60ª Reunião Anual da SBPC




B. Engenharias - 1. Engenharia - 6. Engenharia de Produção

CARACTERIZAÇÃO DE PEQUENOS OBJETOS DE MADEIRA, COMO SUBSÍDIO À IMPLANTAÇÃO DE UM EMPREENDIMENTO COLETIVO AUTOGESTIONÁRIO.

Eduardo de Almeida Pacheco Amaral1
Everton Randal Galvino3
Ioshiaqui Shimbo2

1. Graduando em Engenharia de Produção Mecânica – EESC/USP
2. Professor do Departamento de Engenharia Civil e da INCOOP - UFSCar
3. Coordenador Técnico da INCOOP - UFSCar


INTRODUÇÃO:
A Economia Solidária é caracterizada por experiências econômicas (produção, distribuição, consumo, acúmulo e crédito) organizadas e realizadas solidariamente sob a forma coletiva e autogestionária. No inicio da década de 90 que os empreendimentos de economia solidária (EES) tornaram-se significativos e desde então vêem se expandindo. Segundo estudos realizados com EES, grande parte de suas atividades é na fabricação de artefatos de madeira sendo o artesanato um dos principais tipos de produtos. Outros estudos mostram que quase metade do volume de madeira processada no Brasil é desperdiçada, mas poderia tornar-se matéria prima para a produção de pequenos objetos de madeira (POMs). A importância dos pequenos objetos de madeira é verificada no dia-a-dia. A utilização de utensílios de cozinha, molduras, artesanato decorativo, recreação e educação infantil entre outros usos, mostram a abrangência variada dessa categoria de produto. Porem, não existem dados sistematizados de produção de POMs, sendo encontrados pouquíssimos estudos relacionados ao assunto. O objetivo do trabalho é caracterizar os POMs, como subsídio a implantação de um empreendimento coletivo autogestionário que utiliza madeira de resíduo, voltado preferencialmente a segmentos sociais historicamente excluídos.

METODOLOGIA:
A estratégia geral do trabalho foi levantamento de dados referentes: 1) às características de POMs; 2) à cadeia produtiva de POMs; 3) e ao descarte e reuso de resíduos de madeira. Sendo: 1) por meio de catálogos de produtores, dados encontrados em locais de comercialização, pesquisa de processos de fabricação de determinados produtos e leitura de estudos sobre POMs foram levantados e organizados os tipos de POMs existentes; 2) por meio de procura de fabricantes de POMs, estudos sobre a cadeia produtiva da madeira e leitura de estudos sobre POMs foram realizados fluxogramas da cadeia produtiva de alguns tipos POMs e modelos de fluxogramas da cadeia produtiva desses produtos, considerando a utilização de madeira de resíduo; 3) por meio de leitura estudos sobre a cadeia produtiva da madeira, de leitura de estudos sobre o descarte e reuso de resíduo de madeira, foi realizado um fluxograma da destinação mais comum do resíduo da madeira.

RESULTADOS:
Os resultados obtidos referem-se a: 1) proposta de classificação de tipos de pequenos objetos de madeira, diferenciando-os conforme suas funções, suas tecnologias de produção, suas características de comercialização e considerando também, para cada tipo de POM, as peculiaridades de sua produção por um empreendimento coletivo autogestionário com baixas condições econômicas; 2) identificação de critérios para a seleção de POMs à serem produzidos por um EES; 3) exemplo de fluxogramas da cadeia produtiva de diferentes POMs; 4) exemplo de fluxograma da destinação do resíduo da madeira; 5) modelos de fluxogramas da cadeia produtiva de POMs, utilizando madeira de resíduo.

CONCLUSÕES:
Os resultados obtidos nos mostram que a diversidade de POMs existente é muito grande, sendo ainda que dentro de cada tipo classificado existem variações no processo de produção e comercialização. Foi identificado também que a grande maioria dos produtores de POMs trabalha com madeira comprada especificamente para essa atividade, sendo ainda baixo o uso de resíduo de madeira. Os dados encontrados no estudo mostram que essa área, que oferece muitas opções de produtos diferentes (produtos esses que geralmente utilizam tecnologias acessíveis a baixos investimentos e que têm um mercado consumidor variado e presente em qualquer região) e possibilidade de utilização de insumos oriundos de resíduo, tem um grande potencial de sucesso na implantação de um EES para a produção de POMs. Porem, pela grande diversidade de produtos e pela ausência de informações sistematizadas sobre alguns campos, mostra-se necessário um maior aprofundamento nos estudos de custeio e receita da produção desses produtos e de oferta de resíduos de madeira em uma determinada região para se poder examinar a viabilidade da implantação de um empreendimento coletivo autogestionário voltado preferencialmente a segmentos sociais historicamente excluídos, seu sucesso econômico e relevância social.

Instituição de fomento: Incubadora Regional de Cooperativas Populares - UFSCar

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  caracterização, pequenos objetos de madeira, economia solidária

E-mail para contato: eduardoapamaral@yahoo.com.br