60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental

A MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL

Fabrícia Santos Santana1
Daiane Vieira da Silva1
Thiago Lopes Rocha2
Simone Maria Teixeira Sabóia-Morais2, 3

1. Escola de Música e Artes Cênica
2. Departamento de Morfologia / UFG
3. Profa. Dra. Orientadora


INTRODUÇÃO:
A educação visa o desenvolvimento integral do aprendente, tendo em vista a sua integração e participação em um grupo social como também o seu próprio progresso. Em seus feitos, a música tem muito a contribuir no auxílio do aprendizado, principalmente quando aplicada com a intenção de desenvolver toda a capacidade do indivíduo. A música pode ser vista como um tipo de linguagem que utiliza símbolos e signos. Durante o ato de cantar, dançar, tocar um instrumento, e na utilização do ritmo como elemento organizador e favorecedor de energia, ocorre a predominância da comunicação não-verbal contemplando a expressão de emoções sem a organização de códigos lingüísticos e o aumento da auto-estima na auto-realização pessoal conquistada. Para alcançar uma educação baseada na realidade sócio-cultural dos educandos, faz-se necessários estudos e ações que integrem a música no contexto escolar. Desta maneira, utilizou-se a expressão musical através da construção de instrumentos musicais com materiais reutilizáveis com o intuito de promover a conscientização ambiental associando o aprendizado e o desenvolvimento psíquico-motor, físico e social.

METODOLOGIA:
A conscientização ambiental tem sido realizada por meio de oficinas de construção de instrumentos musicais ministradas para crianças de 8 à 12 anos, estudantes de escolas públicas da região noroeste de Goiânia. Essas atividades ocorrem no espaço do Núcleo de Estudo em Tecnologia para Socialização do conhecimento em Biologia (NESTESB) / Espaço Samambaia (Sala Verde – M.M.A.) de acordo com as seguintes etapas: 1. Aula expositivo-dialogada sobre a importância da reutilização de materiais destinados ao lixo, abordando os tempos de decomposição de alguns materiais e quais instrumentos serão construídos; 2. Divisão do grupo em quatro sub-grupos com um monitor para a construção de instrumentos. As crianças exploram seus instrumentos procurando conhecer as propriedades musicais que eles oferecem; 3. Ao final os participantes realizam apresentações musicais. Para a confecção dos instrumentos musicais (Reco-reco, Caixa de cordas, Chocalho de latinha e Chocalho de peti) são trabalhados diversos materiais reutilizáveis e/ou biológicos. Dentre estes destacam-se caixas de papelões, latas de refrigerantes e sementes variadas. Os dados para análise são coletados através de registros fotográficos, análise do comportamento das crianças, entrevistas informais e avaliação da construção musical.

RESULTADOS:
Durante as oficinas, as crianças demonstraram grande motivação para construir seu instrumento musical e para reutilizar objetos que seriam destinados ao lixo. Desta forma, o conhecimento teórico sobre os 3 “Rs” da educação ambiental transformou-se em prática ecológica, juntamente com o desenvolvimento das crianças a nível educacional, social, psíquico, motor e físico proporcionado pelas atividades musicais. Durante a confecção dos instrumentos, nota-se que as crianças tem facilidade de auxiliar-se mutuamente. Nos atos de construção, ocorrem trocas de materiais que estejam faltando em um sub-grupo, despertando a cooperação, o trabalho em equipe e o fortalecimento das relações interpessoais. No momento da exploração dos instrumentos e da apresentação musical os aprendizes demonstram uma satisfação e orgulho pelo que construíram, cantam, dançam e tocam aplicando no instrumento os seus sentimentos vivenciados. Como premiação de seus espetáculos, as crianças são recompensadas com aplausos do grupo, reforçando sua auto-estima e a vontade de continuar suas atividades de conservação ambiental no âmbito familiar e escolar.

CONCLUSÕES:
A reutilização de materiais para construção de instrumentos musicais proporciona vivências ambientais de conservação do meio ambiente e o desenvolvimento educacional da criança. A inserção da música como instrumento de conscientização ambiental nas escolas tem muito a contribuir no reforço e avanço da educação. Ela possibilita o desenvolvimento intra e interpessoal, a criatividade, o trabalho em equipe, a solução de problemas, a iniciativa, e a socialização dos conhecimentos biológicos para conscientização sobre os problemas sócio-ambientais.



Palavras-chave:  Educação Ambiental, Reciclagem, Música

E-mail para contato: fabymtsantana@yahoo.com.br