60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social

CAPSI: UMA MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES COM TRANSTORNOS MENTAIS NO MUNICÍPIO DE ALTAMIRA-PARÁ.

Jaiana Alves da Silva1
Guaraciara de Andrade Picanço1
Adriana Rocha Rodrigues1
Paula Kelly Souza da Costa2
Yannê Socorro Gama Oliveira3
Ândrea Maria Azevedo Lima4

1. UFPA/Campus Universitário de Altamira, Faculdade de Ciências Biológicas
2. Assistente Social do Centro de Apoio Psicossocial- CAPSi de Altamira- Pa.
3. Pedagoga do Centro de Apoio Psicossocial- CAPSi de Altamira- Pa.
4. Enfermeira do Centro de Apoio Psicossocial- CAPSi de Altamira- Pa.


INTRODUÇÃO:
Com objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida aos portadores de transtornos mentais no Brasil, os profissionais da área de saúde mental denunciaram a situação precária dos hospitais psiquiátricos, o que resultou na criação do primeiro Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) em março de 1986 e mais tarde se concretizou a partir da portaria GM 224/92, hoje, regulamentada segundo a Portaria n 336/GM, de dezenove de fevereiro de 2002 integra a rede do SUS. Desde então a saúde mental vem ganhando uma maior atenção. Neste trabalho dar-se-á ênfase ao CAPSi (Centro de Atenção Psicossocial Infantil), uma vez que estimativas demonstram que de 10% a 20% da população entre crianças e adolescentes sofrem de transtornos mentais. Esse quadro fez com que o setor público desse uma maior atenção a essas crianças e adolescentes. No Estado do Pará, o município de Altamira é o terceiro a implantar o CAPSi, contando com um atendimento mensal de cerca de 886 usuários e um total de 80 pacientes fixos, portadores de autismo, hiperativismo, fobia social, transtornos sexuais, depressão e os mais diversos transtornos mentais, além de uma ampla assistência familiar.

METODOLOGIA:
Foram desenvolvidas visitas, entrevistas com vários profissionais do CAPSi e participação em algumas atividades desenvolvidas com as crianças e adolescentes para um melhor desenvolvimento do estudo e colhimento dos dados.

RESULTADOS:
Percebe-se uma melhora na qualidade de vida das crianças e adolescentes com transtornos mentais que participam das atividades oferecidas pelo CAPSi ( relaxamento, terapia musical, terapia em grupo, futebol, bijuteria, pintura, modelagem). Essas atividades juntamente com o acompanhamento de diversos profissionais (Assistente Social, Enfermeira, Pedagoga, Psicóloga, Médico e etc.) e atividades com os pais (palestras e terapias ) estão possibilitando uma integralização dessas crianças a seus familiares e a sociedade de modo geral.

CONCLUSÕES:
Esta possibilitou uma melhor compreensão do funcionamento do CAPSi da cidade de Altamira- Pa. Quais são os tipos de atendimentos realizados, as formas de encaminhamentos e quais as pessoas que podem utilizar esse serviço, além de um maior contato com as crianças atendidas pelo CAPSi, uma vez que o serviço prestado por essa instituição também pode contar com a participação de voluntários.



Palavras-chave:  Transtornos mentais, CAPS, Assistência familiar

E-mail para contato: jaiana11_silva@hotmail.com