60ª Reunião Anual da SBPC




D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 2. Clínica Odontológica

ISOLAMENTO DE STAPHYLOCOCCUS AUREUS METICILINA-RESISTENTES EM AMBIENTE CLÍNICO ODONTOLÓGICO.

Cristina Saragiotto Caldas1
Francisco Carlos Groppo2
Cristiane de Cássia Bergamaschi2
Juliana Cama Ramacciato1
Leandro Augusto Pinto Pereira2
Rogério Heládio Lopes Motta1

1. São Leopoldo Mandic
2. FOP / Unicamp


INTRODUÇÃO:
O objetivo deste trabalho foi quantificar e determinar a resistência a antimicrobianos de cepas de Staphylococcus aureus isoladas em ambiente clínico odontológico.

METODOLOGIA:
Foram colhidas amostras com “swabs” esterilizados em diferentes equipamentos, tais como botões de cadeiras odontológicas, canhões de raios X, entre outros. As amostras foram incubadas em Agar Sal-Manitol a 37ºC/24h. Os períodos de colheitas foram: antes, durante e após as atividades clínicas. Após contagem das unidades formadoras de colônias (ufc), a identificação dos microrganismos foi realizada através de coloração de Gram e testes bioquímicos. As bactérias colhidas foram submetidas a testes de suscetibilidade antimicrobiana em ágar, utilizando-se discos de papel contendo os seguintes antimicrobianos: ampicilina, amoxicilina, azitromicina, claritromicina, eritromicina, cefadroxil, clindamicina, penicilina G, amoxicilina + ácido clavulânico, cloranfenicol, meticilina, oxacilina e vancomicina.

RESULTADOS:
O número de ufc entre os períodos e grupos foi analisado pelos testes de Kruskal-Wallis e Dunn (p=0,05). Foi observado um aumento de contaminação por S. aureus durante os procedimentos clínicos (p<0,05).

CONCLUSÕES:
Os microrganismos isolados demonstraram alta resistência para o grupo dos beta-lactâmicos. Nenhuma cepa foi resistente a vancomicina e 2% das amostras foram resistentes a meticilina. As atividades clínicas aumentam a proporção de cepas resistentes de S. aureus no ambiente clínico odontológico.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  biosseguraça, resistência bacteriana, antimicrobiano

E-mail para contato: crica.caldas@gmail.com