60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem

(RE)PENSANDO A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS ESTATÍSTICOS POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: UMA ANÁLISE PRELIMINAR

Everton José Goldoni Estevam1
Monica Fürkotter2, 3

1. Mestrado em Educação/FCT/UNESP - Universidade Estadual Paulista
2. Depto. de Mat., Estat. e Comp./FCT/UNESP - Universidade Estadual Paulista
3. Prof. Dr./Orientadora


INTRODUÇÃO:
As mudanças ocorridas na sociedade, provocadas pela tecnologia, exigem mudanças na educação. Atualmente, estar alfabetizado supõe, além da leitura e escrita, habilidade para leitura e interpretação de dados de forma contextualizada. Essa demanda originou o bloco de conteúdos Tratamento da Informação nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a atual Proposta Curricular do Estado de São Paulo (PCSP) destaca que os conteúdos desse bloco são meios para a formação integral dos alunos. É nesse contexto que encontramos a Educação Estatística, que discute a aprendizagem de conteúdos estatísticos e o desenvolvimento da capacidade de descrever e interpretar a realidade por meio do conhecimento matemático. Entretanto, avaliações realizadas demonstram que os alunos têm domínio insuficiente desses conteúdos, competências e habilidades, desejáveis para seu nível de ensino. Nessa perspectiva, desenvolvemos uma pesquisa cujo objetivo é criar uma seqüência didática adequada à construção de conceitos estatísticos e ao desenvolvimento de competências e habilidades desejáveis a alunos da 8ª série do ensino fundamental, com o auxílio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), visando aprimorar o ensino e a aprendizagem de conteúdos estatísticos, indispensáveis para a formação do aluno.

METODOLOGIA:
Os sujeitos da pesquisa serão alunos de oitava série do Ensino Fundamental participantes das Oficinas de Experiências Matemáticas do programa Escola em Tempo Integral, que objetiva a abordagem de conceitos matemáticos por meio de metodologias diferenciadas e inovadoras. Realizamos um levantamento dos conceitos, competências e habilidades desejáveis a alunos desse nível, a partir dos PCN e da PCSP para o Ensino Fundamental, e uma análise das questões do Saresp 2007 em relação a esses aspectos. Os resultados obtidos por alunos da 8ª. série dessa escola nessa avaliação devem apontar as dificuldades por eles encontradas e serão referência para uma atividade diagnóstica à qual serão submetidos os atuais alunos da 8ª. série. Tal avaliação será o ponto de partida para a criação de uma seqüência didática que permita abordar os conteúdos estatísticos apresentados nos referidos documentos, utilizando as TIC como ferramentas catalizadoras de mudança paradigmática e possível melhoria de desempenho na aprendizagem dos alunos no contexto da Educação Estatística. O desempenho dos atuais alunos no conjunto de atividades que compõem a seqüência didática será analisado à luz de pesquisas recentes sobre as diferentes abordagens das TIC na educação e a aprendizagem de conceitos.

RESULTADOS:
Por se tratar de uma pesquisa vinculada a um programa de pós-graduação – mestrado, e iniciada recentemente, os resultados são parciais. Uma análise preliminar dos PCN e da Proposta Curricular do Estado de São Paulo permitiu mapear os conteúdos que devem ser trabalhados no Ciclo II do Ensino Fundamental. Tais conteúdos são meios para a formação dos alunos e para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas, principalmente, ao eixo argumentação/decisão. Uma análise preliminar do Saresp 2007 revela questões que abordaram o seguinte: interpretação de informações apresentadas em tabelas; interpretação de percentuais apresentados por meio de gráficos de setores (pizza) e barras; interpretação de freqüência acumulada em gráficos de colunas; interpretação de informações apresentadas em gráficos de linhas; estabelecimento de correspondência entre gráficos de colunas simples e tabelas de dupla entrada; determinação de intervalos e amplitudes de classes contínuas a partir de dados discretos; interpretação de tabelas com intervalos contínuos; cálculo de média aritmética; e cálculo e indicação de probabilidade (razão) de um evento equiprovável. Quanto ao desempenho dos alunos de 8ª. série do EF, constatamos que, em média, o índice de acerto encontra-se em torno de 50%.

CONCLUSÕES:
A Proposta Curricular do Estado de São Paulo, fundamentada em três eixos norteadores para o desenvolvimento de competências, sendo, expressão/compreensão, argumentação/decisão e contextualização/abstração, atribui significativa importância à Estatística na formação escolar, considerando que sua utilização viabiliza o desenvolvimento da interpretação, reflexão e aplicação de conceitos matemáticos ao cotidiano, tornando esta ciência mais significativa e próxima do aprendiz. Além disso, salienta que a representação de dados e o Tratamento da Informação podem abrir espaço para a incorporação crítica das Tecnologias de Informação e Comunicação no ensino. A análise das questões do Saresp 2007 evidencia índices críticos de desempenho dos alunos nas questões relacionadas à Estatística e pode apontar os conceitos nos quais os alunos apresentam dificuldade de aprendizagem. Acreditamos que essa pesquisa, ao propor e analisar uma seqüência didática apoiada no uso das TIC, atende plenamente ao exposto na proposta e pode possibilitar significativo aprimoramento na aprendizagem, na medida em que tanto a estatística quanto a tecnologia inserem-se no ensino com o intuito de possibilitar o desenvolvimento crítico, autônomo e significativo do indivíduo, exigência da sociedade contemporânea.



Palavras-chave:  Educação Estatística, Saresp, Seqüência Didática

E-mail para contato: everton@dracena.unesp.br