60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 10. Comunicação - 67. Jornalismo e Editoração

ANÁLISE DE CONTEÚDOS EM UM PORTAL REGIONAL – UM ESTUDO PRELIMINAR DA PLATAFORMA DO DIARIO.COM

Elaine Aparecida Manini1
Elias Machado Gonçalves1, 2

1. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
2. Orientador


INTRODUÇÃO:
Desde os anos 90 as organizações jornalísticas vêm adotando bases de dados no processo de produção de notícias. Os sistemas automatizados cumprem uma função cada dia mais importante em todo tipo de organização e são essenciais em empresas que têm a missão de informar (COLLE, 2001). Em 13 de dezembro de 2007, o Grupo RBS lançou em Santa Catarina, o Diario.com, o primeiro portal de conteúdos jornalísticos da empresa no estado. O novo portal substituiu o antigo sítio web do Diário Catarinense, jornal de maior circulação de SC, oferecendo a íntegra do jornal impresso e informações atualizadas 24 horas por dia, com recursos multimídia e espaços para interação. Neste trabalho apresentamos os resultados parciais de pesquisa desenvolvida no Laboratório de Pesquisa Aplicada em Jornalismo Digital (LAPJOR). O projeto tem como objetivo verificar os tipos de conteúdos disponibilizados e os avanços da plataforma do Diario.com na produção de informações jornalísticas para a internet, contribuindo para o aperfeiçoamento destes sistemas de produção, centrais no denominado jornalismo digital em bases de dados (Machado, 2006). Na análise do objeto, consideramos a incorporação de características do ciberespaço. A utilização de tais características foi avaliada pela adoção de 11 critérios.

METODOLOGIA:
No estudo adotamos metodologia do GJOL da UFBA para pesquisa de produtos no jornalismo digital (Machado e Palacios, 2007). Como referencial teórico utilizamos bibliografia discutida no (LAPJOR), Salaverría, (2005), complementada com autores como Colle (2001) sobre as ferramentas da informática que envolvem bancos de dados e o processo de mineração dos dados, as particularidades dos meios digitais (Fidler, 1997) e sobre funções das bases de dados no jornalismo digital (Machado, 2006). Na próxima etapa da pesquisa, estudaremos as funcionalidades, inovações e limitações da plataforma tecnológica do portal. No levantamento consideramos 11 critérios: (1) Hipertextualidade; (2) Multimidialidade; (3) Recursos de Destaque; (4) Interatividade; (5) Novos formatos; (6) Atualização; (7) Conteúdo; (8) Convergência; (9) Uso de base de dados (possibilidades advindas deste recurso); (10) Memória; (11) Acesso. Realizamos a análise em dois períodos diferentes, conforme o setor a ser observado. Capa, seções internas e laterais, manchetes e plantão - analisados na semana de 09 a 15 de março de 2008, por meio de duas visitas diárias (diurna e noturna, que duravam em torno de duas horas cada). Os menus laterais e demais links fixos, tiveram apenas uma visitação e não estão contemplados neste estudo.

RESULTADOS:
Na contagem da hipertextualidade estão inclusas matérias que permaneciam no portal, de uma visita à outra. Nos demais critérios, as notícias mantidas foram desconsideradas. Identificou-se a proporção de 1 link complementar para 4,3 manchetes, e 1,05 por notícia das seções internas. Nas 166 notícias que se tornaram manchete foram utilizados: links para notícias relacionadas e mais notícias, texto, foto, vídeo, galeria, box, tabela, áudio, infográfico, material para baixar, ilustração e gráfico, e 2 formas de interatividade: Comente e Enquete – a última em 2 das 166 manchetes. A opção Comente apareceu em 90 manchetes e 13 das 31 notícias das seções. Por período eram renovadas 69,1% manchetes e 88,6% notícias das seções. Computamos 1202 notícias no Plantão. Nas manchetes predomina esporte e nas seções, Florianópolis. Apenas 10,1% das notícias têm o Diario.com por fonte. A busca é restrita às notícias de economia, esportes, geral, mundo e política. A memória é a do Plantão e do impresso, ambas de 30 dias. Todo o conteúdo é gratuito. São pagos serviços de RSS e alerta de notícias para celular e correio eletrônico. O acesso livre atende preceito básico das redes. Em contrapartida a falta de cadastro contraria a lógica do jornalismo em bases de dados.

CONCLUSÕES:
O levantamento possibilitou uma compreensão do portal, verificando em que medida a plataforma do Diario.com permite a apropriação de características da rede. Ao evitar o uso de pageviews, páginas de acesso obrigatório para chegar às notícias, o diario.com facilita o acesso aos conteúdos. No entanto, dentro das notícias as possibilidades para navegar são restritas – nenhum texto apresentou link no corpo da matéria, nem houve link para sítio web externo ao grupo RBS – o que pode apontar para política da empresa, que pretendemos avaliar na pesquisa de campo. Verificamos uso relevante de recursos de destaque na capa como fotografias, textos de abertura e links. A mudança de título da capa para a página da notícia, em 80,3% das matérias, demonstra cuidado na edição. No critério atualização, o maior número ocorreu no meio da semana. Apenas no sábado e domingo o número de notícias renovadas ficou abaixo das mantidas. Atenta-se aqui para a produção contínua de matérias – 94 notícias no sábado e 98 no domingo; nos outros dias o total variou de 193 para 209. Apenas 10% das notícias tiveram o Diario.com como fonte, embora a redação do portal seja formada por 14 jornalistas. O alto uso de matérias de outros veículos da RBS revela o funcionamento da convergência de conteúdos no diario.com.

Instituição de fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)

Trabalho de Iniciação Científica

Palavras-chave:  jornalismo digital, bases de dados, plataforma

E-mail para contato: nanimanini@gmail.com