60ª Reunião Anual da SBPC




H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 5. Letras

APRENDIZAGEM DE INGLÊS UTILIZANDO BLOGS COMO SUPORTE DIDÁTICO

Elisangela Viana1
Marly Kruger de Pesce1

1. Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE


INTRODUÇÃO:

O uso de tecnologias que mediam as informações e colaboram para a aquisição do conhecimento é, mais do nunca, um desafio para o educador nos dias de hoje. Partindo desse pressuposto, a pesquisa que originou esse resumo, desenvolvida durante ano de 2007, fundamentou-se na interdisciplinaridade entre Tecnologia e Educação, procurando investigar a contribuição que o blog, ou diário virtual como é denominado por alguns, pode oferecer como suporte educativo para o ensino da língua Inglesa que é muito difundida no meio virtual.

O Blog é o meio mais fácil de acesso para que o estudante tenha sua própria página na Internet, porque não é necessário ter conhecimentos técnicos específicos, conforme ALDE (p. 339, 2003) coloca: “graças à facilidade de criá-los e mantê-los, rapidamente os blogs se multiplicaram” (...).

Associando o mundo digital com o aprendizado da língua inglesa, os alunos construíram Blogs atrelando conteúdo e criatividade, adequando a escrita e a leitura a esse genero discursivo digital importante para a transformação do conhecimento social e colaborando, dessa forma, para a construcao do conhecimento crítico.



METODOLOGIA:

Partindo da noção que se tem sobre a construção de blogs, a primeira etapa da pesquisa constitui-se de leitura dos livros que deram base ao trabalho, norteando todas as fases seguintes. Na leitura, procurou-se observar as contribuições de cada obra para a pesquisa, consultando-se certos autores como Alde (2003), Felis (2005), Paz(2003), Rocha(2003), Silva (2003) entre outros.

Congregando-se várias idéias de diferentes pensadores, a pesquisa seguiu com a investigação em campo, no qual 15 alunos do primeiro ano do Curso de Letras da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE – estiveram participando.

O grupo de estudantes foi divido em cinco equipes que construíram blogs com temas diferentes. Os blogs foram utilizados para a comunicação e interação de todos os envolvidos na atividade numa abordagem prática da Língua Inglesa numa situação de uso cotidiano.

Por último, os alunos participantes da pesquisa puderam oferecer um feedback da proposta aplicada através de um questionário de percepção no qual avaliaram a efetividade da atividade e sua contribuição para o ensino da língua inglesa e para a busca de novos paradigmas tecnológicos na educação, em sua visão de educandos e futuros educadores.



RESULTADOS:

Depois de criados os blogs, os alunos tiveram a oportunidade de interagir com as outras equipes, postando, através de coments, elogios, sugestões, mensagens e outras expressões utilizando a língua Inglesa, além de conferir as fotos, templates e designs escolhidos pelas outras equipes.

Para completar a pesquisa e ter uma noção pela percepção dos alunos participantes, foi proposto um questionário no qual os alunos avaliaram alguns quesitos: para a pergunta “Para aprender inglês, como considerou essa atividade?”, 53,3% dos alunos responderam INTERESSANTE ou MUITO INTESSANTE; 53,3% responderam SEMPRE ou QUASE SEMPRE para a pergunta “Com que freqüência você gostaria de ter aulas que envolvessem blogs ou outros recursos da Internet”; 46,7% dos alunos responderam SIM para pergunta “Após a construção do blog, você já visitou algum blog?”; e, por fim, 66,7% responderam SIM para a pergunta “Como professor, você pretende usar alguma tecnologia em sala de aula no intuito de ajudar na aprendizagem dos alunos?”.

Essas respostas indicaram que, apesar da resistência por parte de alguns, é importante que novas abordagens, atrelando o aprendizado da língua inglesa com propostas tecnológicas que podem propiciar interatividade, comunicatividade e prática, sejam incorporadas em sala de aula. Como futuros educadores, a maioria dos alunos (66,7% ) pretende usar de tecnologias como suporte didático, demonstrando a compreensão da importância dos conhecimentos tecnológicos no mundo moderno onde novos paradigmas são necessários para ensinar ao aluno "do amanhã".



CONCLUSÕES:

Os dados levantados durante a pesquisa serviram para considerar algumas proposições importantes quando se aborda o conceito de educação mediada por tecnologia e por ferramentas, principalmente, da Internet e, nesse caso específico, a construção, elaboração e utilização de blogs.

Em primeiro lugar, em vista da demanda tecnológica que o mundo e, principalmente, a educação tem, as pesquisas que atrelam essa interdisciplinaridade são muito importantes para que novos paradigmas sejam propostos e novos saberes sociais sejam integrados à escola do futuro. Em segundo, quando se fala em propor métodos de ensino baseados na Internet é preciso levar em conta alguns pressupostos: o blog é considerado um diário virtual, um espaço de criatividade próprio do autor ou autores do blog. Por isso, qualquer trabalho de escrita nesse espaço não precisa ser formal, pelo contrário, no blog, o que importa é a comunicação e a interação. Como um gênero textual próprio dos meios da Internet, o que o aluno precisa entender é a sua estrutura e o seu funcionamento.

Por fim, espera-se que os alunos possam ter percebido a importância de uma pesquisa e da investigação de novas metodologias de ensino, dando-lhes condições de rever seus próprios paradigmas educacionais e propiciando-lhes saberes tecnológicos e didáticos importantes para que se constituam, assim, como professores mais preparados para os desafios da modernidade.



Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Língua Inglesa, Blogs, aprendizagem

E-mail para contato: angelviana@hotmail.com