F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 2. Direito Ambiental
A CONSIDERAÇÃO DO CRITÉRIO AMBIENTAL NA ESCOLHA DOS PATROCINADORES E EXPOSITORES DE UM EVENTO TURÍSTICO: O CASO DA FESTA NACIONAL DA UVA – RS
Gisele Silva Pereira1 Suzana Maria De Conto2 Josiane Pistorello3
1. Doutoranda no Department of Planning/Oxford Brookes University 2. Profa. no Departamento de Engenharia Química e no Mestrado em Turismo da UCS. 3. Acadêmica do curso de Engenharia Ambiental na UCS. Bolsista PIBIC-CNPq.
INTRODUÇÃO:Um evento turístico possui características de um empreendimento com operações bem definidas, na medida em que consome energia, água e demais recursos, gerando resíduos sólidos, emissões atmosféricas e efluentes líquidos. Dessa forma, percebe-se que os eventos turísticos também podem provocar impactos no meio ambiente. Para que um evento assuma sua responsabilidade ambiental, é preciso que o mesmo contabilize a variável ambiental em todas as fases de seu planejamento. De Conto (2004), ao examinar a responsabilidade ambiental dos eventos, destaca que os mesmos somente são considerados bem planejados à medida que contabilizarem os custos ambientais. A presente investigação tem por objetivo verificar a consideração do critério ambiental na escolha dos patrocinadores e expositores da Festa Nacional da Uva, realizada em 2006, na cidade de Caxias do Sul/RS. Estudos dessa natureza são importantes do ponto de vista ambiental, pois contribui para o pensar e o agir ambiental em eventos.METODOLOGIA:A coleta dos dados necessários ao estudo ocorreu no município de Caxias do Sul, no interior do Rio Grande do Sul. Os sujeitos escolhidos para a realização da entrevista foram o presidente, os dois vices-presidentes e os diretores das 15 comissões organizadoras da Festa Nacional da Uva, edição 2006. As perguntas que compõem o roteiro de entrevista relacionam-se: a) às práticas ambientais; b) a resíduos sólidos; c) à divulgação da Festa; d) aos expositores e patrocinadores; e) aos desfiles; f) as olimpíadas coloniais; g) à água; h) à energia e i) à água residuária (esgoto). Cabe destacar que para o presente estudo foram consideradas somente as questões ligadas aos expositores e patrocinadores da Festa.RESULTADOS:Ao examinar a distribuição de ocorrências e porcentagens de indicações dos sujeitos sobre a consideração do critério ambiental na escolha dos expositores, verifica-se que a informação “não foi pensado no assunto” possui 42,1% das indicações dos sujeitos, seguida das informações “não foi considerado” e “não soube informar” com 31,6% e 21% das indicações, respectivamente. Ao considerar-se a distribuição de ocorrências e porcentagens de indicações dos sujeitos sobre a consideração do critério ambiental na escolha dos patrocinadores, evidencia-se que as informações “não foi pensado no assunto” e “não foi considerado” representam 42,1% das indicações cada.CONCLUSÕES:Comparando tais resultados, conclui-se que o critério ambiental não foi pensado e tampouco considerado na escolha dos patrocinadores e expositores do Evento. Ao considerar a qualidade ambiental como um diferencial competitivo, é importante que os eventos direcionem seu olhar para a responsabilidade ambiental exercida pelos seus patrocinadores e expositores. Uma das formas de examinar a responsabilidade ambiental dos empreendimentos é verificar se os mesmos possuem uma política ambiental. Nesse sentido, é oportuno destacar que muitas organizações que patrocinam e expõem seus produtos na Festa possuem políticas ambientais. Diante disso, uma Festa, a exemplo de qualquer evento turístico, ao considerar o critério ambiental na escolha de seus patrocinadores e expositores, tem a oportunidade de melhorar sua imagem institucional de empreendimento que exerce sua responsabilidade ambiental.
Instituição de fomento: CAPES
Palavras-chave: Planejamento e gestão do turismo, Critério ambiental, Festa Nacional da Uva - RS
E-mail para contato: gspereira@brookes.ac.uk
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