60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial

PROGRAMA PARCERIA COM FAMÍLIAS - MOBÍLIA ADAPTADA EM PAPELÃO

Vula Maria Ikonomidis2
Shirley Rodrigues Maia1
Lília Giacomini1
Sandra R.S. H. Mesquita2
Dalvanise de Farias Duarte1
Susana Maria Mana Araóz2

1. Ahimsa-Associação Educacional para Múltipla Deficiência
2. Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Múltiplo Deficiente Sensorial


INTRODUÇÃO:
O Programa Parceria com Famílias: Construção de Mobília Adaptada foi organizado na instituição desde 1997 após uma consultoria técnica com a profissional Alex Trusdell do Programa Hilton Perkins dos Estados Unidos.Há na instituição muitas famílias de baixa renda, que não apresentam condições financeiras para aquisição de Tecnologia Assistiva necessária para promover maior autonomia para seus filhos. Objetivo Geral:Favorecer maior autonomia para crianças surdocegas e com deficiências múltiplas que apresentam problemas neuromotores, de famílias de baixa renda, através da confecção de mobília e equipamento adaptado em papelão.Objetivos específicos:Favorecer a comunicação de pessoas surdocegas e com deficiências múltiplas sensoriais;Inclusão na rede regular de ensino;Organizar os ambientes: domiciliar e escola;Promover autonomia para mobilidade, atividade de vida autônoma social e recreação;Favorecer o posicionamento adequado das crianças para melhor uso do resíduo visual e inibir movimentos involuntários

METODOLOGIA:
Foram realizados inicialmente pequenos grupos de mães que realizavam o processo de coleta do papelão e preparação do mesmo para construção das mobílias. Atualmente são organizados pequenos worshops para familiares e profissionais de São Paulo de outros estados.No ano de 2007 foi realizada uma oficina no programa de formação de multiplicadores para as áreas de surdocegueira e deficiência múltipla para as regiões do Brasil com apoio da Secretaria Nacional de Educação Especial-MEC

RESULTADOS:
Tratam-se de oficinas práticas que resultam em material de baixo custo, de grande durabilidade e com eficiência para as pessoas com necessidades específicas.

CONCLUSÕES:
Podemos concluir que este trabalho é de finalidade prática no sentido de dar maior subsídio às famílias, profissionais e amigos, para serem multiplicadoras e realizarem com um baixo custo, mobiliário e recursos na aplicação de estratégias de ensino e assim proporcionarem uma melhor qualidade de vida para as pessoas com necessidades de adaptações.



Palavras-chave:  mobília adaptada, tecnologia assistiva, deficiência múltipla sensorial

E-mail para contato: vula2004@hotmail.com