60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 5. Educação de Adultos

A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - PROEJA EM GOIÁS

Cinthia Mendes Ferreira1
Maria Margarida Machado2

1. Faculdade de Educação / UFG
2. Profª Drª - Faculdade de Educação/UFG - Orientadora


INTRODUÇÃO:
Analisando a formação de professores, esta pesquisa realizou estudos sobre a EJA em termos legais, ou seja, como a EJA está inserida nas políticas públicas educacionais. Na atual Lei de Diretrizes e Bases nº 9394/96, o Parecer Jamil Cury de 2000 e os planos de educação (nacional e estadual) trazem resoluções que tratam do assunto. No acompanhamento em uma das turmas da especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos temos a oportunidade de aprofundar mais os estudos sobre esta modalidade, e também acompanhar como está sendo desenvolvida a formação desses profissionais. Para tornar mais fácil o acesso a informações sobre esta modalidade de ensino, nos inteiramos de uma ferramenta virtual, o Drupal, que nos possibilitou a construção coletiva de um portal dos fóruns de EJA, e dentro dele construímos três sítios que servem de referência para a formação dos educadores de EJA: www.forumeja.org.br/go - sítio do Fórum Goiano de EJA; www.forumeja.org.br/gt18 - sítio do Grupo de Trabalho 18 da Anped; www.forumeja.org.br/pf - sítio do PROEJA. Um outro espaço de discussão é o teleduc, no qual os alunos têm uma maior interatividade com seus professores, e disponibilidade de relevantes referencias bibliográficas para estudos.

METODOLOGIA:
Realizamos levantamento e estudo bibliográfico para a construção do estado da arte da produção em EJA e EP; pesquisa de campo com observação participante no curso de especialização em EJA e EP que compõe uma ação do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA; realização de entrevistas com 35 professores que cursam a especialização na unidade da Faculdade de Educação/ UFG os quais compõe uma turma, haja vista que o total são de três turmas – essa fase da pesquisa ainda não foi concluída; construímos um espaço de acesso e interação multimídia, o qual já está on-line e sendo utilizado pelos professores que estão cursando a especialização. O aprendizado obtido acerca de uma nova ferramenta virtual, o Drupal, que nos permite construir um sitio interativo em software livre, ou seja, esta disponível a todos que tenham interesse em usá-lo ou conhecê-lo. Duas oficinas foram feitas, envolvendo alunos bolsistas da UFG e UNB, para o conhecimento da ferramenta, e que resultou na construção coletiva do processo de administração e gerenciamento de três sítios que se encontram hospedados no portal: www.forumeja.org.br .

RESULTADOS:
Disponibilizamos aos interessados na temática três sítios: www.forumeja.org.br/go - sítio do Fórum Goiano de EJA; www.forumeja.org.br/gt18 - sítio do Grupo de Trabalho 18 da Anped; www.forumeja.org.br/pf - sítio do PROEJA. Sobre o que acontece no estado de Goiás com relação à Educação de Jovens e Adultos, o sitio do fórum goiano de EJA oferece um espaço para divulgação, informações e disponibilidade de textos que auxiliam na compreensão do que está ocorrendo na modalidade em Goiás. O sítio que foi construído por esta pesquisa para o GT 18, organizou a produção do GT nos últimos 10 anos, disponibilizando todos os trabalhos e pôsteres apresentados em seus dez anos de participação na Anped. Enfim a história deste GT-18 está disponível para consultas e novos aprendizados a todos os interessados nessa modalidade pelo viés da pesquisa, pois os trabalhos apresentados estão relacionados a dissertações e teses no campo da EJA. O sitio do Proeja disponibiliza informações de todas as entidades que compõe o Projeto 19 – O PROEJA indicando a reconfiguração do campo da Educação de Jovens e Adultos com qualificação profissional – desafios e possibilidades, que está vinculado ao Edital 03/2006 da CAPES/SETEC.

CONCLUSÕES:
Buscamos nesta pesquisa de iniciação cientifica analisar o percurso da formação dos professores da modalidade de EJA, mais especificamente a formação de profissionais da educação que trabalham com a Educação de Jovens e Adultos em sua integração com a Educação Profissional, Proeja, que oferece tanto o ensino médio quanto uma profissionalização em nível técnico. Em observações preliminares na turma que compõe a amostra da pesquisa, detectamos que todos atuam na modalidade EJA, na gestão e no ensino, e a presença dos mesmos no curso de especialização visa à capacitação dos mesmos para posteriormente assumirem o Proeja em âmbito estadual, pois esse programa tem sido realizado inicialmente como uma experiência federal. A construção dos sítios possibilita a interação entre os diversos sujeitos e disponibiliza informações que poderão servir na construção do conhecimento sobre a EJA e EP. A pesquisa está em andamento e terá seu prosseguimento ainda através de entrevista e aplicação de questionário com os professores que atuam na EJA e fazem o curso, na tentativa de perceber o que de fato tem significado para esses professores, não apenas os conhecimentos acessados nos sítios disponibilizados, mas nas disciplinas que estão cursando.

Instituição de fomento: CNPq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional

E-mail para contato: cinthia.jpv@gmail.com