60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 7. Meteorologia

ESTIMATIVA DE EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA EM UMA PASTAGEM MISTA NO MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DO LEVERGER-MT.

Ricardo Lara dos Santos1
Marcelo Sacardi Biudes1, 2
José de Souza Nogueira1, 3

1. Grupo de Pesquisa em Física Ambiental - Departamento de Física/UFMT
2. Prof. Dr. /Co-Orientador
3. Dr. /Orientador


INTRODUÇÃO:
A evapotranspiração de referência pode ser utilizada para diversos fins, tanto para dimensionamento de sistemas de irrigação, quanto para relacionar com a fenologia das plantas. Esse dado pode ser obtido de várias formas, sendo o método de Penman-Monteith definido como o método padrão da FAO e utilizado como referência em diversos estudos. O objetivo deste trabalho foi determinar a evapotranspiração de referência pelo método de Penman-Monteith em uma área de pastagem mista no município de Santo Antônio de Leverger-MT.

METODOLOGIA:
O estudo foi realizado em uma área de pastagem mista composta por capim Tanzânia (Panicum maximum jacq), capim Brachiara humidicola; capim carona (Elyonurus muticus) na Fazenda Experimental da Universidade Federal de Mato Grosso no município de Santo Antônio do Leverger-MT, com coordenadas geográficas de 15º47’11” S e 56º04’47” O e altitude de 95,1m. O método de Penman-Monteith foi utilizado para determinar a evapotranspiração de referência, utilizando de medidas de saldo de radiação, fluxo de calor no solo, temperatura do ar e pressão de vapor d’água em um mastro de 4 m de altura.

RESULTADOS:
Com os resultados obtidos da evapotranspiração de referência pelo método de Penman Monteith (PM), foi possível observar que os valores médios diários oscilaram entre 3,2 mm/dia a 4,6 mm/dia, verificando-se que o método de PM se adapta bem a região. HENRIQUE (2006), em Campina Grande-PB, encontrou valores da EToPM que foram aproximadamente 3,5 mm/dia. Obteve-se, neste trabalho, regressão linear r2 = 0,6955 para a pastagem. Observa-se, ainda, que no período Seco os valores da EToPM tiveram variação de 2,7 mm/dia a 3,8mm/dia. Sendo a maior parte da radiação líquida destinada ao aquecimento do ar, havendo aumento no fluxo de calor sensível. No período intermediário seco/chuvoso (ISC) a EToPM foi aproximadamente 3,5 mm/dia; no período chuvoso/seco (ICS) houve variação 3,2 mm/dia a 4,0 mm/dia. Variações bastante significativas devido a transição entre os períodos chuvoso e seco. Os resultados encontrados neste trabalho foram satisfatórios para os períodos analisados em comparação com HENRIQUE (2006).

CONCLUSÕES:
Pelos resultados obtidos pode-se concluir que, para o município de Santo Antônio do Leverger - MT, o modelo Penman- Monteith apresentou alta significância, e é um método eficiente o qual se adapta bem a região.

Instituição de fomento: CNPq

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Penman Monteith FAO, Evapotranspiração de Referência

E-mail para contato: ricainho@gmail.com