60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)

ESTADO DO CONHECIMENTO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL (1996-2005)

Janayna Alves Brejo1
Maria Evelyna Pompeu do Nascimento1

1. Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP- Mestrado em Educação
2. Orientadora


INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem como objetivo desenvolver um Estado do Conhecimento da produção acadêmica sobre a Formação de Profissionais da Educação Infantil no Brasil, no período de 1996 a 2005. Considerando que a formação dos profissionais, desse nível de ensino, vem sendo uma preocupação constante dentro dos sistemas educacionais, pois se entende que este é um dos pilares da mudança de qualidade da educação. Tendo como objeto de estudo os resumos das dissertações de mestrado e teses de doutorado identificadas, por meio do banco de teses da Capes, construímos um amplo e aprofundado diretório de pesquisas sobre o tema, na tentativa de compreender o que tem sido estudado por uma gama de pesquisadores, buscando conhecer suas principais preocupações e perspectivas, bem como as lacunas e recomendações que precisam ser observadas no âmbito dos estudos educacionais e das políticas públicas voltadas para a pequena infância.

METODOLOGIA:
A análise de conteúdo, definida por Bardin (2000), configurou-se como o principal o procedimento metodológico que orientou a presente pesquisa, possibilitando a realização de uma investigação de cunho qualitativo. O referencial teórico utilizado pautou-se nos estudos de autores como André (1986; 1999; 2002), Facci (2004), Brzezinski (1999; 2006), Campos (1999; 2006), Cerisara (2002; 2004), Ferreira (1999; 2002), García (1999), Khishimoto (1998; 1999; 2000; 2003; 2004), Kramer (1994; 1996; 2006), Nascimento (1999; 2001; 2003; 2005), Pimenta (1994), Rocha (1999; 2001), Soares (1989; 1992), entre outros, a fim de localizar e aprofundar as questões trazidas pelos resumos, indo além da simples construção de uma pesquisa descritiva.

RESULTADOS:
Neste contexto, realizamos um grande mapeamento de produções acadêmicas em nível de mestrado e de doutorado, encontradas no banco de teses da Capes, defendidas no Brasil entre 1996 e 2005. Onde, a partir dos dados coletados, organizamos um extenso diretório de pesquisa capaz de configurar-se tanto como um suporte teórico que justifica a importância do desenvolvimento profissional daqueles que lidam com a pequena infância, como também de orientar os que desejam entender e construir suas pesquisas, sob o formato de um estado do conhecimento, uma vez que “nos atrevemos a inferir que começa a emergir uma cultura de pesquisa na modalidade de Estado do Conhecimento ou da Arte” (BRZEZINSKI, 2006). Podemos afirmar ainda, que as produções analisadas discutem a qualidade do ensino, diretamente ligada à formação do profissional de Educação Infantil, uma vez que consideram que somente por meio de uma sólida formação, o educador constrói o arcabouço necessário para oferecer um ensino adequado para as crianças pequenas, tendo condições de reconhecer suas responsabilidades, limites e possibilidades no decorrer da prática pedagógica.

CONCLUSÕES:
Enfim, esta dissertação procurou ser um instrumento de análise das produções acadêmicas de mestrado e doutorado defendidas no período de 1996 a 2005, focalizando assim, os principais pontos de vista apresentados, ou seja, convergências, divergências, anseios, preocupações e indicações, discutindo as possibilidades de transformação e mudança, no campo da formação do profissional da Educação Infantil. Deste modo, vislumbramos contribuir a partir deste trabalho, para que este nível de ensino seja reconhecido como essencial na vida escolar de qualquer criança, impulsionando a formulação e a implementação de políticas, que valorizem e corroborem para a qualidade da formação desse profissional.



Palavras-chave:  Estado do Conhecimento, Formação de Profissionais, Educação Infantil

E-mail para contato: janaynaal@yahoo.com.br