60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências

DESCREVENDO A CONSTRUÇÃO E A VIVÊNCIA NO ENSINO DE EDUCAÇÃO SEXUAL TENDO COMO REFERENCIAL OS CONHECIMENTOS DA NEUROBIOLOGIA

Avany Martins de Arruda1
João Rufino de Freitas Filho2
José Roberto Lima Miranda1
Maria Etiene Cavalcante1
Maria do Socorro Lopes Pina1
Irene Mesquita Jardim Pedrosa1

1. Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano
2. Universidade Federal Rural de Pernambuco


INTRODUÇÃO:
As literaturas têm mostrado que as situações didáticas utilizadas pelos professores têm se modificado graças ao estudo da neurobiologia. No entanto para que essas situações produzam uma aprendizagem eficaz faz necessário que os professores conheçam o funcionamento do cérebro de forma a contribuir para a (re)organização do cérebro do educando possibilitando assim, que o mesmo produza aquisições de comportamentos que proporcionem mudanças cognitivas em sua aprendizagem e estimule a atenção do professor para que explore sistematicamente, segundo Meirieu, 1998 os “pontos de apoio em seus alunos e nas novas abordagens para saberes que deve ser transmitido e assim abrir caminhos que lhe permitam encontrar conexões possíveis que, sem dúvida, não serão todas exploradas, mas dentre as quais descobrirá, talvez, as que poderão desencadear sua inventividade didática” . A partir deste contexto, os professores de Biologia, de Química, de Educação Física e Matemática atuaram para que esses professores da disciplina Educação Sexual orientaram os educandos na construção de noções, imagens, conceitos e valores a respeito do corpo incluindo a sexualidade como algo que faz parte de sua vida proporcionando ainda a esse educando uma aprendizagem de vivências corporais saudáveis.

METODOLOGIA:
O trabalho foi desenvolvido com 30 alunos dos 1º ano do ensino médio do Centro de Ensino Experimental Ginásio Pernambucano com uma carga horária de 50 horas-aula, no período de 14/02 a 0712/2007. A sistematização consistiu de dois momentos: O momento com os professores que envolveram: pesquisas sobre a estrutura, a organização, o desenvolvimento e as funções do sistema nervoso; estudos de técnicas e jogos pedagógicos; estudos de fatores que influenciam a aprendizagem e intervenções para a melhoria desse processo; elaboração de atividades que envolveram os domínios sensório-motor, cognitivo e afetivo. Quanto ao momento com os alunos: realizou-se entrevistas com professores de história, química, biologia, geografia, matemática, física, artes, língua portuguesa e educação física, pais ou responsáveis na busca de coletar informações para construção da linha do tempo em sala de aula; explicações dialogadas através de questões e respostas orais; colagens com criação de um personagem para a comparação e entendimento das diferenças; dramatização do cotidiano, questões éticas entre outras; exibição de vídeos, DVDs; estudo estatístico; discussões e interpretações de literaturas (poema, música, entre outras) que abordem o tema estudado para aprofundamento teórico do aluno.

RESULTADOS:
O trabalho teve como resultado a estimulação do aluno para aproveitamento do conhecimento científico; modificações de hábitos; melhoria das relações professor/aluno; educando/educando, educando/escola, educando/família e fundamentação teórica das vivências na área da corporalidade e saúde através da elaboração de jogos confeccionados pelos alunos. Quanto ao nível de desempenho dos domínios sensório-motor, cognitivo e afetivo nas discussões nos grupos e individual de trabalho percebeu-se em diferentes situações de aprendizagem que os alunos demonstraram dificuldades e bloqueio que foram vencidas através dos aprofundamentos, das buscas de novas “pontes de apoio” e de elaboração de novas metodologias o que levou o educando a perceber e utilizar os conteúdos vivenciados. Os conteúdos trabalhados ganharam significados e a aprendizagem se deu de forma significativa. Tudo isso foi percebido nas produções dos educandos (relatórios, elaboração de entrevistas, jogos, etc.). Além disso, pode-se perceber ainda que o aluno apresentou um comportamento comprometido com o seu desenvolvimento pessoal e com a realização das atividades individuais e coletivas, refletindo sobre o efeito de suas ações como aprendiz de forma a aprimorá-las.

CONCLUSÕES:
Concluiu-se que o trabalho desenvolvido contribuiu para mudanças na prática do dia-a-dia do aluno em relação à compreensão do processo ensino-aprendizagem em relação corporalidade e saúde. Percebeu-se que a abordagem da temática Educação Sexual de forma interdisciplinar contribuiu para uma aprendizagem significativa pela análise das produções dos alunos. A temática Educação Sexual favoreceu o estudo, as intervenções, as produções, a criatividade, a atitude interdisciplinar, a construção do conhecimento e o enriquecimento do currículo individual do aluno. A utilização da temática está em concordância com o previsto na Parte Diversificada integrada aos conteúdos da Base Comum do Currículo do Ensino Médio deste Centro.

Trabalho de Professor do Ensino Básico ou Técnico

Palavras-chave:  Interdisciplinaridade, sexualidade, corporalidade

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