60ª Reunião Anual da SBPC




H. Artes, Letras e Lingüística - 1. Artes - 9. Artes

ESTÊNCIL, ARTE EM METAL E SERIGRAFIA

HARON CARDOSO FABRE1, 1, 1, 1, 1, 1
NIELSON RIBEIRO MODRO1, 1, 1, 1, 1, 1

1. UNIVILLE


INTRODUÇÃO:
A investigação sobre as técnicas de estêncil, arte em metal e serigrafia foi realizada com objetivo de ser incorporada e aproveitada pelo projeto de pesquisa Degra - uma investigação acerca da gravura e sua contribuição ao ensino no curso de design – realizado durante o ano de 2007 com o objetivo de investigar as potencialidades da gravura como recurso de expressão artística, estética, simbólica e gráfica para configuração da linguagem visual, assim como qual sua possibilidade de contribuição para o curso de Design. Em relação à gravura é importante salientar que apresenta quatro vertentes técnicas principais: a litografia (conseguida por um processo químico sobre uma matriz de pedra porosa e de superfície rigorosamente polida), a xilogravura (gravura em madeira substituindo o desenho manual, imitando-o de forma ilusória e permitindo a reprodução mecânica de originais consagrados), a gravura em metal ou calcografia (obtenção de imagem sobre uma chapa de metal), e a serigrafia (a mais industrial das técnicas de gravura que utiliza a impressão por meio de um processo fotográfico sobre uma tela de seda). Este trabalho trata-se de uma pesquisa de cunho essencialmente teórico, buscando formar uma base de dados para alunos e professores do curso de Design e afins, em relação às técnicas de estêncil (técnica parecida com serigrafia), arte em metal e serigrafia.

METODOLOGIA:
Este trabalho trata-se de uma pesquisa de cunho essencialmente teórico, com objetivo de formar uma base de dados para alunos e professores do curso de Design e afins, em relação às técnicas de estêncil (técnica parecida com serigrafia), arte em metal e serigrafia. O projeto consistiu primeiramente na coleta de materiais e artigos relacionados ao tema mencionado. As ferramentas utilizadas para que este projeto fosse concluído consistiu em pesquisas na internet, artigos de revistas e artigos de livros. Após esta primeira fase, de coleta de informações para que houvesse base teórica sobre o assunto, prosseguiu-se com a pesquisa formando um banco de dados. As informações coletadas serviram de base para a construção de um banco de dados teórico e imagético que poderá vir a ser utilizado por professores e alunos da instituição.

RESULTADOS:
O trabalho consistiu em uma pesquisa essencialmente teórica, sendo incorporado ao projeto de pesquisa “DEGRA - uma investigação acerca da gravura como recurso de linguagem visual e sua contribuição ao ensino no curso de Design”, auxiliando na criação de um banco de dados sobre o assunto, as diversas manifestações das diferentes técnicas de gravura, objetivando facilitar o andamento de futuras pesquisas não apenas a designers mas a qualquer pessoa que faça uso das técnicas como forma de expressão artística. Por fim, saliente-se ainda que, mais especificamente, foram abordadas as técnicas de estêncil, arte em metal e serigrafia, bem como seus principais representantes. Para os professores de gravura trata-se de um material que incorpora a possibilidade de fonte de pesquisa auxiliar aos alunos das respectivas disciplinas.

CONCLUSÕES:
Percebe-se cotidianamente que as técnicas de gravura são largamente utilizadas tanto na indústria quanto na arte. Trata-se de técnicas simples, mas que exigem um conhecimento técnico apurado para que os resultados sejam além de apenas satisfatórios, principalmente no campo artístico. Hoje, com a sociedade cada vez mais tecnológica percebe-se ainda a influência das técnicas rudimentares de gravura, ainda que desenvolvidas digitalmente, continuam a se fazer presentes. Percebe-se ainda que há vasto material em relação a técnicas e artistas gráficos na internet, o que de certa forma não apenas facilita o acesso a informações bem como serve como afirmação da importância e difusão das mesmas. Apesar do mundo cada vez mais digitalizado, para os alunos de Design, bem como alunos de cursos afins, trata-se de um rico arsenal para a concretização de seus trabalhos usando técnicas essencialmente manuais o que diferencia o trabalho industrializado do individualizado.

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Estêncil, Arte em metal, Serigrafia, Gravura

E-mail para contato: haronfabre@gmail.com