60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental

ELABORAÇÃO DE FICHAS DE SEGURANÇA DE PRODUTOS QUÍMICOS PARA O LABORATÓRIO DE QUÍMICA DO CAMPUS I DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS - UNEAL

Aline Roberto Santos1
Miriane Vieira Albuquerque1
Nely Targino do Valle Cerqueira1

1. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS


INTRODUÇÃO:
O laboratório de ensino e pesquisa é um local de constante aprendizado tanto para o professor como para os alunos. Estar em harmonia com o local de trabalho é uma necessidade imprescindível, por isso é necessária à prevenção de acidentes neste local uma vez que nele se manipulam substâncias classificadas como perigosas podendo trazer riscos a curto e longo prazo para o ambiente e segurança dos que nele trabalham. Esse tema foi escolhido devido à necessidade de obter soluções de segurança na prática laboratorial desta instituição. O objetivo geral deste trabalho é elaborar um manual com Fichas de Informação de Segurança dos Produtos Químicos –FISPQ`s das substâncias químicas utilizadas no laboratório. Este manual conterá informações específicas, objetivas e didáticas, que ajudará nas aulas práticas, trazendo uma metodologia ambientalmente correta que se encaixa nas normas de biossegurança bem como ajudando na formação de um aluno mais crítico sabendo que a segurança depende de cada um e prevenir acidentes é dever de todos.

METODOLOGIA:
A metodologia utilizada seguiu algumas etapas, tais como: pesquisas em revistas, folhetos, periódicos, livros e artigos sobre o tema, realizou-se caracterização do ambiente através da verificação das condições de armazenamento dos produtos químicos, tiradas fotos do ambiente laboratorial e de alguns reagentes cujos rótulos estavam danificados e levantamento de todas as substâncias existentes no laboratório de química. Em seguida, foram feitas observações de como os alunos da UNEAL se comportam no manuseio dos reagentes utilizados nas aulas práticas e quais suas dificuldades.

RESULTADOS:
De acordo com as pesquisas de campo e bibliográficas, foram constatadas algumas irregularidades quanto ao armazenamento e conservação dos reagentes. Uma grande quantidade de reagentes químicos estavam estocados dentro do laboratório. Diante desse problema nota-se a necessidade da construção de um almoxarifado. Apesar destes estarem armazenados de acordo com a classe, foi observado que algumas substâncias incompatíveis estavam próximas, como por exemplo o ácido clorídrico que é incompatível com ácido sulfúrico. O resultado principal deste trabalho foi à confecção das FISPQ`s dos reagentes químicos do laboratório de química da UNEAL. De acordo com a lista de reagentes do laboratório desta instituição e das informações provenientes das pesquisas, observou-se que existe certa quantidade de reagentes considerados perigosos, como por exemplo, o mercúrio. Alguns desses podem oferecer riscos mais tarde ao indivíduo contaminado com os mesmos, como os reagentes cancerígenos, teratogênicos e mutagênicos. Foi observado que os alunos que utilizam o laboratório de química para realizarem suas aulas práticas, não tinham nenhum conhecimento prévio das substâncias manipuladas durante o experimento, ou seja, estes desconheciam o risco os quais estavam sujeitos.

CONCLUSÕES:
Tendo em vista os problemas presentes nas atividades desenvolvidas no laboratório de química, observou-se a necessidade de uma ferramenta de trabalho que guiasse os discentes na forma mais segura de manipular e realizar seus experimentos. Percebendo que o grande problema em nosso laboratório consistia na inexistência de tais ferramentas educacionais, foi elaborado um trabalho que viesse a colaborar com a instituição, propondo como objetivo principal a elaboração de um manual contendo as Fichas de Informação de Segurança dos Produtos Químicos dos reagentes existente no laboratório de química da UNEAL. O ambiente laboratorial é complexo, com um conhecimento prévio sobre os reagentes, através da consulta as fichas de segurança, podem-se conseguir informações sobre a segurança na manipulação, no armazenamento, descarte correto e os procedimentos a serem realizados em casos de acidentes. Observando esses aspectos, abre-se uma margem de pesquisas e estudos mais aprofundados acerca dos resíduos químicos que as práticas laboratoriais podem produzir. Espera-se que esse trabalho possa auxiliar as comunidades docente e discente tanto na manipulação quanto na segurança durante a utilização dos produtos químicos nas aulas práticas.



Palavras-chave:  Fichas, Produtos, Biossegurança

E-mail para contato: alinne_butterfly@hotmail.com