60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 5. Economia Internacional

A TRILOGIA DA GESTÃO

waleria teixeira macaciel1
WANDA MARIA GOMES CRUZ1

1. UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE


INTRODUÇÃO:
Conceitua os três vértices que fazem parte do processo de gestão de pessoas consagrada por autores renomados. Articula um modelo de gestão baseado em Coaching, Feedback e Mentoring. Destaca sua usabilidade em algumas empresas dentro de um modelo de análise de desempenho. Apresenta uma proposta das autoras visando demonstrar uma idéia clara, objetiva e consistente do que está envolvido nas práticas destes vértices.

METODOLOGIA:
Para que os objetivos do presente estudo fossem alcançados, utilizaram-se os seguintes princípios metodológicos: *Revisão de literatura tendo como finalidade: - Analisar o método Dominância Cerebral, pois conhecendo o liderado, o Coach poderá efetuar seu trabalho de uma forma mais direta e também alcançar melhores resultados; - Estudar os quatro níveis de maturidade no processo de coaching que o indivíduo possui para assumir a responsabilidade pela meta e a motivação que ele tem para querer atingí-la; - Avaliar o desempenho do liderado através de sessões do processo de feedback (acompanhamento), estabelecendo um verdadeiro follow-up de suas metas; e - Apresentar uma proposta para definir os três vértices fundamentais na gestão de pessoas. * A partir de um estudo comparativo, foram observados os seguintes aspectos: - O processo de feedback, deverá está embasado numa cultura de excelência do critério de liderança da Fundação do Prêmio Nacional de Qualidade (FPNQ); - É necessário definir indicadores, para que se possa avaliar se o programa de mentoring aplicado na empresa obteve sucesso; e - Considera-se de igual importância, na gestão de pessoas, a aplicabilidade dos três conceitos descritos neste trabalho: Coaching, Feedback e Mentoring.

RESULTADOS:
Com o desenvolvimento do presente trabalho, pôde-se observar que a liderança eficaz exige a conexão de atributos (quem são os líderes e o que sabem e fazem) e resultados. Tantos os atributos como os resultados são imprescindíveis para a eficácia da liderança, pois os resultados para os liderados aumentam o capital humano. Verificou-se que um dos critérios na busca da excelência em gestão é a orientação para os resultados, esta prática destaca o compromisso com a obtenção de resultados que atendam, de forma harmônica e balanceada, às necessidades de todas as partes interessadas na organização. Este processo de feedback em gestão de pessoas tem por objetivo uma orientação para que os resultados sejam alcançados. As metodologias citadas (coaching, feedback e mentoring) abordam as atitudes, as habilidades, ações e processos a serem desempenhadas pelas pessoas. A valorização das pessoas, também é um dos critérios na busca da excelência em gestão. Este critério busca a compreensão de que o desempenho da organização depende da capacitação, motivação e bem-estar da força de trabalho e da criação de um ambiente de trabalho propício à participação e ao desenvolvimento das pessoas.

CONCLUSÕES:
Conclui-se que a Trilogia da Gestão é uma verdadeira parceria que conduz para um nível profundo de crenças, valores e visão e que na verdade capacita os atores a um processo da descoberta, definição de objeto e passos específicos da ação, assim como da realização de resultados positivos. Tal parceria produz resultados consistentes e reais para todas as partes envolvidas. Processo este, em que os três vértices de sustentação do modelo de gestão, o coaching, feedback e mentoring, são orientados pelas pessoas e pelos planos estratégicos e pelos clientes. Verificou-se também, que a gestão de pessoas é um fator-chave de diferenciação, ou melhor, um ator-chave de extrema importância para o cenário empresarial. O diferencial de uma empresa para outra consiste no perfil das pessoas que fazem parte deste cenário. É necessário atuar para que os liderados cresçam na empresa desenvolvendo habilidades e competências usando um modelo de análise de desempenho.



Palavras-chave:  COACHING, FEEDBACK, MENTORING

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