60ª Reunião Anual da SBPC




F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 1. Crescimento, Flutuações e Planejamento Econômico

ESCRITÓRIO VIRTUAL COMO MEIO PARA OTIMIZAR A GESTÃO EM COOPERATIVAS

Breno Dias Ribeiro1
Vander Luiz Aguiar2

1. Departamento de Administração - PUC Minas - Campus Arcos - MG
2. Professor - PUC Minas - Campus Arcos - MG


INTRODUÇÃO:
A organização do trabalho por meio de cooperativas é uma alternativa viável em vários países. No Brasil, entretanto, essas organizações encontram dificuldades para se sustentarem. Uma hipótese considerada neste trabalho, sobre essas dificuldades, são as formas de gestão aplicadas pelas cooperativas. O avanço das tecnologias de informação e das estruturas de comunicação viabilizou a organização virtual. Observa-se, porém, que, no campo teórico da gestão, tal fato, não tem, ainda, merecido muita atenção dos pesquisadores. O objetivo principal desta pesquisa é estudar as novas ferramentas de gestão em cooperativas de produção. Essas organizações demandam gestão participativa, pois o administrador depende do aval dos cooperados. Entretanto, viabilizar a participação de muitas pessoas em um processo administrativo é tarefa complexa, uma vez que implica custo, ruídos de comunicação e dificulta ações. Neste trabalho, acompanhou-se o início da implantação de um “escritório virtual” na cooperativa “Minasfungi do Brasil”. O escritório virtual é caracterizado como uma prática do teletrabalho, um fenômeno de nossos dias, produto da sociedade laboral na era da tecnologia. Uma facilidade desse sistema integrado de gestão é permitir ao cooperado gerir seu negócio em ambientes alternativos.

METODOLOGIA:
Foi feito um estudo de caso na Cooperativa Minasfungi do Brasil, situada na região metropolitana de Belo Horizonte - MG. Num primeiro momento, por meio da análise criteriosa de documentos, foi mapeada a trajetória da instituição desde sua fundação. Em seguida, foi feito um acompanhamento do início da implantação de seu escritório virtual. Os instrumentos utilizados foram entrevistas estruturadas com os gestores, através de questionários e acesso às bases de dados da cooperativa em questão. O acesso ao escritório virtual se dá via site institucional em dois níveis: ambiente restrito aos cooperados e ambiente restrito aos gestores (diretores). Na área restrita aos cooperados, os principais links são: Administração; Prestação de contas; Estatuto; Pareceres e Área social. Já na área restrita aos administradores, o presidente e os respectivos diretores viabilizarão a execução de tarefas por meio de ordens de serviços (OS). A comunicação torna-se eficiente, pois no ato do recebimento de uma OS, o cooperado recebe uma mensagem em seu celular corporativo, contendo algumas palavras-chave. Nesse ambiente, qualquer cooperado pode acompanhar as ações administrativas por meio dos pareceres emitidos sobre (OS). Podem, além disso, visualizar notícias de convocações através do quadro de avisos.

RESULTADOS:
Criar meios adequados para que as cooperativas possam otimizar os recursos humanos disponíveis em seus quadros sociais é um grande desafio. Em particular deve-se ressaltar que o escritório virtual está sendo implantado na Cooperativa Minasfungi do Brasil e que o resultado final só poderá ser visualizado após implementação completa dessa ferramenta de gestão. A princípio, percebe-se que o escritório possibilitou: diminuir os ruídos na comunicação, alcançar maior agilidade e qualidade nas decisões, reduzir o tempo de reuniões, registrar dados com confiança, mapear as falhas do processo, melhorar ambiente de trabalho, aumentar a participação do cooperado nos processos de decisão e aumentar à transparência dos negócios na instituição. Pode-se constatar que o processo coletivo de tomada de decisões diminui o risco de erros e, por isso, aumenta a probabilidade de sucesso das organizações. Os primeiros resultados oriundos desta pesquisa reforçam a crença de que a tecnologia pode se caracterizar como uma forma de valorização do trabalho intelectual do homem, fornecendo-lhe condições para gerir organizações de forma criativa, carreando melhores soluções para suas estruturas e imaginando a modernidade tecnológica como elemento revigorante das relações sociais.

CONCLUSÕES:
Este trabalho está sendo realizado com objetivo de oferecer às cooperativas de produção do Estado de Minas Gerais uma alternativa que possibilite melhorar seus respectivos sistemas de gestão. Depois de realizar uma pesquisa bibliográfica e outras pesquisas de fontes secundárias, detectou-se que, entre os fatores que geram o insucesso entre cooperativas, estão as relações interpessoais e a inabilidade administrativa. A segunda fase do trabalho consistiu em estudar em profundidade a ferramenta “escritório virtual”, que está sendo implementada na Cooperativa Minasfungi do Brasil. A julgar pelos resultados já encontrados, essa ferramenta pode se tornar viável também para outras instituições de caráter cooperativista. Esse é, aliás, um importante desdobramento desta pesquisa. Não se pode, no entanto, realizar uma tal inferência sem uma rigorosa avaliação de outras variáveis que podem influenciar sobre os resultados e que de modo algum podem ser generalizadas. São exemplos de tais características particulares o custo, o retorno financeiro, a produção e a produtividade, as rotinas de trabalho e as relações interpessoais. Daí a necessidade de que o presente estudo continue sendo feito até a completa implementação da ferramenta e a adaptação por parte dos cooperados.



Palavras-chave:  Tecnologia da informação, Gestão participativa, Otimização de recursos humanos

E-mail para contato: brenodias5@yahoo.com.br