60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)

PROGRAMA LEM: TOCAR E CANTAR: UM PROCESSO MÚSICO-FORMATIVO NA PEDAGOGIA/UFSM

Aruna Noal Correa1
Cláudia Ribeiro Bellochio1, 2

1. PPGE / Universidade Federal de Santa Maria
2. Profa. Dra. - Orientadora


INTRODUÇÃO:
O presente estudo, vinculado ao PPGE/UFSM e ao grupo de pesquisa sobre Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical (FAPEM), aborda como temática a formação inicial de professores voltada ao processo músico-formativo no curso de Pedagogia/UFSM. A formação musical e pedagógico-musical oferecida neste curso de formação unidocente levou-me a pesquisar sobre o "Programa LEM: Tocar e Cantar". Esse oferece oficinas de música extracurricularmente à acadêmicos do Curso em questão, complementando a formação musical construída em duas disciplinas. Objetivou-se investigar o Programa na constituição da formação musical e pedagógico-musical de professoras unidocentes sob o ponto de vista de alunas e ex-alunas da Pedagogia, procurando conhecer suas concepções, contribuições e mapear as necessidades formativas musicais levantadas a partir de suas narrativas. A pesquisa realizou-se em sessões de entrevistas individuais e uma sessão coletiva. Os dados revelam o caráter formativo complementar destas oficinas para a formação musical inicial das unidocentes, contribuindo para a segurança e tomada de alternativas para o trabalho com música na escola. Ainda, aponta-se que iniciativas como estas devem ser incentivadas na formação do unidocente.

METODOLOGIA:
A pesquisa constituiu-se através de um estudo qualitativo, principalmente pela necessidade de obter dados sobre as experiências em educação musical de oito oficinandas vinculadas ao curso de Pedagogia/UFSM, junto ao "Programa LEM: Tocar e Cantar". O método de pesquisa foi o estudo intrínseco de caso (STAKE, 1999) em função deste ser um Programa pioneiro na formação musical e pedagógico-musical inicial de unidocentes. Utilizaram-se como instrumentos de coleta sessões de entrevistas semi-estruturadas, sendo realizadas primeiramente oito entrevistas individuais (EI) gravadas em áudio, e uma de entrevista em grupo (EG), gravada em áudio e vídeo. Ainda a pesquisadora manteve um Diário de Campo com anotações pessoais sobre o desenvolvimento da pesquisa. A análise dos dados ocorreu concomitantemente à coleta dos mesmos mantendo-se o anonimato das entrevistadas através de nomes fictícios sugeridos por estas. Transcritas literalmente (ROSA E ARNOLDI, 2006) as entrevistas individuais resultaram na organização de pautas descritivas, facilitando a sua visualização. A análise interativa (LAVILLE E DIONNE, 1999) dos dados, deveu-se principalmente as categorias, que registradas à priori não se mantiveram fixas, sendo construídas e reconstruídas no decorrer da análise destes.

RESULTADOS:
A investigação identificou que o "Programa LEM: Tocar e Cantar", que contempla atualmente oito oficinas de música, proporciona um espaço músico-formativo que possibilita as alunas e ex-alunas da Pedagogia/UFSM formação musical e pedagógico-musical complementar a construída durante as disciplinas do currículo da Pedagogia. Verificou-se ainda, que as necessidades formativas musicais motivam as oficinandas a ingressarem nestas oficinas oferecidas, geralmente relacionando-se ao gosto pela música e as experiências positivas com música, anteriores a graduação. Verificou-se que as oficinas constituíram-se em espaço de crescimento quanto aos conhecimentos musicais e pedagógico-musicais, o que viabiliza que as mesmas possuam maior segurança para o trabalho com música na escola, permitindo a construção de novas alternativas que embasem as práticas educativas musicais no espaço escolar. No que tange a relação entre unidocência e educação musical, as oficinas de música do "Programa LEM: Tocar e Cantar" construíram junto a estas unidocentes uma visão sobre o trabalho com música na escola, que permite a efetivação de práticas musicais diferenciadas dentro destes espaços.

CONCLUSÕES:
A pesquisa demonstrou o crescimento das oficinandas durante o processo formativo disciplinar e complementar oferecido nas oficinas de música do Programa LEM. Identificou-se a segurança adquirida para o trabalho com música, a necessidade de comprometimento com este na escola e a complementaridade que representam estas oficinas de música para o processo músico-formativo inicial de unidocentes. Quanto aos objetivos propostos por esta pesquisa, com relação às concepções estabeleceu-se nítida diferenciação entre a compreensão sobre os conhecimentos musicais e pedagógico-musicais e os objetivos do "Programa LEM: Tocar e Cantar". Em relação às contribuições é inegável seu caráter complementar durante as narrativas, e no que tange as necessidades formativas, algumas das expostas foram: participar destas oficinas durante a graduação, se possível desde seu segundo semestre, aprender a tocar um instrumento musical e participar de mais de uma oficina de música oferecida por este Programa durante a graduação. Ao final, salienta-se que as vivências musicais e pedagógico-musicais junto a estas oficinas têm influenciado inúmeras iniciativas dentro das escolas e que práticas como estas, devem ser efetivadas na formação inicial de unidocentes, prinicipalmente em cursos de Pedagogia.

Instituição de fomento: DS/CAPES



Palavras-chave:  Educação Musical, Formação inicial de professores, Oficina de música

E-mail para contato: arunanoal@hotmail.com