60ª Reunião Anual da SBPC




B. Engenharias - 1. Engenharia - 13. Engenharia Sanitária

VARIAÇÃO SAZONAL DE TURBIDEZ NA BACIA DO CEDRO-REGIÃO DE PRESIDENTE PRUDENTE

Jaqueline Claro Polegatto1
Renata Ribeiro de Araújo Rocha1

1. UNESP-Faculdade de Ciências e Tecnologia


INTRODUÇÃO:
A quantidade de água no planeta é um tema preocupante devido a problemas como escassez, estiagens e cheias; por isso, se torna relevante a análise da situação dos corpos dá´guas. Para isso, utilizou-se do indicador físico turbidez que indica o grau de atenuação de intensidade que um feixe de luz sofre ao atravessar um corpo d`água, devido a presença de materiais em suspensão finamente divididos ou em estado coloidal e de organismos microscópicos presentes na água. Em um nível elevado, dificulta a passagem da luz solar prejudicando seres fotossintetizantes aquáticos de localização submersa. A turbidez é de suma importância, pois influi nas comunidades biológicas aquáticas, e é prejudicial ao uso doméstico, industrial e recreacional da água. A bacia do Cedro, afluente da bacia do rio Santo Anastácio, se encontra no oeste do estado de São Paulo e foi a região escolhida para as análises. De acordo com o Decreto Estadual nº10755 de 22 de novembro de 1977, as águas desta área são classificadas como corpos d’água classe II. O objetivo desse trabalho foi avaliar os valores de turbidez espacial e temporalmente nos ambientes aquáticos desta bacia correlacionando com o seu uso e ocupação, a fim de se obterem resultados que colaborem com o diagnóstico da qualidade do corpo d’água local.

METODOLOGIA:
Foram realizados trabalhos de campo uma vez por mês ou a cada dois meses, sempre se tendo a preocupação de observar os fatores climatológicos do momento de análise correlacionando com os dos dias de véspera (48 horas), alem de se realizar a caracterização física dos arredores, quanto ao seu uso e ocupação. Para representar todo território que se queria abranger escolheram-se sete pontos espalhados de forma planejada pela cidade de Presidente Prudente, área urbana e rural. A turbidez foi medida através de um turbidímetro portátil da marca Hanna, que compara o espalhamento de um feixe de luz ao passar pela amostra com o espalhamento de um feixe de igual intensidade ao passar por uma suspensão padrão. Quanto maior for o espalhamento, maior será a turbidez. A cor da água interfere negativamente na medida da turbidez devido à sua propriedade de absorver luz.

RESULTADOS:
Os pontos, em geral, eram rodeados por criações de gado ou por capins de até 3 metros de altura e eram áreas de grande incidência de erosões e assoreamentos. A partir dos dados obtidos pode-se montar uma tabela que mostra os valores de turbidez de cada ponto durante quatro meses. O ponto 1 teve seus valores de turbidez um pouco alterados, provavelmente devido a uma criação de gado local, pois estes regularmente se dirigem até o córrego para suprir sua sede, pisoteando as margens e provocando uma maior quantidade de partículas sólidas suspensas na água. O ponto 2 apresentou alta concentração de matéria orgânica em suspensão no corpo d`água em um dos meses de análise devido a situações climatológicas anteriores, provocando o alto valor de turbidez (91,53), assim como no ponto 7 que obtive no primeiro mês o valor de 89,19. Há uma grande incidência de erosão e, consequentemente, assoreamento nos trechos do córrego selecionados. Percebeu-se a necessidade de análises em um período de tempo mais curto para que se possam obter análises mais precisas de cada localidade. Todos os valores foram obtidos ma unidade de medida FTU.

CONCLUSÕES:
A partir dos resultados obtidos e da análise da Resolução 357 do CONAMA de 2005, que considera valores de turbidez de rios de classe II normais até 100 FTU, pode-se concluir que todos os pontos se encontram com valores aceitáveis de turbidez. Portanto, a bacia do Cedro está em regular condição de qualidade, com uma quantidade de partículas sólidas nos corpos d`água que não impedem a continuação normal do ciclo aquático local. Deve-se ressaltar que é indispensável a conservação dessa área de suma importância regional, pois apesar de se encontrar em condições regulares, está se encaminhando para situações críticas devido aos maus tratos sofridos.



Palavras-chave:  Turbidez, Bacia do rio Cedro, Água

E-mail para contato: jaque_polegatto@hotmail.com