60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental

ASPECTOS MULTIDISCIPLINARES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ESPAÇO ESCOLAR: EXPERIÊNCIA EM FORMAÇÃO CONTINUADA DE AGENTES DE SAÚDE E PROFESSORES EM BENEVIDES (PA)

Jime Rodrigues Ribeiro1
Selma Solange Monteiro Santos1
Talita Salomão de Oliveira1
Davis Castro dos Santos2
Waterloo Napoleão de Lima3
Gilmar Wanzeller Siqueira4

1. Departamento de Engenharia Ambiental (UEPA)
2. Departamento de Ciências Naturais (UEPA)
3. Prof. Dr. Departamento de Engenharia Ambiental – UEPA
4. Prof. Dr. Departamento de Engenharia Ambiental – UEPA - Orientador


INTRODUÇÃO:
Campanhas educativas são fundamentais para articular ações de educação ambiental à formação continuada de profissionais para reafirmação da cidadania. Este projeto fez parte do Programa Campus Avançado 2007, da Pró-reitoria de Extensão (PROEX-UEPA) e promoveu uma campanha de sensibilização sócio-ambiental no município de Benevides, oportunizando a difusão, aperfeiçoamento e reconstrução de conhecimentos e informações relacionadas às problemáticas ambientais, saúde humana e qualidade de vida, as quais além de servirem para o ambiente de trabalho dos profissionais envolvidos os orientaram a cerca da importância da conservação do meio ambiente, por meio de ações e práticas de educação ambiental não-formal.

METODOLOGIA:
As ações foram desenvolvidas com 30 agentes de saúde e 5 professores da educação básica e fundamental do município. Tais profissionais são estratégicos, pois trabalham no cotidiano com a divulgação de informações ao resto da comunidade, sendo, portanto essencial serem treinados como agentes multiplicadores. Para isto, as ações foram desenvolvidas por meio de palestras, oficinas e grupos de discussões com as temáticas de: doenças de veiculação hídrica e higiene pessoal; resíduos sólidos e doenças; problemas ambientais globais (efeito estufa e destruição da camada de ozônio); reaproveitamento de resíduos, artesanato; religião, arte e meio ambiente.

RESULTADOS:
Os resultados evidenciaram que 89% dos participantes citaram de extrema importância o curso de doenças de veiculação hídrica, por ser a área de atuação da maioria dos profissionais envolvidos. A carência de informações técnicas aprofundadas sobre resíduos sólidos e problemas ambientais globais levou 87% dos participantes considerarem como novos os conhecimentos adquiridos nesses cursos. Os trabalhos de reaproveitamento de resíduos foram bastante aproveitados por 93% dos participantes, pois independentemente da profissão, o uso de dinâmicas e confecção de objetos com materiais do cotidiano foram consideradas ótimas alternativas didáticas para estimular a criatividade de todos. A oficina de religião e meio ambientes foi apontada por 85% dos participantes, também pelo seu dinamismo. Merece destaque também o trabalho dos ministrantes que foi ressaltado por todos. Dos participantes, 95% relataram à carência de atividades desse cunho no município e todos as consideraram importantes para a participação efetiva da comunidade na modificação de alguns problemas sócio-ambientais da cidade e reconheceram a sua responsabilidade como agentes multiplicadores de tais ações. Algumas concepções, como da reciclagem ser a única forma de aproveitar o lixo, foram revistas com o trabalho desenvolvido.

CONCLUSÕES:
O sucesso deste trabalho incentiva o grupo a agendar novas ações voltadas à formação continuada de profissionais, na perspectiva de propiciar e atualizar conhecimentos em educação, saúde e meio ambiente, oportunizando uma compreensão crítica e global do ambiente para elucidar valores e desenvolver atitudes que lhes permitam adotar uma posição consciente e participativa a respeito das questões relacionadas à conservação e adequada utilização dos recursos para a melhoria da qualidade de vida.

Instituição de fomento: Pró-reitoria de Extensão- PROEX/UEPA



Palavras-chave:  educação ambiental, campanha educativa, sensibilização

E-mail para contato: jime.memmy@gmail.com