60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 1. Documentação e Informação Científica

BANDAS (IN)DEPENDENTES DA INTERNET

Carlos Henrique Santos1, 4
Gisele Ferrer1, 4
Karla Rocha Lima1
Paula Veneroso2
Carlos Alberto Martins Netto3

1. Curso de Jornalismo, Centro Universitário Fieo - UNIFIEO, Osasco/SP
2. Professora / Co-Orientadora - Centro Universitário Fieo - UNIFIEO
3. Professor / Orientador - Centro Universitário Fieo - UNIFIEO


INTRODUÇÃO:
Nos últimos anos, com o grande desenvolvimento das tecnologias digitais, observamos um novo cenário musical tendo a internet como um facilitador na divulgação de músicas e bandas independentes (que não possuem vínculos com gravadoras). Diante da falta de registros atuais sobre o tema o objetivo do trabalho foi mostrar: (i) as ferramentas da internet que as bandas independentes utilizam para facilitar sua divulgação; (ii) o retorno desta divulgação; e, (iii) se as bandas divulgadas apenas via internet consideram este meio de comunicação suficiente para alcançarem a notoriedade no mercado fonográfico e se o definiram como único meio de divulgação.

METODOLOGIA:
Foram realizadas entrevistas com: jornalistas especializados em música: Gustavo Miller (OESP), Bruno Merlin e Rafael Nardini (free-lancers); bandas independentes: Altitude Zero, Firefriend, Julia Says, Macondo, Paletó em Brasília, Luisa Mandou um Beijo e Passageiro Sem Destino (todas com formação média de 8 anos, sendo uma de Recife/PE e demais de São Paulo/SP, indicadas por conhecidos ou escolhidas pela sua maior participação em sites de divulgação fonográfica); e, consumidores de música digital. Todas as entrevistas foram realizadas na cidade de São Paulo onde foram questionados sobre: o mercado fonográfico brasileiro e o atual cenário de bandas independentes, as ferramentas da internet que as bandas utilizam, o motivo de escolha da internet pelas bandas, o resultado de participação de uma banda no mercado fonográfico apenas com sua divulgação pela internet, as preferências do consumidor na aquisição de música pela internet, o interesse do consumidor por bandas independentes divulgadas apenas pela internet. Além das entrevistas realizou-se pesquisa bibliográfica e apenas artigos técnicos mais recentes foram encontrados, além de estatísticas sobre o cenário musical dos últimos dez anos levantados através da Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD) e Associação Brasileira de Música Independente (ABMI).

RESULTADOS:
Os jornalistas apontaram que as gravadoras dominavam o mercado fonográfico com a divulgação das bandas antes do grande crescimento da internet; o jornalismo e a crítica musical tiveram grandes mudanças com as novas práticas de consumo musical e expansão de bandas independentes e, o jornalista também não tem mais o seu papel único de divulgador, pois a internet ampliou este mercado. Os jornalistas e as bandas identificaram que as ferramentas da internet que mais se destacam na divulgação são sites, blogs, fotologs; a escolha e o gerenciamento das ferramentas são feitas pelas bandas. Foram identificados dois grandes sites de relacionamentos para a exclusiva divulgação de bandas, sendo estes gratuitos e de grande visibilidade no meio musical. As bandas não têm retorno com venda de músicas e o lucro é através de eventos ou shows contatados via sites; consideram a internet um meio de veiculação massiva de seu trabalho e não objetivam migrar a divulgação para gravadoras. Os consumidores têm preferências por músicas de bandas de gravadoras de cd´s, pois o custo via internet com a baixa ilegal é facilitada, mas muitos também encontram nas bandas independentes novas opções de estilos e músicas. Os documentos pesquisados demonstraram que as gravadoras estão perdendo o mercado, pois o faturamento que antes registrava altos índices hoje se apresenta em grande queda.

CONCLUSÕES:
Os blogs e os sites de relacionamentos são as ferramentas preferidas pelas bandas independentes que vêem estas ferramentas como mais eficientes e habituais para os usuários e produtores que fazem contatos para eventos, além de poderem mensurar, pelos contadores automáticos dos sites, a quantidade de interessados pela banda. Desta forma, as bandas independentes manifestaram interesse em manter a internet como seu principal meio de divulgação e visualizamos que, apesar destas não terem vínculos com gravadoras, a internet poderá ser mantida como meio prático e permanente de divulgação.



Palavras-chave:  Bandas Independentes, Música na internet, Sites de músicas

E-mail para contato: carloshenriq.santos@gmail.com