60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 9. Métodos Quantitativos em Economia

FATORES DETERMINANTES DO CONSUMO E DISPOSIÇÃO A PAGAR POR PRODUTOS ORGÂNICOS NA CIDADE DE FORTALEZA.

Kátia Tatyana Muniz1
Ana Paula Lima dos Reis1
Ana Vládia da Costa Brito1
Patrícia V.P.Sales de Lima1, 2

1. Departame Economia Agricola - UFC
2. Profa. Dra. - Orientadora


INTRODUÇÃO:
A busca por melhoria na qualidade de vida e o aumento no grau de conscientização ecológica da sociedade vêm provocando um aumento na procura por produtos orgânicos, considerados uma alternativa alimentar mais saudável. No entanto, é importante conhecer as características deste novo mercado no que se refere ao perfil dos consumidores e a sua disposição a pagar por um produto cujo valor tende a ser superior aos produtos agrícolas convencionais, uma vez que a produção orgânica é exercida sob uma série de obrigações sociais e legais, onde tudo é fiscalizado regularmente pelas certificadoras. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivos: 1.Analisar a influência dos indicadores sócio-econômicos no consumo de produtos orgânicos na cidade de Fortaleza; 2.Identificar os fatores que proporcionam a disposição a pagar dos consumidores de produtos orgânicos.

METODOLOGIA:
Os dados desta pesquisa são de origem primária e foram obtidos através da aplicação de 232 questionários aos clientes de supermercados e feiras livres de diversos bairros da cidade de Fortaleza no período de agosto/2005 a Julho/2006. Como método de análise utilizou-se estatística descritiva e inferencial e modelo de regressão. Fez-se uso do modelo PROBIT para identificar os fatores determinantes do consumo de produtos orgânicos e para analisar os fatores que influenciam na disposição a pagar dos consumidores pelos produtos orgânicos.

RESULTADOS:
Observou-se a um nível de significância de 5%, que os fatores que influenciam a probabilidade de consumo de produtos orgânicos foram: Escolaridade: Quanto maior o nível de escolaridade, maior a probabilidade de consumir produtos orgânicos. Renda: Quanto maior a renda, maior a probabilidade de consumir produtos orgânicos. Estado civil: os solteiros têm maior probabilidade de consumir produtos orgânicos. Importância do Preço: as pessoas que consideram o preço como principal fator na hora da compra de um produto agrícola têm uma menor probabilidade de consumir os produtos orgânicos. Cuidado quanto ao nível de contaminação: as pessoas que consideram o nível de contaminação como fator determinante na hora da compra de um produto têm uma maior probabilidade de consumir os produtos orgânicos.Quanto à disposição a pagar por produtos orgânicos os dados mostraram que os fatores determinantes são a renda e o fato do consumidor não ser solteiro. Sendo que a renda torna-se o fator limitante na disposição a pagar por produtos orgânicos. A maioria dos entrevistados mostrou disposição a pagar mais por produtos orgânicos, 62,9%. Dentre os que não estão dispostos a pagar mais o principal motivo alegado foi o fato do consumidor não terem renda suficiente (para 67,9% dos entrevistados).

CONCLUSÕES:
Os fatores que interferem na decisão do consumidor podem não interferir na disposição a pagar por produtos orgânicos. Os fatores determinantes do consumo de produtos orgânicos na cidade de Fortaleza são a renda, o nível de escolaridade, estado civil, importância do preço, cuidado quanto ao nível de contaminação ou preocupação com a existência de substância tóxicas na hora de comprar o produto. O estudo revelou ainda que o preço é um fator determinante na hora de adquirir os produtos orgânicos. Os resultados confirmam que a renda é o fator decisivo na disposição a pagar mais pelo produto. Nesse sentido, os produtores de produtos orgânicos poderão conquistar novos mercados, incluindo as classes de renda mais baixas se conseguirem uma diminuição nos custos de produção e a possibilidade de diminuição no preço final do produto.

Instituição de fomento: UNIFOR

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  Produtos orgânicos, consumo

E-mail para contato: ktm.agronomia@gmail.com