60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial

A RELEVÂNCIA DA TEORIA DOS TRÊS ANÉIS NO PROCESSO DE IDENTIFICAÇÃO DE ALUNOS COM CARACTERÍSTICAS DE ALTAS HABILIDADES NA CIDADE DE SANTA MARIA/RS.

Miriam de Oliveira Maciel1
Soraia Napoleão Freitas2
Bárbara Martins de Lima Delpretto3
Claucia Honnef4
Karine Sefrin Speroni5
Renata Gomes Camargo6

1. Acadêmica do Curso de Educação Especial/UFSM
2. Profª. Drª. Departamento de Educação Especial - UFSM - Orientadora
3. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação/ UFSM
4. Acadêmica do Curso de Educação Especial/ UFSM
5. Acadêmica do Curso de Educação Especial/ UFSM
6. Acadêmica do Curso de Educação Especial/ UFSM


INTRODUÇÃO:
A Educação Especial reconhece que alunos com altas habilidades necessitam de um atendimento especializado, pois possuem necessidades específicas no processo de aprendizagem. Estes, não são facilmente reconhecidos em sala de aula, o que pode causar certo desperdício das suas habilidades, desmotivação e até mesmo evasão escolar. É pensando nesta problemática que o Projeto de Pesquisa “Da Identificação à Orientação de Alunos com Características de Altas Habilidades” vinculado à Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, identifica alunos com características de altas habilidades para posteriormente encaminha-los ao PIT- “Programa de Incentivo ao Talento” que é um programa de enriquecimento escolar. O Projeto de Pesquisa utiliza também como referencial teórico Joseph Renzulli que contribui com sua Teoria dos Três Anéis. Para Renzulli (1994), são necessários três fatores para que se reconheça uma pessoa com Altas Habilidades que são: Criatividade, Envolvimento com a tarefa e Habilidade acima da média. Para o autor, quando esses três fatores se entrelassam, é sinal de que existe a “Superdotação Criativo-produtiva”, ou como a chamamos altas habilidades.

METODOLOGIA:
Com o enfoque na Teoria dos Três Anéis de Renzulli, a metodologia utilizada neste Projeto de Pesquisa é baseada no processo de identificação de alunos com características de altas habilidades. Com base nos três fatores considerados por Renzulli - Criatividade, Envolvimento com a tarefa e Habilidade acima da média, procuramos, através de um ciclo de palestras e leituras, discutir a temática das altas habilidades com a comunidade envolvida – pais e professores. Também, disponibiliza-se um guia para observação proposto por Guenther (2000) e são realizadas, posteriormente, entrevistas semi-estruturadas com os professores das séries atuais e anteriores destes alunos, a fim de confirmar as características apontadas. Após, os pais são conscientizados da importância de valorizar as habilidades de seus filhos e autorizam a realização da avaliação pedagógica proposta por Virgolim (2002) e da psicométrica com a utilização do Teste Wisc III. Ainda, em relação à identificação destes sujeitos Renzulli considera que não há uma forma ideal de se medir a inteligência e, portanto, deve-se evitar a prática dos testes padronizados. Pensando assim, o Projeto de Pesquisa “Da Identificação à Orientação de Alunos com Características de Altas Habilidades” não são utilizados testes de QI.

RESULTADOS:
Com base na metodologia apresentada acima, percebemos que a Teoria de Renzulli contribui no esclarecimento sobre a temática das altas habilidades para a comunidade envolvida - pais e professores dos sujeitos com características de altas habilidades. Esta teoria dá o entendimento das características mais evidentes no sujeito com altas habilidades. Além disso, a Teoria dos Três Anéis de Renzulli nos indica fatores que podem ser facilmente observados nos alunos, que são: criatividade, envolvimento com a tarefa e habilidade acima da média. Desta forma, entendemos que através das contribuições deste teórico, e após a realização das etapas anteriormente citadas, foram citados na primeira etapa da pesquisa sessenta alunos e, na segunda etapa, vinte e cinco alunos com altas habilidades/superdotação que foram encaminhados ao PIT – “Programa de Incentivo ao Talento” que é um programa de enriquecimento escolar. Esta pesquisa foi realizada em duas escolas da rede pública de Santa Maria no Estado do Rio Grande do Sul, sendo que, continuará acontecendo no ano corrente. Os alunos identificados já participam do programa de enriquecimento escolar e estão desenvolvendo e aprimorando suas altas habilidades.

CONCLUSÕES:
De acordo com Renzulli (1994) a forma como uma pessoa considera as altas habilidades é um fator determinante para o seu plano de identificação. Por exemplo, se uma pessoa identifica um sujeito com altas habilidades/superdotação priorizando aptidão matemática então, haverá de outorgar uma maior ênfase em procedimentos que facilmente identifiquem um potencial superior em matemática. Diante disso, Renzulli afirma que as altas habilidades podem apresentar-se em determinadas situações e em outras não e deveria haver, segundo o autor, uma mudança na concepção de “ser habilidoso”. Dever-se-ia levar em consideração aqueles indivíduos que apresentam “comportamentos de altas habilidades”, para então implementar programas de enriquecimento, que iriam beneficiar um maior grupo de pessoas. É com base nestas considerações do autor que a equipe executora da pesquisa procura identificar alunos utilizando de diversas variáveis que consideram as mais diferentes habilidades específicas que estes alunos podem apresentar.

Instituição de fomento: Universidade Federal de Santa Maria

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Identificação, Altas Habilidades, Educação Especial

E-mail para contato: misteriomm@yahoo.com.br