60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial

A PRODUÇÃO CIENTÍFICA FONOAUDIOLÓGICA E SUA INTERFACE COM A EDUCAÇÃO ESPECIAL

Suzelei Faria Bello1
Maria Cristina Piumbato Innocentini Hayashi2

1. Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar
2. Profa. Dra. do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar


INTRODUÇÃO:
A Fonoaudiologia é um campo do conhecimento que envolve a linguagem oral, escrita voz e a audição. No que concerne a Educação Especial esta se apresenta como uma área de conhecimento multidimensional o que elege uma intersecção com outras ciências entre elas a Fonoaudiologia. Essas ciências estabelecem relações de proximidade por possuírem objetos de estudos semelhantes, além de que o trabalho integrado entre os profissionais maximiza possibilidades de crescimento para ambas as áreas de conhecimento. Com o propósito de demarcar a inter-relação entre a Fonoaudiologia e a Educação Especial, voltou-se o olhar para a produção científica que pode, entre outras coisas, estimular a pesquisa em várias áreas do conhecimento; analisar tendências de investigações sobre determinado campo de pesquisa e apontar novas possibilidades de investigações. Assim, o presente trabalho objetivou caracterizar a produção científica fonoaudiológica com interface da Educação Especial nos trabalhos de dissertações, teses e trabalhos de livre docência dos Cds - “Cantinho das Teses”, compilados na Revista de Atualização Científica Pró-Fono. Visualiza-se um caminho enriquecedor para construção de novos olhares possibilitando um balanço do conhecimento científico produzido e sua interface.

METODOLOGIA:
O trabalho proposto é do tipo documental, que por meio da bibliometria possibilitou uma análise da produção científica Fonoaudiológica com interface na Educação Especial, de forma a viabilizar generalizações no uso dos dados e apresentar caminhos para novas pesquisas na área. Foi efetuado um levantamento da produção científica em 3 Cds da Revista de Atualização Científica Pró-Fono, sendo dois Cds de 2004 e um Cd de 2005 que indexaram estudos desde 1992 a 2004 caracterizou-se os documentos de acordo com 1) ano de defesa; 2) nível do trabalho; 3) população alvo dos estudos e 4) temática de pesquisa voltada ás necessidades especiais. No conjunto de documentos identificou-se 90 trabalhos entre eles 67 dissertações, 20 teses e 3 trabalhos de livre-docência, entre os quais 17 apresentaram a intersecção da Fonoaudiologia com a Educação Especial. A verificação foi executada com base na leitura dos títulos, resumos e palavras chaves, a saber: paralisia cerebral (1); surdez (2); deficiência auditiva (1); autismo (8); deficiência mental (1); síndromes (2); distúrbio de aprendizagem (2).

RESULTADOS:
Ao alocar os 90 trabalhos verificou-se a interface entre a Fonoaudiologia e a Educação Especial em 17 (18,88 %) dos trabalhos expostos nos Cds. Observou-se que dos trabalhos compilados que apresentaram essa relação perpassam pelos anos de 1998 a 2004 e o pico máximo de produção foi nos anos de 2000, 2001 e 2004. Quanto ao nível dos trabalhos que privaram pela intersecção da Fonoaudiologia com a Educação Especial, constam com 11 (64,70%) dissertações de mestrado, 4 (23,52%) teses de doutorado e 2 (11,76%) trabalhos de livre docência. Em relação à população alvo dos estudos destacam-se um percentual de 47,05% envolvendo a população de autistas, 11,76% abordou crianças com dificuldades de aprendizagem, surdez e deficiência mental cada uma e 5,88% enfocaram a população de deficiência auditiva, síndromes e paralisia cerebral. Com relação à temática abordada nos trabalhos 9 (52,94%) referem-se a identificação/caracterização e diagnóstico que absorveu tanto o diagnóstico diferencial de deficiência quanto descrição de características específicas. Os demais estudos com dois (11,76%) trabalhos cada, envolveram aspectos referentes a ensino-aprendizagem; relação familiar; atitude e percepção de deficiência e formação de recursos humanos.

CONCLUSÕES:
Os resultados desta pesquisa possibilitaram uma visão da interface existente entre as áreas de Fonoaudiologia e Educação Especial, que por meio da análise da produção científica detectou-se a existência da interdisciplinaridade entre essas áreas. De acordo com Silva (2004) a Educação Especial, por se tratar de uma área multidisciplinar, possui ligações com outras áreas de conhecimento. Detectada aqui a intersecção mediante a produção clarificada em 11 dissertações de mestrado seguida de 4 teses e 2 trabalhos de livre docência. Ao relacionar a temática focada na identificação/caracterização e diagnóstico, leva a refletir sobre a base organicista tanto da Fonoaudiologia quanto da Educação Especial. Na Educação Especial pontuada por Jannuzzi (2004) ao relatar sobre a vertente médico-pedagógica que destacava a determinação médica, tanto para o diagnóstico quanto para as práticas escolares no atendimento ás pessoas com necessidades especiais. Sobretudo, essa análise permitiu a construção de um panorama multidisciplinar que potencializa a importância da inter-relação entre as ciências, visto que possibilitou construir um novo olhar para estes conhecimentos, com o intuito de gerar novas reflexões tanto para a área de Fonoaudiologia quanto para a Educação Especial.

Instituição de fomento: CNPq



Palavras-chave:  Produção Científica, Educação Especial, Fonoaudiologia

E-mail para contato: suzebello@gmail.com