60ª Reunião Anual da SBPC




D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 2. Enfermagem de Saúde Pública

ESTUDO COMPARATIVO DA PRESSÃO ARTERIAL E DA GLICEMIA CAPILAR ENTRE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS E IDOSOS PERTENCENTES A UM GRUPO DE TERCEIRA IDADE- PARTE 1: PERFIL DOS IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS

Patrícia Leite de Oliveira Belém1
Rafaella Queiroga Souto1
Fabíola de Araújo Leite Medeiros2

1. Acadêmicas de Enfermagem/UEPB
2. Prof. Ms. - Departamento de enfermagem/UEPB- Orientador(a)


INTRODUÇÃO:
A busca pelo controle e manutenção de um envelhecimento saudável tem sido alvo de pesquisas devido a explosão mundial da população idosa. Esse aumento é atribuido à melhoria na qualidade de vida, e ao fenômeno conhecido como transição epidemiológica, onde há um maior controle das doenças infecto-contagiosas e, a medida em que o mundo envelhece, prevalecem as doenças crônico-degenerativas. Entre essas enfermidades estão a Hipertensão Arterial Sistemica (HAS) e o Diebetes Mellitus (DM), importantes causas de incapacidade e mortalidade na terceira idade. Levando em consideração o impacto econômico, social e demográfico que acarreta a mudança epidemiológica, urge a adequação dos sistemas de saúde em termos de acesso, atendimento e de estimulação/manutenção da vida para atender à população. Neste contexto, nosso estudo teve como objetivo investigar os valores pressóricos e de glicemia capilar entre idosos institucionalizados, detectando os riscos potenciais para ocorrência de hipertensão e de diabetes e promovendo o controle contínuo com o grupo investigado. Posteriormente, na segunda parte da pesquisa, será analisado o perfil de um grupo de terceira idade, tendo os achados comparados de acordo com a condição de institucionalizados ou não.

METODOLOGIA:
Trata-se de um estudo exploratório, descritivo com abordagem quanti-qualitativa. Compreende ainda uma pesquisa-ação, método estratégico onde, além de detectar agravos, há intervenção dos pesquisadores. A amostra foi constituída de 40 idosos residentes numa instituição asilar do município de Campina Grande/PB, tendo como critérios de participação: idade igual ou superior a 60 anos, ser consciente dos objetivos e por voluntariedade assinarem o termo de consentimento livre e esclarecido de acordo com a Resolução 196/96. Utilizou-se entrevista com questionário estruturado para coleta de dados socioeconômicos, e registro dos valores pressóricos e de glicemia capilar dos participantes, os quais foram aferidos semanalmente entre os meses de agosto a dezembro de 2007. Os dados foram analisados e distribuídos em freqüências e médias aritméticas, que nortearam as discussões pertinentes aos objetivos desse estudo. Foi utilizada a classificação do Ministério da Saúde para diagnóstico da HAS e DM. Para a promoção da saúde foram realizados momentos educativos através de palestras a cerca da prevenção e controle dessas enfermidades, estímulando a dieta balanciada, a atividade fisica e o lazer, entre outros assuntos de interesse do grupo.

RESULTADOS:
Constatou-se nesse estudo a prevalência do sexo feminino entre os idosos institucionalizados (62,5%). Quanto à idade, a maioria, está entre 81 e 90 anos (35%). Houve diferença significativa na relação sexo-idade, com maior incidência masculina na faixa entre 60 e 70 anos (46,67%) e feminina entre 81 e 90 anos (40%). Referindo-se ao estado civil e existência de filhos, fatores condicionantes para a institucionalização, verificamos que: são solteiros (47,5%), negam ter filhos (55%). Tendo em vista que o grau de escolaridade influencia no auto-cuidado e controle da doença crônica, preocupou-nos o alto índice de analfabetismo (62,5%). O tabagismo apresenta-se como fator de risco, fumam ou já fumaram (42,5%). Não praticam atividades físicas (92,5%). Revelou-se que boa parte da amostra não sabe sobre a condição de diabético ou de hipertenso (25%). Em relação aos níveis pressóricos, embora, estejam dentro dos valores considerados normais (67,5%), devemos atentar-nos para os que demonstram oscilações (32,5%). Esta ocorrência pode ser justificada por fatores como: falta de orientação adequada, ineficácia ou inexistência do tratamento farmacológico, entre outros. Quanto à glicemia capilar, demonstraram perfil duvidoso ou alterado (40%).

CONCLUSÕES:
Entre os parâmetros avaliados identificou-se que a faixa etária prevalente constitui um grupo mais limitado quanto ao auto-cuidado. A amostra foi considerada como grupo de risco para Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica, devido ao índice significativo de tabagismo e sedentarismo. Esses fatores se agravam quando associados à questão de que a idade, um fator irreversível, pode favorecer o aparecimento de doenças crônicas. Quanto aos índices de pressão arterial e glicemia capilar, a maioria se enquadrou dentro da normalidade indicada pelo Ministério da Saúde, chamando atenção às oscilações e possíveis causas. A diferença nos níveis pressóricos entre os gêneros é atribuída à maior aderência feminina à prevenção e tratamento. Percebe-se a importância da informação e supervisão adequada por parte dos profissionais de saúde para controle das doenças crônico-degenerativas. Para a segunda parte do nosso estudo, planejamos a comparação dos achados dos idosos institucionalizados com os achados dos idosos pertencentes a um grupo de terceira idade que convivem com a família, analisando a interferência do ambiente em que se vive nas enfermidades estudadas

Instituição de fomento: PROINCI-UEPB

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Idoso, Hipertensão Arterial, Diabetes Mellitus

E-mail para contato: pathybelem@gmail.com