60ª Reunião Anual da SBPC




A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física

UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA NA FORMA DE QUADRINHOS PARA SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Gleice Oliveira Rosa1
Solange Jacobson Pereira1
Cláudia Silva de Castro2
Kislane da Silva Rodrigues3
Francisco Ferreira de Sousa4, 5

1. Centro de Ciências, Núcleo de Altamira - UEPA
2. Pósgraduação em Educação em Ensino de Ciências e Matemáticas - NPADC/UFPA
3. Pósgraduação em Psicomotrocidade, UECE
4. Doutorando do Departamento de Física, UFC
5. Ratio Faculdade/Fundação Universitária del Area Andina (Colômbia), CE, Brasil


INTRODUÇÃO:
As dificuldades relacionadas ao processo ensino-aprendizagem em Física, enfrentadas por alunos e professores do Ensino Médio podem ser diminuídas inserindo os conteúdos de Física desde as séries iniciais do Ensino Fundamental. Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs, 2001) orientam a inserção de conteúdos que contemplam vários conceitos físicos desde o segundo ciclo desse nível de ensino dentro do tema transversal Meio Ambiente. Além disso, pesquisas têm defendido essa abordagem como e o caso de Carvalho et al (1998), uma vez que essas noções conceituais desenvolvidas nessa etapa da formação servem de base para uma aprendizagem significativa futura. Desse modo, o presente trabalho teve como objetivo selecionar e analisar livros didáticos de Ciências de 4o e 5o ano do ensino fundamental quanto à abordagem de conhecimentos de Física, elaborar uma proposta de um material didático na forma de cartilha usando a linguagem de Histórias em Quadrinhos (HQ) e aplicar o material produzido para verificação da aceitação e eficácia do mesmo na aprendizagem neste nível de ensino.

METODOLOGIA:
A pesquisa foi desenvolvida em duas escolas públicas da rede Municipal na cidade de Altamira (PA), tendo como sujeitos da pesquisa um grupo de cem crianças de quatro turmas de 4o e 5o ano do ensino fundamental. O trabalho foi dividido em três etapas: a seleção e análise de livros didáticos de Ciências, usados nas respectivas séries, para a identificação dos conceitos físicos abordados e a forma de abordagem desses conceitos; a elaboração de cartilhas na forma de Histórias em Quadrinhos com abordagem em conceitos físicos a partir dos dados das análises dos livros didáticos e a aplicação das cartilhas para as crianças com coleta de relatos referentes à compreensão e aceitação do material produzido seguido da análise dos dados coletados. A partir do resultado da análise dos livros foram produzidas cartilhas no formato de HQ envolvendo situações inerentes à vivência das crianças, abordando temas relacionados à Física: Estados físicos da água, Movimento, Leis de Newton, Energia solar e Energia eólica. A apresentação dessas cartilhas às crianças foi feita na própria na sala de aula e levantaram-se questionamentos na forma verbal sobre a aceitação do material, a qual foi registrada na forma escrita juntamente com fotografias para análise da proposta desenvolvida.

RESULTADOS:
Foram selecionados e analisados cinco livros didáticos de Ciências, sendo dois de 4o ano e três de 5o ano do ensino fundamental, utilizados nas referidas turmas. Na análise dos livros verificou-se que alguns destes não apresentavam os conteúdos indicados pelas orientações dos PCNs e aqueles que abordavam os conteúdos relacionados a conceitos da Física, não utilizavam uma linguagem adequada à faixa etária das séries a que se destinavam. Na aplicação do material produzido pode-se perceber que o contato das crianças com as cartilhas criou um ambiente de entusiasmo e curiosidade entre elas, mostrando ser este tipo de material um fator importante para instigar o aluno à aprendizagem, tanto pelo formato de HQ como pelas situações cotidianas inseridas no contexto, o que pode ser observado nas respostas dos próprios alunos: “As historinhas ficaram bem interessantes porque têm desenhos e ficou legal de ler [...]”, “No quadrinho os assuntos ficaram mais curiosos [...]” ou “Se fosse no livro era mais chato [...]” e “No livro o texto é muito grande e este (cartilha) é legal, a gente fica com vontade de ler [...]”.

CONCLUSÕES:
Os resultados obtidos nesta pesquisa mostram que tanto é possível quanto necessário a implementação do ensino de conceitos relativos à Física nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Para isso é necessário disponibilizar para professores e alunos materiais didáticos adequados à realidade das crianças e que possam despertar interesse nos mesmos. Por outro lado o ensino da Física neste nível de escolaridade deve possibilitar ao aluno desenvolver a capacidade de compreender a natureza ao ser levado a relacionar o conhecimento adquirido no ambiente escolar com as situações presentes no seu cotidiano, e com isso facilitar aprendizagens futuras. Dessa forma, a metodologia de uso de textos no formato dos quadrinhos presentes nas cartilhas pode ser utilizada na apresentação de conceitos de Física em uma linguagem adequada ao nível dos alunos, e consideramos ser de extrema importância como uma estratégia facilitadora da aprendizagem dos temas abordados, e que poderá contribuir para diminuir a aversão e as dificuldades de aprendizagem que os alunos enfrentam na referida disciplina em séries posteriores.



Palavras-chave:  séries iniciais do Ensino Fundamental, cartilhas, Historias em Quadrinhos (HQ)

E-mail para contato: glleice23@yahoo.com.br