60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 2. Ciência da Computação - 4. Engenharia de Software

PROSPECÇÃO E SELEÇÃO DE HEURÍSTICAS E DE GUIDELINES PARA AVALIAÇÃO DA APRESENTAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM EM EQUIPAMENTOS COMPUTACIONAIS MÓVEIS

Wilmer Lázaro de Miranda1
José Oscar Fontanini de Carvalho1

1. Pontifícia Universidade Católica de Campinas / Faculdade de Análise de Sistemas


INTRODUÇÃO:
Com o avanço da tecnologia digital e da Internet, observa-se uma tendência crescente de utilização destas mídias na Educação a Distância (EAD) e no apoio ao ensino presencial. As instituições que atuam com Tecnologia de Apoio ao Ensino (TAE) em mídia digital têm, como grande preocupação, a disponibilização de conteúdos informacionais no formato digital para apoio às suas aulas. Uma área de estudo que vem se desenvolvendo de maneira significativa é a dos Objetos de Aprendizagem (OAs). Um OA é definido como qualquer recurso digital modular que possa ser reutilizado e auxilie na aprendizagem presencial ou a distância. Uma outra área que tem tido um avanço surpreendente é a da Internet Móvel, que permite acessar dados da Internet por meio de dispositivos computacionais móveis. Tais dispositivos vêm apresentando características que despertam para a oportunidade de serem utilizados como mídia para a EAD, porém possuem uma característica restritiva para a apresentação de informações, em relação aos seus similares fixos ou portáteis, que é o tamanho reduzido de sua tela. Para que se possam utilizar computadores móveis de maneira satisfatória como TAE, alguns aspectos devem ser estudados, entre eles o comportamento desses dispositivos no acesso aos OAs, no que se refere à Interação Humano-Computador (IHC). Pela própria característica das aplicações que envolvem OAs, exige-se um alto grau de usabilidade na sua interface. Os estudos sobre a apresentação de OAs em equipamentos computacionais fixos ou portáteis é amplo. O mesmo não acontece quando se trata de equipamentos computacionais móveis com telas reduzidas. O objetivo deste projeto é prospectar e selecionar heurísticas e guidelines que possam ser aplicados na avaliação da apresentação de OAs em equipamentos computacionais móveis.

METODOLOGIA:
O método a ser utilizado consiste de pesquisa, em literatura especializada, e de seleção de heurísticas que se adaptem ao problema. Posteriormente serão feitas comparações entre elas, por meio de benchmarks. Espera-se, como resultado, uma seleção de heurísticas candidatas a serem utilizadas na avaliação dos OAs.

RESULTADOS:
A pesquisa ainda se encontra em andamento. Espera-se os seguintes resultados: Conhecimento metodológico necessário para desenvolvimento de artigos e relatórios acadêmicos; Conhecimento dos aspectos teóricos sobre IHC, OAs e usabilidade em equipamentos computacionais móveis envolvidos no escopo do projeto; Lista de heurísticas e de guidelines possam ser aplicadas para avaliação da apresentação de OAs em equipamentos computacionais móveis.

CONCLUSÕES:
Embora os resultados obtidos até o momento ainda sejam parciais, já foi possível concluir que as heurísticas e guidelines selecionadas mostraram-se adequadas para a avaliação de alguns Repositórios Digitais e seus Objetos de Aprendizagem.

Instituição de fomento: PIBIC/CNPq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Interação humano-computador, Objetos de aprendizagem, Dispositivos computacionais móveis

E-mail para contato: wilmer11@uol.com.br