60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências

A EPISTEMOLOGIA DE PAULO FREIRE E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NO MUNDO CONTEMPORANEO.

Waldiléia do Socorro Cardoso Pereira1, 2, 3
Evandro Ghedin1, 2, 4

1. Universidade do Estado do Amazonas - Escola Normal Superior
2. PPG - Mestrado Profissional em Ensino de Ciências na Amazônia
3. Mestranda
4. Prof. Dr. Orientador


INTRODUÇÃO:
Este texto surge como resultado de investigação epistemologica realizada na disciplina de mestrado “Contribuições da História da filosofia das Ciências para o ensino de Ciências”, apresenta uma reflexão sobre a questão do ensino de Ciências e a epistemologia proposta por Paulo Freire, no sentido de compreender quais as contribuições advindas dessa proposta para a otimização do processo de ensino de Ciências. Observando a trajetória e os objetivos estabelecidos para o ensino de Ciências no Brasil, de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) e o pensamento educacional contemporâneo coloca-se como tarefa do processo de ensino-aprendizagem promover a conscientização do sujeito em relação às dimensões objetivas e subjetivas de tudo que lhe cerca. Nosso objetivo então é discutir a questão do conhecimento a partir do pensamento epistemológico de Paulo Freire e da prática pedagógica proposta por ele, qual se baseia na teoria dialógica, na aprendizagem significativa, buscando explicitar as contribuições desse modelo educativo para o ensino de Ciências na contemporaneidade.

METODOLOGIA:
O estudo foi realizado através de leitura de obras selecionadas, fichamentos, resumos e discussão sobre a questão do ensino-aprendizagem no mundo contemporâneo, refletindo criticamente a teoria e as metodologias utilizadas no processo pedagógico especialmente no e para o ensino de Ciências.

RESULTADOS:
Como resultado do estudo apresentamos esse texto que busca socializar e discutir amplamente as idéias deste educador do Século XX e o ensino de Ciências, sendo que suas idéias voltadas para o bem comum, para a humanização e a solidariedade enquanto questões Ético-politicas, ao mesmo tempo que invocam a importância da significância da aprendizagem como aspecto relevante de todo processo educativo, portanto, propõe uma re-estruturação de toda estrutura educacional para que se possa alcançar os objetivos previstos.

CONCLUSÕES:
Concluímos que as idéias pedagógicas de Paulo Freire, ultrapassam o tempo espaço em seu sentido epistemológico, tais ideias chegam em pleno século XXI com tamanha aplicabilidade na prática pedagógica, agindo como elemento de implementação no sentido de trazer para o ensino-aprendizagem em todas as disciplinas inclusive no ensino de Ciências, a intenção de se alcançar a raiz da teoria educacional, que é possibilitar a construção coletiva e individual de seres humanos para a edificação de uma sociedade menos excludente, menos desigual, melhorando a convivência para e entre todos.

Instituição de fomento: Fundação de Amparo á Pesquisa na Amazônia. FAPEAM.

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  Epistemologia., Paulo Freire., Ensino de Ciências.

E-mail para contato: labanga_manaus@hotmail.com