60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 7. Meteorologia

ANÁLISE DA RADIAÇÃO SOLAR LÍQUIDA E DA CONCENTRAÇÃO DE VAPOR DE ÁGUA NUMA FLORESTA TROPICAL DE TRANSIÇÃO AMAZÔNICA-CERRADO NO NORTE DE MATO GROSSO

Stéfano Teixeira Silva1
Sérgio Roberto de Paulo1, 2

1. Grupo de Pesquisa em Física Ambiental - Departamento de Física/UFMT
2. Prof. Dr. /Orientador


INTRODUÇÃO:
Conforme é bastante conhecido, a região do Estado de Mato Grosso tem uma importância especial no que diz respeito à questão das mudanças climatológicas globais. Apesar de não contar com um parque industrial que contribua significativamente para a adição de gás carbônico na atmosfera, as queimadas no estado se constituem numa respeitável taxa de conversão de carbono sólido vegetal em CO2, além do que - e talvez este seja o fator principal - a ocupação humana no estado tem convertido em grande escala regiões de floresta em regiões de plantio e criação de gado. Os impactos desse tipo de conversão sobre as condições ambientais são, ainda, quase que totalmente desconhecidos. Em particular, a influência antrópica pode representar uma forte mudança sobre as condições termodinâmicas da região, dessa forma, estudar as variáveis micrometeorológicas dessa região é de suma importância para entendermos o quanto os impactos já causados pelo homem influenciam na dinâmica climática da mesma e o que isso poderá causar no futuro. O objetivo principal da pesquisa foi analisar dados micrometeorológicos (Radiação solar líquida (Rn) (radiação incidente – ondas curtas - menos radiação reemitida – ondas longas) e concentração de vapor de água no ar ([H2O])) e verificar sua variação interanual.

METODOLOGIA:
O estudo foi desenvolvido em uma área plana localizada a aproximadamente 50 km NE de Sinop, Norte de Mato Grosso, Brasil (11°24,75S: 55°19,50W), com floresta madura e intacta, seletivamente escolhida. Foi instalado um sistema de correlação de vórtices turbulentos a 40 metros em uma torre base que efetuava as médias e flutuações das duas variáveis. Para tal, utilizou-se de um anemômetro–termômetro sônico tridimensional, de resposta rápida (10Hz) para medir as componentes (x,y,z) da velocidade do vento e a temperatura; um analisador infravermelho de gases, baseado no sistema adotado pela Divisão de Difusão de Turbulência Atmosférica (NOAA – ATDD), que opera a uma freqüência de 10Hz e a uma sensibilidade de 0,5 µmol.m-3 para o vapor d’água (H2O). Os sensores fazem a medida dos dados, fornecendo valores em tensão que é convertida em densidade e multiplicada pela constante de calibração. Os dados são computados e armazenados num datalogger (CR 5000, Campbell Scientific) com médias de 30 minutos. Para a análise, considerou-se as médias horárias para cada mês, selecionando alguns horários. Então, dispôs-se as variáveis em uma série temporal onde foram analisadas através do método de Regressão Linear simples.

RESULTADOS:
Foram analisados dados disponíveis desde 1999, quando a primeira torre (Sinop) entrou em operação, até o ano de 2003. Esses dados se encontram disponíveis em planilhas do Excel juntamente com outras variáveis dispostos em colunas. Os dados referentes ao Rn e [H2O] foram extraídos dessas planilhas e colocados em planilhas exclusivas, juntando dados que se encontrava em planilhas separadas mês a mês. Em seguida, fez-se a “limpeza” dos dados, excluindo-se aqueles que correspondiam a valores absurdos (que normalmente estão presentes nas planilhas devido a épocas de mau funcionamento dos equipamentos). Posteriormente, foram feitas médias mensais das duas variáveis estudadas para cada hora do dia. Para o Rn foram analisados dados de 3 em 3 horas (06:00 h às 18:00 h) do ciclo diurno das médias horárias de cada mês e depois fez-se a regressão linear para cada horário; para a concentração de vapor d’água foram analisados dados de 4 em 4 horas (00:00 horas às 20: horas) e também fez-se a regressão linear para cada horário. Os resultados foram dispostos em gráficos de dispersão que, em sua maioria, apresentaram regressões lineares cujos coeficientes angulares não foram estatisticamente significativos, exceto para o horário das 09:00 h para o Rn.

CONCLUSÕES:
A partir das análises estatísticas para os horários estudados (tanto do saldo de radiação solar quanto da concentração de vapor de água) não se evidenciou uma variação interanual significativa da reta que ajusta os pontos, e o fechamento da análise apresentou resultados satisfatórios e condizentes. A única reta discriminante das demais aconteceu no horário de 09:00 h para o Rn, possivelmente isso pode ter acontecido pelo excesso de nuvens nesse horário. Verificou-se também que as maiores concentrações de vapor de água aconteceram no ciclo noturno.

Instituição de fomento: Cnpq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Radiação Solar Líquida, Concentração de Vapor de Água, Variação Interanual

E-mail para contato: silva.stefano@hotmail.com