60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial

ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE DISSERTAÇÕES E TESES EM SURDOCEGUEIRA NO BRASIL VISANDO SUBSÍDIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DESTA MODALIDADE EM EDUCAÇÃO ESPECIAL.

Susana Maria Mana de Aráoz1, 4
Vula Maria Ikonomides2, 5
Maria da Piedade Resende da Costa3, 6

1. Curso de Pedagogia/CEULJI.
2. Escola Especial/AHIMSA.
3. Programa de Pós-Graduação em Educação Especial/UFSCar
4. Prof. Ms.
5. Prof. Esp.
6. Prof. Dr. /Orientadora


INTRODUÇÃO:
As Diretrizes Nacionais para a Educação Especial recomendam o desenvolvimento e atendimento das deficiências seguindo parâmetros internacionais e as áreas de estudo da educação especial devem desenvolver pesquisas para cumprir com as necessidades oficialmente reconhecidas. A modalidade Surdocegueira na Educação Especial está entre as especificidades que necessita de investimentos na pesquisa de acordo com as colocações de autores nacionais e internacionais que atuam no Brasil. No início do desenvolvimento de uma temática na ciência é freqüente que inicie com Pesquisas Descritivas. Após esta etapa a tendência mostra que os estudos passam a serem de Pesquisas de Campo com aplicação de conceitos utilizados em outras realidades para comprovar sua adequação e pesquisas experimentais para testar as hipóteses levantadas em outras pesquisas. Cuidados estes como rigor e qualidade na proposta dos objetivos, procedimentos, instrumentos e redação do trabalho final que podem ser prejudicados por conta de vários aspectos como tempo reduzido para preparação do trabalho e financiamentos escassos. Este rigor pode ser observado nos resumos das pesquisas que devem seguir normas específicas.

METODOLOGIA:
Para contribuir com o desenvolvimento da modalidade Surdocegueira na Educação Especial foi definido o objetivo de conhecer o estado atual das pesquisas analisando os resumos das Dissertações e Teses sobre o assunto produzidas no Brasil, visando à promoção do desenvolvimento da Surdocegueira, como modalidade da Educação Especial. Foi utilizada a metodologia de observação indireta que abrange a produção tornada pública em relação ao tema de estudo. Os procedimentos foram: 1) procura no Banco de Teses e Dissertações do CNPq e leitura dos resumos para retirar dados sobre autores, orientadores, programas, anos de defesa, temas, sujeitos, metodologia utilizada. Os dados obtidos foram organizados numa tabelas registrando a freqüência das mesmas nas categorias de tipo, ano, programa, título, sujeitos, metodologia utilizada, qualidade dos resumos para conhecer o estado atual da pesquisa em surdocegueira. Foram seguidos assim os procedimentos de identificação das bases de dados, localização dos materiais, compilação sistemática em planilhas e análise dos dados obtidos comparando eles entre si e com os referenciais teóricos e metodológicos.

RESULTADOS:
A primeira Dissertação foi defendida em 1999. Entre 2000 e 2002 não existem defesas. Em 2003 foi defendida a Tese. Em 2004 e 2005 foram 3 Dissertações por ano e em 2006 foram 2 Dissertações. Os Programas de Pós-Graduação foram o de Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos com a primeira Tese e os de Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Mackenzie com 5 Dissertações. Ainda os de Psicologia da Saúde da Universidade Metodista de São Paulo, de Lingüística da Universidade Nacional de Brasília, de Saúde Coletiva da Universidade de Campinas e de Educação da Universidade Estadual de Rio de Janeiro, com 1 Dissertação cada um. O método predominante foi o de Pesquisa Descritiva. A Pesquisa de Campo foi utilizada em 3 Dissertações e na única Tese. Os temas foram causas, diagnóstico, metodologias de ensino, Libras, questões psicológicas, reabilitação e expectativas. Os sujeitos são surdocegos crianças em 3 pesquisas, adolescentes em 1, adultos em 1, pais em 5, professores em 5 com sujeitos múltiplos em algumas. A tendência é abrangente nos temas e visão integradora de todos os envolvidos com a pessoa surdocega na escolha dos sujeitos, que variou entre 2 e 46 nas 4 dissertações que colocam os dados no resumo. Na maioria dos resumos foi sentida a falta de dados.

CONCLUSÕES:
Pode-se concluir que a pesquisa na área de Surdocegueira permanece incipiente e que a inadequação dos resumos indica pouca qualidade. A inexistência de defesas entre 2000 e 2002 parece indicar que o tema demorou a se consolidar como objeto de estudo e é tema de uma investigação mais profunda. O interesse bem crescendo com predominância das Pesquisas Descritivas no início e com aparecimento de algumas Pesquisas de Campo, mostrando a tendência à consolidação do tema e o início do amadurecimento dos estudos sobre Surdocegueira no Brasil.

Instituição de fomento: Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná



Palavras-chave:  Educação Especial, Surdocegueira, Pesquisas

E-mail para contato: prof_susana_araoz@globo.com