60ª Reunião Anual da SBPC




E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 2. Economia e Sociologia Agrícola

AS FEIRAS-LIVRES COMO OPÇÃO DE COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR NO MUNICÍPIO DE UMUARAMA-PR

Vanilde Ferreira de Souza1
Willian Fagner Pereira2
Yara Camila Fabrin Cabral2
Rafael Petineli2
Eder Pereira Gomes1
Cintia Natacha Takahashi3

1. Prof.(a) Dr.(a) - Departamento de Agronomia - UEM
2. Aluno de Graduação - Departamento de Agronomia - UEM
3. Mestranda - Departamento de Geografia - UEM


INTRODUÇÃO:
No Brasil a agricultura familiar representa 85,2% dos estabelecimentos rurais, porém possui uma área total de apenas 30,5%. O percentual do Valor Bruto de Produção produzido pela agricultura familiar demonstra sua importância em produtos destinados ao mercado interno e ao mercado externo. Em relação às culturas, a agricultura familiar produz 31% do arroz, 72% da cebola, 67% do feijão, 84% da mandioca, 49% do milho, 32% da soja, 46% do trigo, 58% da banana, 27% da laranja, 47% da uva, entre outros produtos. Uma das dificuldades enfrentadas está na comercialização de seus produtos, nesse sentido, uma das opções de comercialização dos agricultores familiares são as feiras-livres, as quais estão a cada dia ganhado destaque em relação ao tradicional mercado varejista. As feiras livres são tradicionais na maioria das regiões brasileiras. Nelas vende-se de tudo um pouco, conforme os produtos típicos de cada localidade, permitindo aos produtores venderem sua produção de hotifrutigranjeiros sem a interferência de terceiros, ou seja, não há intermediários nesse processo, existindo um canal direto de comercialização entre produtor e consumidor. Dessa forma, o presente trabalho objetivou analisar a importância das feiras de produtores para a agricultura familiar do município de Umuarama-PR.

METODOLOGIA:
Para cumprir com o objetivo do trabalho foram aplicados questionários junto aos produtores feirantes. Antes da aplicação do questionário foi realizado um teste do mesmo objetivando avaliar a eficácia desse instrumento, isto é, medir a capacidade de compreensão e o grau de aceitação pelos atores envolvidos. Dessa forma, dos 55 feirantes de Umuarama, foram aplicados questionários em 44 deles, pois alguns (11) não aceitaram fazer parte da pesquisa. Os questionários foram aplicados durante os meses de novembro e dezembro de 2008 nas propriedades dos produtores, para isso foi necessário marcar um horário com os mesmos. Após essa etapa, houve a tabulação dos questionários (janeiro e fevereiro de 2008) e a análise dos dados.

RESULTADOS:
Dos 44 produtores feirantes pesquisados, 86% possuem suas propriedades no município de Umuarama, os demais têm suas propriedades em municípios vizinhos como Perobal e Maria Helena. Quanto ao nível tecnológico é notável a presença de equipamentos de irrigação (79,54%), uma vez que a maioria dos produtores trabalha com horticultura e/ou fruticultura. Dentre os equipamentos que possuem, os mais utilizados são o arado animal, o pulverizador costal, a grade e a semeadora/adubadora. Os principais produtos comercializados nas feiras são oriundos da horticultura e fruticultura. Com o intuito de agregar valor, parte dos produtores (38,63%) beneficia seus produtos, tornando-os minimamente processados. Os produtos mais utilizados para tal atividade são: couve, mandioca, morango e acerola. Muitos dos produtores feirantes (61,35%) comercializam seus produtos há mais de seis anos nas feiras. Em Umuarama as feiras ocorrem de terça a domingo, sendo esse último o dia em que os produtores mais participam. Para os feirantes produtores a feira é o principal canal de comercialização dos seus produtos, sendo de grande importância para a sustentabilidade dos produtores na produção agropecuária e na manutenção de sua renda.

CONCLUSÕES:
A comercialização dos produtos agrícolas e agroindustrializados é um fator de grande importância para os produtores rurais, em especial aos agricultores familiares. Dessa forma, a escolha de um canal de distribuição para a comercialização dos produtos envolve diversos aspectos relacionados à produção e estratégias dos produtores. No município de Umuarama as feiras-livres proporcionam a garantia de venda dos produtos da região e a contribuição para o fortalecimento da agricultura familiar. Esses produtores produzem produtos não apenas para a venda, mas também para garantir o consumo da família e possuem a preocupação com o destino dos produtos não comercializados. Notou-se a inquietação desses produtores quando tais produtos são jogados fora, para eles isso poderia ser evitado caso houvesse um programa de redirecionamento desses alimentos. Apesar da presença de produtos orgânicos nas feiras, ainda são poucos os produtores que produzem esses alimentos, sendo que a maioria ainda utiliza técnicas convencionais de produção, como a adubação química. Percebe-se nesse trabalho que as feiras dos produtores do município de Umuarama constituem-se um canal importante de comercialização de produtos da agricultura familiar.

Instituição de fomento: Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários de Umuarama-PR – Grupo Unitrabalho da Universidade Estadual de Maringá - UEM.



Palavras-chave:  agricultura familiar, feira de produtores, comercialização

E-mail para contato: vanilde@yahoo.com