60ª Reunião Anual da SBPC




E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 2. Economia e Sociologia Agrícola

ATIVIDADES REALIZADAS PELA INCUBADORA DE EMPREENDIMENTOS ECONÔMICOS SOLIDÁRIOS (IEES) DE UMUARAMA-PR – GRUPO UNITRABALHO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ – UEM

Eder Pereira Gomes1
Vanilde Ferreira de Souza1
Cintia Natacha Takahashi2

1. Prof.(a) Dr.(a) - Departamento de Agronomia - UEM
2. Mestranda - Departamento de Geografia - UEM


INTRODUÇÃO:
A incubação de empreendimentos econômicos solidários tem como princípio básico a ética dialógica, que pressupõe relações não apenas formais, mas, sobretudo, aquelas baseadas na confiança, na solidariedade, nos vínculos afetivos, nas significações. Atualmente, a incubação é desenvolvida principalmente por Universidades. Nesse sentido, as ações desenvolvidas devem articular-se não apenas com as atividades de extensão, mas também com as de ensino e pesquisa. Em vista disso, a Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários (IEES) de Umuarama-PR – Grupo Unitrabalho da Universidade Estadual de Maringá – UEM, desenvolveu ao longo de dois anos projetos em quatro empreendimentos, sendo dois voltados para a agricultura familiar e dois na área urbana. Recentemento foi aprovado um projeto para a incubação de quatro empreendimentos nas seguintes áreas: reciclagem de resíduos sólidos; fruticultura orgânica; pecuária leiteira no assentamento rural de Mariluz e pecuária leiteira junto a cooperados. Esses projetos contam com a participação de professores e alunos de graduação. Em vista da importância das atividades desenvolvidos pela Incubadora, o presente trabalho objetiva apresentar as atividades desenvolvidas nos dois primeiros anos pela IEES de Umuarama - Grupo Unitrabalho-UEM.

METODOLOGIA:
A incubação praticada pela IEES de Umuarama - Grupo Unitrabalho-UEM é concebida como um processo prático educativo de organização, assessoria e acompanhamento sistêmico de grupos de trabalhadores interessados na formação de empreendimentos econômicos solidários, tendo em vista a necessidade de suporte técnico e social para a realização desses empreendimentos. O método pedagógico praticado consiste num processo de construção dialógico e participativo entre os membros da equipe orientadora, entre os trabalhadores do grupo atendido, entre os grupos atendidos e entre a equipe orientadora e os trabalhadores, procurando respeitar os limites e tempo de aprendizagem do público atendido. O procedimento metodológico congrega o assessoramento e o acompanhamento sistemático das atividades práticas para a geração de trabalho e renda e para a melhoria nas relações interpessoais, além de debates esclarecedores sobre as relações de trabalho tradicional e trabalho coletivo/cooperativo, bem como de desenvolvimento da cidadania, com o fim de promover a adoção da autogestão com inserção eficiente e ativa nos empreendimentos no mercado. As atividades de assessoramento são mais praticadas nos empreendimentos que já conseguiram algum estágio de autonomia, mesmo que relativa.

RESULTADOS:
Em 2006, com o projeto Incubar Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários-IIEES financiado pela FINEP, a Incubadora iniciou sua atuação na região de Umuarama. Como principais resultados dos trabalhos realizados, podem ser citados a implantação de uma cooperativa de produtores de leite, a incubação de empreendimentos na área de resíduos sólidos e o diagnóstico de um empreendimento da agroindústria familiar. Em 2007, três Trabalhos de Conclusão de Curso foram realizados por estudantes do curso de Agronomia em propriedades rurais dos cooperados. Desde fevereiro de 2007, a Incubadora representa a Universidade na Comissão Executiva do Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local-CONSAD ENTRE RIOS. Recentemente, membros da Incubadora e da Prefeitura de Umuarama elaboraram um projeto na área de Segurança Alimentar, o qual foi aprovado pelo SESAN/MDS. A Incubadora em 2007 deu início ao projeto de extensão Caracterização dos Feirantes e Altenativas para Aproveitamento das Sobras de Alimentos das feiras de Umuarama. No início de 2008 foi aprovado pelo PRONINC/MDS o projeto Incubação de Empreendimentos Econômicos Solidários em Municípios pertencentes ao Território CONSAD ENTRE RIOS abrangendo cinco municípios da região noroeste do estado do Paraná, onde serão incubados quatro empreendimentos econômicos solidários.

CONCLUSÕES:
Os trabalhos desenvolvidos pela IEES de Umuarama - Grupo Unitrabalho - UEM promoveram atividades de incentivo para a organização autônoma dos trabalhadores rurais e urbanos por meio da formação de cooperativas e/ou associações autogestoras, proporcionando a geração de trabalho e renda. Essas atividades proporcionaram a união e a troca de saberes acadêmicos e de saberes populares, a compreensão do funcionamento do conjunto do empreendimento (visão de totalidade integrada) e o estímulo à formação da identidade dos grupos trabalhados, a democracia interna e sua autonomia frente aos orientadores e assessores. As atividades desenvolvidas pela IEES de Umuarama contribuiram para o fortalecimento da agricultura familiar da região. Nesse sentido, as atividades basearam-se em construir com e não fazer para, demonstrando a importância nas relações de confiança, de igualdade e de ver os incubados como parceiros e não como beneficiários.

Instituição de fomento: Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários de Umuarama-PR – Grupo Unitrabalho da Universidade Estadual de Maringá - UEM.



Palavras-chave:  Economia solidária, Incubação, Desenvolvimento local

E-mail para contato: ederpgomes@gmail.com