60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências

MÚLTIPLAS POSSIBILIDADES DE TRABALHO NAS AULAS DE CIÊNCIAS POR MEIO DA HORTA ESCOLAR

Leandro Henrique Wesolowski Tavares1
James Rogado2

1. Mestrando da Pós-Graduação em Educação para a Ciência - UNESP
2. Prof. Dr. - Núcleo de Educação em Ciências - UNIMEP


INTRODUÇÃO:
Existem cada vez mais pesquisas mostrando o quadro agravante da saúde da população, sendo preocupante a situação da saúde das crianças. O documento escrito pela Organização Mundial de Saúde (OMS), chamado de Projeto de Estratégia Mundial sobre Regime Alimentar, Atividade Física e Saúde, revela o aumento de enfermidades causadas pela ingestão inadequada de alimentos, resultando em problemas cardiovasculares, diabete tipo 2, alguns tipos de câncer, além de cáries e osteoporose. Nesse sentido, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) oferecem propostas de intervenção/ensino nas escolas para reverter essa situação preocupante, entre elas a construção da horta escolar. Dessa forma, a horta escolar é um dos recursos didáticos que proporciona a mudança de valores, atitudes e hábitos dos alunos, professores e funcionários em relação à alimentação, evitando possíveis intoxicações alimentares, ao mesmo tempo em que possibilita várias discussões ligadas ao meio ambiente. Nesse sentido, buscamos conhecer as possibilidades e as contribuições do trabalho com a horta escolar nas aulas de Ciências do Ensino Fundamental.

METODOLOGIA:
Os primeiros passos da pesquisa buscaram firmar parceria entre graduandos dos Cursos de Química-Licenciatura e Ciências Biológicas (UNIMEP e ESALQ/USP – Piracicaba/SP, respectivamente) e a Equipe Diretiva e Pedagógica de uma Escola Estadual de Piracicaba-SP, possibilitando uma parceria Universidade-Escola na promoção de atividades ligadas à horta escolar. As leituras iniciais foram realizadas visando uma profunda revisão bibliográfica para conhecer o que as pesquisas revelavam sobre o trabalho com a horta escolar no ensino de Ciências. Escolhemos três classes para o desenvolvimento das atividades com a horta escolar, sendo uma 5ª série e duas 6ª séries do Ensino Fundamental. A observação das atividades e as anotações no caderno de campo foram as estratégias empregadas para o levantamento de dados da investigação. Dessa forma, nossa participação foi baseada na observação participante descrita na pesquisa qualitativa em educação, sendo uma modalidade de campo que reúne aspectos como a observação, a participação, a análise documental, entre outros.

RESULTADOS:
A primeira atividade desenvolvida foi com o painel horta nas classes participantes da pesquisa, buscando apresentar: as normas de convivência entre os participantes, aspectos sobre a irrigação, as etapas de funcionamento da composteira e os grupos de alunos responsáveis por cada canteiro da horta. Entre as atividades desenvolvidas, destacamos as discussões quanto aos problemas dos lixões (bichos e doenças); a formação do chorume e os 3 R’s (reduzir, reutilizar, reciclar). Nessa linha, enquadramos a compostagem como uma atividade que reciclaria os nutrientes presentes nas cascas de frutas e legumes (adquiridas via cantina da escola), sendo utilizados pelas hortaliças da horta. A partir das discussões sobre ação microbiana na composteira, realizamos um experimento sobre o crescimento de uma colônia de microorganismos na composteira a partir de um meio de cultura alternativo (mistura de gelatina e sulcos fervidos de batata e beterraba). Esse tema também possibilitou uma excursão à exposição “solo na escola” que estava ocorrendo na ESALQ/USP - Piracicaba (SP), tendo como objetivo trabalhar variados experimentos sobre o solo com os alunos do ensino fundamental. Assim, podemos presenciar várias atividades ligadas a esse recurso didático.

CONCLUSÕES:
Analisando as atividades realizadas com os alunos, podemos perceber várias contribuições - como a articulação entre Universidade-Escola, fazendo com que licenciandos, professores, funcionários, coordenador pedagógico e equipe diretiva se unissem em pró de um bem comum: implantar e trabalhar em torno de atividades relacionadas à horta escolar. Nesse sentido, podemos perceber que o trabalho com a horta vai ao encontro dos três pilares evidenciados pelos PCNs do Ensino Fundamental, promovendo atividades que contemplem o caráter conceitual (ensino de conteúdos referentes à horta/composteira), atitudinal (trabalho de conscientização sobre o lixo gerado/3 R’s/interação entre os agentes envolvidos nas ações) e procedimental (construção e manutenção da composteira/técnicas de plantio).



Palavras-chave:  Ensino de Ciências, Horta Escolar

E-mail para contato: lhtavare@yahoo.com.br