60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 7. Sociologia

A FAMÍLIA NO IMAGINÁRIO DE IDOSOS

Nives Silva Sirena1
Vania Beatriz Merlotti Herédia1

1. Universidade de Caxias do Sul


INTRODUÇÃO:
O presente estudo tem sua origem na disciplina de graduação "Longevidade: vida e sociedade", do Departamento de Educação da Universidade de Caxias do Sul. Tem como objetivo conhecer a percepção que os idosos tem acerca da família.

METODOLOGIA:
O estudo de natureza qualitativa utilizou o método de analise de conteúdo, baseado nos estudos de Roque Moraes. A amostra foi intencional, composta de 238 sujeitos. Os critérios para a constituiçãoo da amostra foram: idosos acima de 60 anos que quisessem participar dos relatos e capacidade de narrativa. Foram efetuadas duas questões: a primeira questionava o papel da famí­lia e a segunda questão em que condições ele percebia a importãncia da família em sua vida?

RESULTADOS:
Das narrativas dos idosos emergiram as seguintes categorias que refletem as percepções que eles têm sobre a família: a ação educativa da família, o senso de provedor, a função reprodutora, o sentimento de união e a promoção de felicidade. A categoria ação educativa comprova que, para os idosos, educar tem o sentido de dar bons exemplos, de transmitir, repassar e preservar valores; transmitir ensinamentos em forma de experiências e desenvolver conhecimento do ser humano. Inclui no sentido da educação a função de formadora de caráter, de comportamento, de princípios, o que envolve a visão de ser a família a formadora de valores que o ser humano carrega ao longo de sua vida. Na categoria senso de provedor, os depoimentos marcam que a noção de provedora, de suporte econômico e financeiro, de responsável pelo suprimento das necessidades humanas denota a responsabilidade que a família tem para assumir as demandas nascidas em sua própria estrutura. A categoria função reprodutora diz respeito às falas em que os idosos mencionam a família como espaço de continuidade da vida, da reprodução, da ligação com o mundo, da perpetuação, do amor e do convívio; portanto, não diz respeito apenas ao aspecto biológico, exalta o aspecto social que inclui valores, tradições e também relações. O sentimento de união é a categoria que fala de um sentimento que os idosos consideram fundamental, a união, para eles, é a condição para manter o sentimento que une seus membros por laços de parentesco e afeto. A família é também o espaço de promoção de felicidade, categoria que expressa que, na visão dos idosos, a família é a base para a felicidade, é o lugar de realização, é o espaço de promoção do bem-estar social, da construção da confiança, da auto-estima e do equilíbrio pessoal.

CONCLUSÕES:
As falas dos idosos representam a riqueza do estudo que aponta que a família é vista como unidade responsável pela manutenção dos seus membros e que mesmo sofrendo mudanças devido às transformações da sociedade se constitui em uma instituição de importância na vida dos idosos.

Instituição de fomento: CNPq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  família, relações familiares, envelhecimento humano

E-mail para contato: nives.sirena@gmail.com