60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia

ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE (APPS) NO MUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL (RS)

Jaqueline Renata Schlindwein1
Siclério Ahlert2
Ivanira Falcade2

1. UCS - Departamento de História e Geografia - Bolsista
2. UCS - Departamento de História e Geografia - Orientador/Pesquisador


INTRODUÇÃO:
As APPs são de grande importância para a preservação dos ecossistemas. Elas protegem as margens da erosão e evitam o assoreamento do sistema hídrico, aumentam a capacidade de infiltração de água nos solos diminuindo os efeitos da estiagem, estabilizam as curvas dos rios proporcionando obstáculos naturais e contribuindo para diminuir a velocidade da água nas enchentes. Nas áreas rurais, as APPs diminuem a contaminação da água por agroquímicos. A ocupação de Caxias do Sul ocorreu a partir de 1875 com a chegada dos imigrantes italianos. Hoje é um pólo industrial metal-mecânico que atrai migrantes em busca de empregos e melhores condições de vida,o que colabora para um crescimento acelerado da urbanização. Com a utopia de que os recursos naturais, principalmente a água, eram infinitos, muitas áreas foram intensamente transformadas. A importância deste trabalho está em avaliar a conservação da vegetação nativa nas APP ’s do município e contribuir para evitar novas transformações na cobertura e degradação das condições ambientais. As APPs são de grande importância para a preservação dos ecossistemas. Elas protegem as margens da erosão e evitam o assoreamento do sistema hídrico, aumentam a capacidade de infiltração de água nos solos diminuindo os efeitos da estiagem, estabilizam as curvas dos rios proporcionando obstáculos naturais e contribuindo para diminuir a velocidade da água nas enchentes. Nas áreas rurais, as APPs diminuem a contaminação da água por agroquímicos. A ocupação de Caxias do Sul ocorreu a partir de 1875 com a chegada dos imigrantes italianos. Hoje é um pólo industrial metal-mecânico que atrai migrantes em busca de empregos e melhores condições de vida, o que colabora para um crescimento acelerado da urbanização. Com a utopia de que os recursos naturais, principalmente a água, eram infinitos, muitas áreas foram intensamente transformadas. A importância deste trabalho está em avaliar a conservação da vegetação nativa nas APP ’s do município e contribuir para evitar novas transformações na cobertura e degradação das condições ambientais.

METODOLOGIA:
O objetivo do trabalho é delimitar as Áreas de Preservação Permanente (APP ’s)no município de Caxias do Sul,considerando o sistema hídrico e a declividade, conforme a legislação vigente, e avaliar o estado de preservação da vegetação, através do uso das técnicas de sensoriamento remoto aliados aos Sistemas de Informação Geográfica (SIGs), utilizando imagens do satélite CBERS 2 e cartas planiatimétricas na escala 1:50.000.

RESULTADOS:
Os resultados indicam que, no entorno dos cursos dágua e nascentes, a vegetação está relativamente bem conservada, pois quase 75% dessas áreas encontram-se ainda ocupadas por suas formações originais ou matas secundárias, porém 25%da área têm sua preservação comprometida com a queimada de campos e com agricultura. Provavelmente este estado de conservação se deva ao fato da atividade agropecuária estar em último lugar na geração de renda do município.

CONCLUSÕES:
A utilização de técnicas de sensoriamento remoto e SIG para a delimitação do uso e cobertura do solo nas APPs se mostraram adequadas para a avaliação do estado de conservação das áreas legalmente protegidas,limitadas à escala utilizada. Este tipo de estudo deve ser utilizado como ferramenta para a tomada de decisões pelos gestores municipais, visando a manutenção da qualidade ambiental através da proposição de diretrizes e metas que garantam o uso sustentado do solo.

Instituição de fomento: Universidade de Caxias do Sul

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  áreas de preservação permanente, Caxias do Sul, Sistema de Informação Geográfica

E-mail para contato: jaqueschlin@bol.com.br