60ª Reunião Anual da SBPC




C. Ciências Biológicas - 3. Bioquímica - 4. Metabolismo e Bioenergética

AÇÃO ANTIOXIDANTE SOBRE AVALIAÇÃO LIPIDÊMICA NO ESTADO DIABÉTICO

Danielle Ayr Tavares de Almeida1
Fernanda Mani2
Ethel Lourenzi Barbosa Novelli3
Ana Angélica Henrique Fernandes4

1. 1. Departamento de Química/Bioquímica–IB–UNESP-Botucatu/aluna de Pós-Graduação
2. 2. Departamento de Química e Bioquímica-IB-UNESP-Botucatu/Profa. Dra
3. 3. Departamento de Química/Bioquímica-IB-UNESP-Botucatu/Profa. Dra. Titular
4. 4. Departamento de Química/Bioquímica-IB-UNESP-Botucatu/Profa. Dra. Orientadora


INTRODUÇÃO:
Atualmente a utilização de antioxidantes tem recebido atenção especial, no sentido de neutralizar os efeitos dos radicais livres. A presença de estreptozotocina promove alterações metabólicas levando ao desenvolvimento do diabetes mellitus insulino-dependente e a administração de antioxidantes, como as vitaminas C e E, poderia apresentar efeitos desejáveis sobre o perfil lipídico. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo avaliar o efeito das vitaminas C e E sobre o perfil lipídico sérico e ratos submetidos ao diabetes mellitus – tipo1 induzido.

METODOLOGIA:
Foram utilizados ratos wistar, machos, peso aproximadamente 250g, distribuídos nos seguintes grupos experimentais (n=8): G1: controle normal; G2: normais tratados com vitamina C; G3: normais tratados com vitamina E; G4: diabéticos; G5: diabéticos tratados com vitamina C e G6: diabéticos tratados com vitamina E. O diabetes mellitus foi induzido com estreptozotocina (dose única, 60 mg, ip). As vitaminas C (250 mg/kg) e E (400 mg/kg) foram administradas por gavage, durante 30 dias, em intervalo de 7 dias. Após o período experimental determinou-se o perfil lipídico no soro sangüíneo.

RESULTADOS:
Através dos valores obtidos pode-se verificar que o grupo diabético não tratado e o diabético tratado com vitamina C apresentaram os maiores valores para (p<0.05) para as concentrações séricas de colesterol total, LDL-colesterol, VLDL-colesterol e triacilgliceróis em relação aos demais grupos, sendo que a vitamina E, administrada em animais diabéticos, reduziu o nível destes parâmetros bioquímicos. Enquanto que a concentração de HDL-colesterol diminuiu no grupo diabético, aumentando (p<0.05) em diabéticos tratados com vitamina E.

CONCLUSÕES:
De acordo com os resultados apresentados concluí-se que o diabetes mellitus, induzido por estreptozotocina, altera o perfil lipídico sérico, e que, o tratamento com vitamina C não proporcionou melhora enquanto que a vitamina E apresentou efeito benéfico sobre os parâmetros bioquímicos avaliados.

Instituição de fomento: CNPq



Palavras-chave:  antioxidante, perfil lipídico, diabetes

E-mail para contato: angelica@ibb.unesp.br