60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 1. Documentação e Informação Científica

O DISCURSO CIENTÍFICO E O DISCURSO DO JORNALISMO ON-LINE: O CASO DA EFICÁCIA DOS ANTIDEPRESSIVOS

André de Oliveira Garcia1
Luiza Helena de Almeida Bragion1

1. Laboratório de Jornalismo Científico da Unicamp


INTRODUÇÃO:
Este trabalho propõe considerações a respeito de como o jornalismo on-line atual trata as notícias científicas.Tanto técnicas do jornalismo como a lingüística serão levadas em conta. Considerando-se que o fenômeno da divulgação científica, assim como o perfil de seus receptores modifica-se na comunicação graças ao advento das novas tecnologias, o intuito desse trabalho é analisar como se dá o processo de construção de textos e de produção de sentido no jornalismo científico on-line.Elementos: A)Análise do discurso: diferente do esquema da comunicação tradicional, fornece um instrumental teórico adequado para a realização de uma leitura crítica de sentidos no texto, B)Divulgação Científica: atividade de disseminação de conhecimentos científicos já produzidos e em circulação no interior de uma comunidade mais restrita, mas realizada fora da instituição escolar e que não visa à formação de especialistas, C)Jornalismo on-line: matéria de cunho científico ser divulgada em um jornal on-line e não no meio impresso implica transformações em sua forma de manifestação derivadas da linguagem própria do ciberespaço: instantaneidade,interatividade,perenidade,multimediação,programação,hipertextualidade,personalização de conteúdo e customização.

METODOLOGIA:
Partiu-se do princípio de Authier-Revuz de que,na divulgação científica,a reformulação de um primeiro discurso (científico) gera uma segunda realidade discursiva (divulgação científica), criando uma dupla estrutura enunciativa. Uma representação de sua própria produção,com seus próprios interlocutores,seu público,sua própria mensagem,embora as idéias da mesma estejam vinculadas ao discurso científico.Para compreender melhor este fenômeno,procurou-se fazer um levantamento comparativo do processo de construção de textos para o jornalismo científico on-line, seguindo-se os seguintes passos:1)Seleção de 3 veículos de grande acesso do jornalismo,que possuam as características do jornalismo on-line: sites de alta visitação e credibilidade jornalística: Revista Eletrônica ComCiência,Terra Ciência,BBC Brasil, 2) Seleção de uma notícia de grande impacto da arena científica que foi publicada nos três veículos, simultaneamente: “Initial Severity and Antidepressant Benefits: A Meta-Analysis of Data Submitted to the Food and Drug Administration”, PLoS Medicine – 02/08, V. 5, I. 2, e45.3) Comparação de como cada site divulga o assunto, conforme instrumentais teóricos escolhidos: análise do discurso(Eni Orlandi) e teorias comunicação no ciberespaço(Pierre Levy).

RESULTADOS:
Considerando-se que a análise do discurso problematiza as maneiras de ler, levando em conta o “como” se escreve/fala, analisamos o paper, para posteriormente analisar os artigos jornalísticos:1) Análise do paper:Memória: o artigo trabalha negativamente o conceito difundido de que a alopatia resolve maioria dos casos clínicos;Posicionamento: pesquisadores defendem as terapias cognitivas.Contexto: antidepressivos são medicamentos em expansão de consumo no mundo.Quem produz:pesquisadores ligados a teorias de terapias não alopáticas.Estrutural: características tradicionais de um texto científico,usa os recursos aceitos pelo meio para comprovar suas teses.2)Análise dos artigos:todos colocam a pesquisa que questiona o efeito dos antidepressivos como central na divulgação,evidenciado nas manchetes e no lead. No entanto, diferentes discursos abordados traduzem a intenção do jornalista/empresa jornalística na produção da notícia e recepção do leitor. Em todas as notícias, é possível destacar elementos peculiares da linguagem do jornalismo on line: textos objetivos, possibilidade de compartilhamento da notícia e interatividade. No caso da Comciência, o recurso da hipertextualidade foi mais explorado, com a presença de hiperlinks em alguns termos e outras notícias relacionadas.

CONCLUSÕES:
Fazendo a análise crítica da divulgação pontual nos três sites, em contraponto com o paper,foi possível chegar as seguintes conclusões: o jornalista reforça o negativismo ou intensifica uma idéia para chamar a atenção do leitor; o jornalista abre espaço pra um outro discurso(dos laboratórios farmacêuticos) e cria o debate; este tipo de divulgação científica criar outras possibilidades lingüísticas além do paper, como paráfrases,metáforas, práticas pedagógicas e emissão de opiniões e interpretações sobre o tema divulgado;o jornalismo científico on line não possui um discurso linear, mas dinâmico com suporte multimidiático próprio; nota-se uma deficiência do jornalismo on line estudado:pouca exploração dos recursos oferecidos pelo ciberespaço, especialmente no que tange à interatividade com os leitores e a aproximação desse público com os cientistas. A principal intenção dos três veículos de comunicação é, no caso estudado, divulgar a recente pesquisa que contesta a eficácia dos medicamentos para depressão. Não há uma preocupação primordial em discutir a polêmica de uma maneira mais aprofundada, buscando opiniões de especialistas não envolvidos em laboratórios/Universidade de Kull (Comciência,com entrevistas com fontes analíticas, foi o veículo que mais se aproximou dessa proposta).



Palavras-chave:  análise do discurso, jornalismo on line, divulgação científica

E-mail para contato: andre@reitoria.unicamp.br