60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação

EDUCAÇÃO E CULTURA: DANÇAS TRADICIONAIS COMO FORMA DE EDUCAÇÃO DO CORPO

Maria Rita Silva Pereira1
Beleni Saléte Grando1

1. Universidade do Estado de Mato Grosso


INTRODUÇÃO:
O presente trabalho baseia-se em estudos realizados no Grupo de Pesquisa Corpo, Educação e Cultura, no Núcleo COEDUC/UNEMAT. Este grupo desenvolve pesquisas visando compreender como se constituem as identidades individuais e coletivas em Mato Grosso, tendo por referência as manifestações da cultura corporal regional, principalmente as transmitidas tradicionalmente. Das manifestações registradas e estudadas pelo grupo, as danças tradicionais são expressões mais significativas constituindo uma ampla possibilidade de aprendizagens. A dança é assim, compreendida como uma forma de manifestação de identidade dos jovens e uma das mais ricas estratégias para a integração destes ao contexto local e regional. As danças tradicionais são formas de expressão da cultura que cada grupo social recorre para manifestar sua identidade coletiva, e nisso, constitui-se como uma das formas das pessoas mais velhas repassarem/transmitirem suas experiências e características de viver coletivamente aos mais jovens. Para Mauss (1974) estas formas de manifestação da cultura se expressam nas técnicas corporais específicas que nos marcam desde o nascimento até a morte. Nele são inscritas as formas com as quais cada grupo social recorre para identificar suas formas de fazer, de interagir com o outro.

METODOLOGIA:
A metodologia utilizada para a efetivação da pesquisa sobre as danças populares foi a pesquisa participante. Recorremos para a coleta de dados sobre as danças tanto ao estudo da literatura específica quanto de visitas às casas e comunidades urbanas e rurais que conservam as tradições festivas onde ocorrem as danças tradicionais. Num segundo momento, realizamos oficinas com os acadêmicos do Curso de Licenciatura Plena em Educação Física-UNEMAT, e aplicamos questionários para analisar o conhecimento que estes tinham sobre as danças tradicionais e outras manifestações da cultura mato-grossense.Consideramos relevante este conteúdo para oficina, pois compreendemos a que por meio da dança o ser humano expressa seus sentimentos repassando através do corpo suas experiências e características de vida. E neste sentido a dança tem um papel fundamental no processo ensino-aprendizagem, pois ela “[...] educa a receptividade sensorial e suscita uns sentidos novos que poderemos chamar o sentido de ser e que não a compreensão psicológica da vivencia corporal, mas também uma experiência física”(BERGUE,1986, p.26).

RESULTADOS:
Na análise dos questionários que foram aplicados aos acadêmicos do curso de educação física, percebe-se que a maioria é natural de Mato Grosso, e que muitos conhecem as das danças tradicionais tendo como referências apenas as apresentações realizadas por grupos folclóricos, sendo poucos os que têm contato com estas em festas religiosas, isto é, não vivenciaram essas manifestações da cultura corporal tradicional. Ressaltando que quando os grupos de danças negam as outras pessoas à participação dessa atividade lúdico-corporal, impossibilitam a vivência das mesmas nesses e em outros espaços. Através das oficinas ministradas e compreendendo as danças tradicionais como parte da cultura corporal cacerense acredita-se que as vivências teórico-práticas proporcionadas durante a realização das oficinas possibilitarão que os futuros profissionais do curso de educação física venham trabalhar com este conteúdo, privilegiando a cultura local expressa por meio das danças tradicionais.

CONCLUSÕES:
A universidade é um espaço educacional que possibilita aos jovens, formas de se constituírem como sujeitos autônomos e integrados à sociedade na qual deverão assumir profissionalmente seus papeis sociais. Neste sentido, a dança neste contexto, como educação do corpo, pode ser uma das formas de educar estes jovens para o exercício da cidadania de forma consciente e responsável respeitando as características culturais locais. Este trabalho apresenta o resultado dos estudos das danças tradicionais como estratégia de educação intercultural que sensibiliza e valoriza a cultura corporal tradicional. Podemos concluir com este trabalho junto aos acadêmicos que é preciso preservar e valorizar as manifestações da cultura local cacerense e que através dessa valorização possamos incluir estas danças com seus contextos festivos tradicionais (religiosos) nas práticas da Educação Física na escola, contribuindo para que os alunos possam ampliar seus saberes e experiências com os saberes culturais relevantes para a identificação com o local que trás os sentidos e significados de suas própria cultura.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Danças Tradicionais, Educação, Cultura

E-mail para contato: mrill_silva@hotmail.com