou-se pertinente realizar uma pesquisa na qual os próprios gestores pudessem falar de seus anseios, frustrações e desejos, a partir do tema violência escolar. Ao escutar os gestores e interpretar suas falas, os aspectos ideológicos, os preconceitos e estereótipos, ampliamos e aprofundamos o conhecimento sobre violência escolar. Para analisar as falas, as crenças do grupo de gestores, lançou-se mão da teoria psicanalítica. A escola tem um desafio que é, em síntese, refletir sobre as implicações e as responsabilidades da gestão escolar no que tange ao seu papel na busca de uma escola mais humana, menos violenta. A pesquisa consistiu na coleta de relatos sobre as vivências de alguns gestores escolares. Observou e descreveu o que todos os sujeitos envolvidos pensam a respeito da violência e do amor. Amor entendido como possibilitador do fortalecimento de laços sociais que vão na contramão da violência.

METODOLOGIA:
A orientação metodológica utilizada foi de natureza qualitativa. Utilizaram-se técnicas de “Grupo focal”. Inicialmente, foram definidos com os gestores os objetivos do projeto, ou seja, discutir acerca da violência e do amor. Para isso foram utilizados, textos e dinâmicas para facilitar a discussão sobre os temas e provocar a fala de todos. Os encontros focais foram gravados, com a permissão do grupo, e posteriormente transcritos. Após o final dos encontros foi aplicado um questionário, por escrito, que propiciou a exposição individual do que pensam a respeito dos temas pesquisados. Após os encontros com o Grupo Focal e a aplicação do questionário, de posse dos dados, iniciou-se a análise dos dados obtidos, tendo como norte os objetivos propostos. Desta forma, foi elaborado um plano descritivo das falas, das idéias expressas, destaque das diferentes opiniões e discurso dos grupos focais, agrupando-os por categorias identificadas, a saber: 1- violência e 2- amor, que foram referencias da análise e interpretações dos dados coletados.

RESULTADOS:
Segundo os gestores a violência é um fenômeno existente na sociedade, envolvendo agressões como: física, mental, moral e psicológica. Para os gestores a palavra é, com freqüência, um veículo de agressão. Os gestores destacam como dificuldades o relacionamento com os alunos e seus familiares. Acreditam que a situação estará sob controle quando conseguirem conscientizarem os familiares de educar os filhos para respeitarem os professores e demais funcionários da escola, sem deixarem claro como isso poderia ocorrer. Citaram como mecanismo de evitar a violência: capacitar a comunidade com palestras e filmes; conversas com os alunos agressores individualmente; realização de trabalhos coletivos com todos os envolvidos; policiamento na escola com mais freqüência; ouvir os agressores e os agredidos. Segundo os gestores o amor é o modo como uma pessoa trata a outra com compreensão e amizade. É um sentimento “difícil de entender, mas lindo de se sentir, é um conflito entre o ter e o ser”. Ao ouvir uma pessoa estamos demonstrando amor. Segundo os gestores as ações realizadas pelas famílias que expressam formas de amor, estão diretamente ligadas ao acompanhamento de seus filhos, ou seja, à maneira como os alunos são educados, dose certa entre o modo de amar e impor limites.

CONCLUSÕES:
Consideramos o trabalho de suma importância, visto que os gestores puderam falar sobre seus desejos, frustrações e anseios. Segundo os gestores a palavra pode ser veículo da agressão. Mas segundo a psicanálise, pode também ser um veículo através do qual o mal estar que gera a violência pode ser falado e elaborado. Os gestores consideram os alunos e seus familiares os maiores causadores da violência na escola. Há uma preocupação de como as famílias vêm educando seus filhos. Desta forma, ocorre, por parte dos gestores, um desejo de ensinar as famílias de como devem educar. Assim deixam, em segunda instância, a finalidade da escola, o ensino e a aprendizagem. Dentre as ações de como os gestores afirmam lidar com a violência, gostaríamos de destacar a busca por policiamento na escola. Ao assim fazerem, os gestores afirmam sentir que algo está sendo feito para lidar com a violência escolar. Segundo os gestores amor consiste em ações que levem à alegria, ao bem estar e à paz. O amor também pode ser construído a partir de conflitos e de momentos de dor. Através dos depoimentos dos gestores, percebe-se que frente à violência a saída que sugerem implica controle de sua fonte, ou seja, atuar diretamente sobre os aspectos internos existentes na escola.

Instituição de fomento: Universidade Federal de Mato Grosso-UFMT



Palavras-chave:  Violência, Amor, Educação

E-mail para contato: psimarcia_mts@yahoo.com.br