60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial

PIT E ANEIS: ANÁLISE QUALITATIVA DE ALTERNATIVAS PARA O ENRIQUECIMENTO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM CARACTERÍSTICAS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO.

Renata Gomes Camargo4
Soraia Napoleão Freitas5
Bárbara Martins de Lima Delpretto3
Priscila Fonseca da Silva6
Anelise dos Santos da Costa4
Tatiane Negrini3

3. Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graducação em Educação/UFSM.
4. Acadêmica do Curso de Graduação em Educação Especial/UFSM.
5. Coord. do Projeto de Extensão Prof. Drª do Departamento de Ed. Especial/UFSM.
6. Acadêmica do Curso de Graduação de Pedagogia/UFSM


INTRODUÇÃO:
Dentro da atuação da Educação Especial, podemos encontrar estudos e discussões a respeito da temática das Altas Habilidades, que segundo a definição encontrada no MEC, pode ser identificada em mais de uma área de conhecimento e não em necessariamente uma única. Neste contexto, encontra-se o trabalho desenvolvido pelo Projeto de Extensão “PIT – Programa de Incentivo ao Talento”, desenvolvido pelo grupo de pesquisa GPESP “Educação Especial: Interação e Inclusão Social”, do curso de Educação Especial, da Universidade Federal de Santa Maria. Fora do Brasil, uma outra iniciativa nesta área é realizada pela associação portuguesa “ANEIS- Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação”, que oferece aos sujeitos identificados como com características de altas habilidades, um atendimento semelhante ao oferecido pelo PIT. O objetivo desta análise qualitativa, portanto, se propõe a elucidar minha experiência como participante do PIT no Brasil, e a oportunidade de conhecer o trabalho realizado em Portugal através de um intercâmbio realizado no referido país, no segundo semestre de 2007, no qual por meio de uma disciplina de observação educacional, pude vivenciar o trabalho realizado pela ANEIS.

METODOLOGIA:
Através do trabalho que observei em Portugal na ANEIS e realizei no PIT, projeto de extensão do qual participo no Brasil, pude perceber que, apesar de ambos as propostas acontecerem em locais, contextos e com pessoas distintas, suas práticas são bastante semelhantes, pois utilizam os mesmos pesquisadores para dar suporte as suas ações pedagógicas, sendo eles, principalmente, o psicólogo Joseph Renzulli, e suas pesquisas quanto ao atendimento de crianças com altas habilidades, e a brasileira Zenita Guenter, fundadora de em centro de atendimento para crianças com as mesmas características em Minas Gerais. Ambos oportunizam as crianças atividades de enriquecimento escolar, sendo que no Brasil subdividem-se em três fases, primeiramente com atividades exploratórias e depois com atividades mais específicas, já em Portugal as crianças estão em um grupo único, e participam de atividades dos três tipos, que acontecem alternadamente. No PIT as atividades são elaboradas por acadêmicas do curso de Educação Especial e quatro educadoras especiais, além de uma doutora; na ANEIS, esse trabalho é feito por uma psicóloga. Nestes encontros são realizados oficinas de áreas específicas, como por exemplo, um workshop que aconteceu em três sessões da ANEIS, com uma enfermeira, sobre primeiros socorros.

RESULTADOS:
É bastante interessante e enriquecedor conhecer e observar uma outra instituição que trabalha com o mesmo tipo de atendimento extra-escolar, caso da ANEIS. Neste estabelecimento a psicóloga responsável pelo atendimento dos alunos superdotados que prepara e coordena as atividades e creio que, numa análise qualitativa, seriam necessárias mais pessoas que auxiliassem na dinamização do trabalho por meio de atuação como monitores nas sessões das ANEIS, para que o atendimento fosse direcionado e especializado, atento as características individuais de cada aluno, como ocorre no PIT, fazendo com que as necessidades dos alunos fossem melhor sanadas. Também, a troca de experiências, através de conversas com os participantes do projeto em Portugal, me possibilitou ter uma outra visão do projeto no Brasil, aproveitando algumas dicas e possibilidades diferenciadas sugeridas de modo a realizar, após esta experiência, uma troca e reflexão de experiências bastante ricas, viáveis e propícias.

CONCLUSÕES:
Após o término do período de intercâmbio realizado na Universidade de Coimbra, na cidade de Coimbra em Portugal, especialmente, a observação na Associação Nacional para o Estudo e Intervenção na Sobredotação e, agora de volta ao Brasil e iniciando, também, as atividades do ano de 2008 no Programa de Incentivo ao Talento posso dizer que foi muito válida a oportunidade de estar em contato com uma outra realidade do trabalho do qual participo aqui, principalmente pelas novas idéias que surgiram durante esse período, que pretendo propor para implementação no PIT. Creio ser importante essa troca de experiências e os contatos que ficaram para que, a partir destes tanto aqui, como em Portugal possamos estar sempre aprimorando e inovando nosso trabalho, aproveitando as qualidades e práticas eficazes de cada um.

Instituição de fomento: Projeto de extensão desenvolvido com o auxílio do FIEX.



Palavras-chave:  Altas Habilidades/Superdotação, Educação Especial, Programa de Enriquecimento

E-mail para contato: re_kmargo@hotmail.com