60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental

O ENFOQUE INTERDISCIPLINAR DOS PROBLEMAS AMBIENTAIS CONTEMPORÂNEOS E O ENSINO DE QUÍMICA: UM QUADRO A PARTIR DE LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO

Lílian Siqueira1
João Luiz Pegoraro3, 2

1. Colégio Bandeirantes
2. Universidade São Marcos
3. Prof. Dr. / Orientador


INTRODUÇÃO:
Desde que os problemas relacionados ao meio ambiente passaram a exigir uma análise aprofundada, acompanhada de uma busca por soluções, uma dimensão de ordem educativa se fez presente. Com isso, pode-se dizer que houve o surgimento de uma Educação Ambiental. A compreensão de que estas questões têm natureza complexa as colocou, juntamente com a Educação Ambiental, no âmbito de ações interdisciplinares. Desde então há o desafio de se delinear mecanismos integradores em modelos acadêmicos tradicionalmente pautados pelo distanciamento entre as diferentes áreas do conhecimento. Embora na prática escolar a disciplinaridade seja marcante, há tópicos e habilidades específicas de cada componente curricular com potencialidade para enfoques integradores, principalmente no que diz respeito a esses problemas ambientais. A disciplina de Química está intimamente relacionada com estas questões. A partir de seus conteúdos pode-se trabalhar, por exemplo, os diferentes tipos de reações químicas que ocorrem com vários combustíveis, com possibilidade de previsão sobre qual deles é o mais poluente, identificando ainda quais são as principais substâncias geradoras dessa poluição. Além deste exemplo, esta matéria fornece subsídios para a compreensão de muitos outros fenômenos de ordem ambiental, todos eles com capacidade para enfoques interdisciplinares. Neste trabalho, procurou-se traçar um quadro de contribuições da disciplina de Química, a partir de livros didáticos do Ensino Médio, de tópicos e enfoques propícios para que ações integradoras em torno da compreensão dos fenômenos ambientais pudessem ser geradas.

METODOLOGIA:
Diante do significativo emprego dos livros didáticos no Ensino Fundamental e Médio, tem-se, neles, um instrumento capaz de se constituir em indicadores de vários aspectos da dinâmica escolar. Neste trabalho, buscou-se detectar situações presentes em livros didáticos de Química para o Ensino Médio que pudessem ser associadas ao meio ambiente e também de enfoques potencialmente facilitadores de atividades conjuntas, permitindo integração com outras áreas do conhecimento. Uma vez que há uma certa uniformidade entre diferentes obras didáticas de Química e que se desejava uma análise detalhada, optou-se por analisar seis obras, que foram escolhidas com base em duas frentes: a lista de livros recomendados pelo Ministério da Educação e a lista dos livros mais vendidos, de acordo com algumas das grandes livrarias da cidade de São Paulo. Quanto aos formatos, escolheu-se entre as variações existentes como opções para o emprego no Ensino Médio: coleções de três volumes e volume único. A análise foi centrada em procedimentos qualitativos e quantitativos, procurando-se detectar e quantificar situações consideradas como próprias do enfoque ambiental e/ou associadas com a Educação Ambiental.

RESULTADOS:
A análise revelou que aspectos ambientais aparecem de forma ainda bastante discreta nos livros didáticos de Química. Estes tópicos, embora estejam presentes nas diferentes seções dos livros, como a parte teórica e os exercícios, por exemplo, parecem estar realmente concentrados nas leituras complementares. Como era esperado, os livros mais novos continham uma porcentagem maior de assuntos relacionados ao ambiente. O livro mais antigo que foi analisado (que era de 1989), apresentou uma quantidade muito ínfima dessas questões ambientais, o que pode revelar que naquela época, embora já se ouvisse falar sobre estes assuntos, a concepção de Educação Ambiental ainda não estava sedimentada nas escolas. Quando presentes em partes complementares, como as leituras, é possível que os tópicos referentes ao ambiente nem sequer sejam trabalhados, dada a concentração das atividades em torno do programa básico. Embora documentos oficiais atribuam ao Ensino Médio um caráter de terminalidade, cada vez mais alunos que o concluem almejam ingressar no Ensino Superior. Muitas escolas, inclusive, explicitam entre seus objetivos a preparação para o vestibular. Os livros didáticos levam estes aspectos em consideração, sendo possível dizer até que alguns deles parecem realmente se moldar tópicos usualmente requisitados nos vestibulares, organizando-os de forma linear e direcionada, o que exige, para que o programa seja cumprido, um cronograma disciplinado, e muitas vezes limitador das possibilidades de interconexões. A relação direta com os vestibulares se expressa também nos exercícios reproduzidos nos livros didáticos. A maioria das questões tabuladas nesta análise como relacionadas ao ambiente era de vestibular. Não se pode afirmar se os autores incluíram tais questões por acharem importante relacionar conceitos de Química com a problemática ambiental ou se as escolheram apenas pelo conteúdo técnico da disciplina.

CONCLUSÕES:
Além de projetos que sejam capazes de produzir integração entre diferentes áreas, especialmente aqueles associados à Educação Ambiental, é preciso que as escolas gerem experiências que incluam concepções integradoras também nas ações educativas voltadas ao quadro conceitual e às habilidades de cada disciplina. A análise dos livros didáticos de Química, no entanto, revelou que, no tocante aos aspectos ambientais, as propostas ou potenciais indícios integradores ainda parecem ser bastante limitados. A análise revela o direcionamento em torno dos programas e questões propostas nos exames de vestibulares, ficando patente a influência que podem ter os cursos superiores na determinação do quadro conceitual e modelos de atividades desenvolvidos no Ensino Médio. Pode-se dizer que as universidades, ao organizarem seus exames de seleção, ditam tendências que influenciam autores e instituições de ensino. Talvez seja necessário que as universidades invistam em um maior debate e aprimoramento na estrutura de tais exames, haja vista a importância que acabam assumindo. Provavelmente, tais mudanças irão refletir em alterações nos materiais didáticos, e assuntos como o meio ambiente e a Educação Ambiental aparecerão de forma mais enfática do que se percebeu neste trabalho.



Palavras-chave:  Livro didático, Química, Meio Ambiente

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