60ª Reunião Anual da SBPC




E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 2. Economia e Sociologia Agrícola

CARACTERIZAÇÃO DOS PRODUTORES FEIRANTES DO MUNICÍPIO DE UMUARAMA-PR

Rafael Petineli1
Yara Camila Fabrin Cabral1
Willian Fagner Pereira1
Vanilde Ferreira de Souza2
Eder Pereira Gomes2
Cintia Natacha Takahashi3

1. Aluno de Graduação - Departamento de Agronomia - UEM
2. Prof.(a) Dr.(a) - Departamento de Agronomia - UEM
3. Mestranda - Departamento de Geografia - UEM


INTRODUÇÃO:
Apesar da falta de políticas em seu favor a agricultura familiar resistiu e é atualmente um importante canal de produção de alimentos no Brasil. Uma das dificuldades enfrentadas por essa parcela de agricultores está na comercialização da sua produção. Dessa forma, a escolha da forma de comercialização envolve ações que devem se ajustar não apenas à pequena escala de produção, mas também ao tipo de qualificação do trabalho e ao relacionamento com fornecedores, clientes e prestadores de serviços. Uma das alternativas de comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar são as feiras-livres, as quais estão a cada dia ganhado destaque em relação ao tradicional mercado varejista. As feiras de produtores rurais possuem grande importância para o município de Umuarama, atraindo consumidores de toda a cidade. Apesar de fazerem parte da história do município poucos estudos foram realizados a seu respeito. Nesse local comercializam-se os mais diferentes produtos que vão desde frutas, legumes e verduras à flores, embutidos, panelas, queijos. Em função dessa importância, o presente trabalho teve por objetivo realizar um diagnóstico dos feirantes que produzem os produtos comercializados nas feiras do município de Umuarama-PR.

METODOLOGIA:
Para cumprir com o objetivo do trabalho foram aplicados questionários junto aos produtores feirantes. Antes da aplicação do questionário foi realizado um teste do mesmo objetivando avaliar a eficácia desse instrumento, isto é, medir a capacidade de compreensão e o grau de aceitação pelos atores envolvidos. Dessa forma, dos 55 feirantes de Umuarama, foram aplicados questionários em 44 deles, pois alguns (11) não aceitaram fazer parte da pesquisa. Os questionários foram aplicados durante os meses de novembro e dezembro de 2008 nas propriedades dos produtores, para isso foi necessário marcar um horário com os mesmos. Após essa etapa, houve a tabulação dos questionários (janeiro e fevereiro de 2008) e a análise dos dados.

RESULTADOS:
Dos 44 feirantes pesquisados, 95% são casados e possuem apenas um ou dois filhos. Quanto ao nível de escolaridade observou-se que este vem crescendo gradativamente e possuem um bom nível, já que 59,08% deles têm pelos menos o ensino fundamental completo (ensino fundamental completo e/ou ensino médio incompleto). Nota-se que estes feirantes, quanto ao nível de escolaridade, são privilegiados, uma vez que o nível médio de escolaridade dos produtores rurais no Brasil situa-se em 3,0 anos e a projeção de escolaridade destes para o ano de 2010 é de apenas 3,4 anos, ou seja, equivalente ao nível básico incompleto. Quanto ao tamanho das propriedades verificou-se que em 86,35% a área é de até 20 ha. A maioria dos produtores (95%) cultiva lavouras temporárias, sendo expressiva a produção de hortaliças, dessas as que mais são produzidas entre eles é a alface (70,45%) e o repolho (54,5%). Já a quantidade de lavouras permanentes correspondem a 50% do total, no qual o cultivo de frutíferas é o mais notável. As frutas mais produzidas e comercializadas entre os produtores feirantes são limão, poncã, manga e uva. No que diz respeito à criação animal percebeu-se que a maioria (57,57%) possui gado leiteiro, sobretudo para o autoconsumo, sendo expressiva também a criação de suínos.

CONCLUSÕES:
Os dados da pesquisa demonstraram que os feirantes produtores do município de Umuarama possuem uma realidade diferente da maioria da população vivida no meio rural no que diz respeito à escolaridade, uma vez que o nível de escolaridade desses feirantes é relativamente alto, se comparado com o restante da população do meio rural. Os produtores feirantes possuem um produto, ou um conjunto de produtos considerados como o “carro-chefe” para a comercialização, nesse caso os produtos hortículas. Por possuírem uma área pequena esses produtores aliam a produção de alimentos “comercializáveis” aos destinados ao autoconsumo. Esses feirantes são considerados agricultores familiares já que a renda desses produtores é oriunda, sobretudo, da propriedade e têm a feira como principal canal de comercialização, além de utilizarem mão-de-obra familiar, havendo a contratação de empregados na propriedade apenas nos períodos em que as culturas demandam mais mão-de-obra. Assim, percebeu-se que a feira-livre é a principal atividade para esses produtores, sendo de grande importância para a sustentabilidade dos produtores na produção agropecuária e na manutenção de sua renda.

Instituição de fomento: Incubadora de Empreendimentos Econômicos Solidários de Umuarama-PR – Grupo Unitrabalho da Universidade Estadual de Maringá - UEM.



Palavras-chave:  Agricultura familiar, Feira de produtores, Comercialização

E-mail para contato: rafael_petineli@hotmail.com