60ª Reunião Anual da SBPC




G. Ciências Humanas - 9. Sociologia - 7. Sociologia

68, RÉVOLUTION, CEST ÇA! MAI RÉVOLUTIONNAIRE, 40 ANS!

Antonio Carlos de Angelo1
Maria da Glória Marcondes Gohn2

1. Universidade Nove de Julho - UNINOVE - Graduando em Pedagogia - 3º Semestre
2. Universidade de Campinas - UNICAMP - Titutar FE/UNICAMP e Pesquisadora I do CNPq


INTRODUÇÃO:
O ano de 1968 é considerado um marco histórico na busca de alternativas para as relações entre política e sociedade estabelecidas. As manifestações precederam e sucederam o Maio Revolucionário, ocorrendo em vários países do mundo. E, apesar de suas peculiaridades, todos estavam em busca de mudanças profundas em suas sociedades. Tais manifestações tiveram como uma das principais características a liderança e organização estudantil. Os objetivos do trabalho são: pesquisar sobre os movimentos estudantis de Maio de 68 ocorridos nos mais variados países, destacando como foco principal: o movimento estudantil francês. Selecionar imagens e vídeos dos movimentos. Elaborar uma apresentação digital ou infográfico para pesquisa e complementação de palestra da Profª. Dra. Maria da Glória Marcondes Gohn em dois eventos importantes comemorativos dos 40 anos do Maio de 68, que são: Unicamp – Maio de 68 – 40 anos de um movimento que não morreu – em 08 de maio de 2008 – Campinas – SP. UNINOVE – Os frutos de Maio de 68 – em 14 e 15 de maio de 2008 – São Paulo – SP. Contribuir com o corpo docente utilizando as mídias das novas tecnologias para uma palestra acadêmica ilustrada e envolvente.

METODOLOGIA:
Fonte de coleta de dados: visitação de endereço eletrônico de banco de fotografias, de jornais, prefeitura, museus franceses e jornais brasileiros; de banco de vídeos online. Pesquisa presencial na biblioteca escolar do Colégio Jardim São Paulo, São Paulo – SP, de biblioteca universitária da Universidade Nove de Julho, Campus Memorial, São Paulo – SP, graduação e pós-graduação. Seleção e Leitura de bibliografia pertinente ao tema. Seleção e escolha das imagens colhidas. Troca de material e e-mails para conhecimento e esclarecimento do tema. O material coletado será organizado e um acervo de fotos e vídeos.

RESULTADOS:
Os resultados dos dados e informações até agora coletados denotam um maior conhecimento e esclarecimento sobre os fatos ocorridos em Maio de 1968 trazendo à tona um movimento social, político e cultural sem precedentes na História que envolvesse estudantes e jovens do mundo inteiro.

CONCLUSÕES:
A pesquisa possibilitou a coleta e organização de um acervo de dados que terão múltiplas aplicações, tais como: a confecção da apresentação ou infográfico que complementará midiaticamente, não deixando seu caráter acadêmico, as palestras que ainda serão proferidas pela Profª Maria da Glória Marcondes Gohn conforme calendário já informado. Tais resultados nos remetem a uma reflexão que desencadeia uma discussão sobre o benefício do uso das novas tecnologias (inclui-se aí vídeos, apresentações, fotos, música, infográficos e etc.) em aulas, palestras, workshops e afins.

Instituição de fomento: Programa de apoio à bolsa de iniciação científica da Universidade Nove de Julho e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Maio de 68, movimento sócio-cultural e político, movimento estudantil

E-mail para contato: photodangelo@yahoo.com.br